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Como gerar tráfego e conquistar audiência para seu site | Rise Up Marketing
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Como gerar tráfego e conquistar audiência para seu site

Como gerar tráfego e conquistar audiência para seu site

Para quem tem um site, conseguir gerar tráfego e trazer novas oportunidades de negócios, parece um tanto difícil, não é mesmo?

Fazer com que os clientes encontrem sua marca, em meio a tantas existentes no mercado, pode parecer impossível.

Os buscadores de pesquisas como o Google, por exemplo, procuram dentre as páginas indexadas e exibe as mais relevantes classificadas através de uma ferramenta, (a Googlebot, que passa o tempo todo escaneando as páginas da internet), pela qualidade do conteúdo.

Leia aqui o artigo qual a importância de produzir conteúdo para seu site e saiba mais como isso poderá te ajudar.

Tenhamos em mente, que na atualidade as pessoas estão conectadas o tempo todo. Enquanto trabalham, descansam ou qualquer outra coisa, estão pesquisando sites, (na maioria das vezes, de dispositivos móveis) em busca de soluções de problemas do dia a dia ou simplesmente buscam serviços e oportunidades de compras.

Ter um site hoje em dia, é essencial para quem quer obter sucesso em seus negócios, mas como as pessoas vão encontrar sua marca?

Algumas práticas para gerar tráfego e conquistar audiência no seu site, podem fazer toda a diferença no seu negócio. Lembre-se que essas ações funcionam a longo prazo, então comece já!

1 – Tenha um blog dentro do site

Esse é o primeiro e mais importante passo para que as pessoas comecem a te encontrar, embora como já disse antes, seja uma ação a longo prazo, é uma estratégia perfeita.

Mas, o conteúdo tem que ter relevância de acordo com seu público-alvo, ser interessante e ser voltado a soluções sobre seu negócio. Escreva conteúdos que você domine, assuntos que falem sobre as “dores” do seu cliente.

O objetivo é educar o seu público-alvo e mostrar o valor das soluções que sua empresa proporciona para o mercado, construindo uma autoridade sobre os assuntos inerentes ao seu negócio.

Aborde assuntos com informações úteis aos leitores a respeito da sua área de atuação, isso chama-se conteúdo educativo e tem o propósito de fazer com que mais pessoas possam se interessar pelo seu negócio.

Com conteúdo de qualidade, aos poucos você conseguirá fidelizar e engajar os clientes.

 

2 – Use técnicas de SEO para seu conteúdo

SEO – (Search Engine Optimization), significa que você precisa otimizar seu site para que seja encontrado pelos mecanismos de buscas.

O primeiro passo é utilizar palavras-chaves que estejam relacionadas ao seu mercado. O ideal é que você utilize palavras-chaves que tenham um bom volume de buscas e pouca concorrência.

Não se prenda somente a palavras-chaves ligadas ao seu serviço ou produto. Muitas pessoas vão chegar até você buscando respostas para suas dúvidas e “dores”.

Por exemplo, se sua empresa oferece um software de gestão para viagens corporativas, não foque apenas nas palavras “software de gestão de viagens” e sim selecione palavras do tipo “5 motivos para utilizar um software de gestão de viagens corporativas”.

Esses termos nos mecanismos de buscas são mais utilizados porque ajudam a tirar dúvidas e trazem soluções para problemas.

Outras dicas  

Utilize as palavras-chaves nos títulos e subtítulos e ao longo do conteúdo repita as palavras-chaves e coloque em negrito, utilize também variações delas, expressões parecidas.

Incluir números ou parênteses no título (5 ideias para… 7 coisas que…)

Crie URLs curtas pois são mais facilmente ranqueadas pelos buscadores.

Tente publicar conteúdos de pelo menos 2000 palavras ou mais.

Melhore a velocidade do site, sites lentos são penalizados.

Tenha um site responsivo, que se adapte a qualquer tipo de tela ou sistema operacional.

Utilize recursos multimídia: imagens leves, vídeos, podcasts, pois chamam atenção.

Use links internos direcionando seu leitor para outros artigos do seu blog.

 

3 – Crie relacionamentos e faça parcerias

Uma ótima maneira de divulgar seu negócio é fazendo parcerias. Pode parecer difícil no começo, mas pode ser muito vantajoso.

Na sua área de atuação, com certeza existem empresas/pessoas que você admira e se inspira para fazer seu trabalho.

Entrar em contato com essas pessoas é uma ótima oportunidade para gerar tráfego para seu site, fazendo o que chamamos de co-marketing (união de duas empresas para criar e promover conteúdo ou produto que atinja um público em comum e as duas compartilham resultados que a ação de marketing produz).

Por exemplo, uma loja de artigos esportivos pode fazer parceria com academias. Não importa o seu seguimento, as possibilidades são imensas.

Faça ofertas que sejam vantajosas para seu parceiro. Um bom exemplo para começar: crie um material em conjunto e se ofereça para produzir todo o conteúdo.

 

4 – Utilize as redes sociais para publicar conteúdo

Redes sociais são ótimas oportunidades para colher clientes para seu site. Se você já tem seguidores nas suas redes sociais, aproveite e publique conteúdos que linkem para seu site.

Fale a língua do seu público-alvo, compreenda a maneira como ele se comunica e como você deve abordá-lo.

Pergunte-se sempre se esse conteúdo pode oferecer algo, se é útil e se pode resolver algum problema e assim produza conteúdos atraentes que vão gerar mais engajamento com seus seguidores.

Lembre-se que cada rede social possui um público diferente, então crie conteúdo sob medida para cada plataforma. Não é uma boa ideia fazer a mesma publicação em várias redes, cada rede social tem um formato de conteúdo para engajar os seguidores.

Poste conteúdos exclusivos em plataformas diferentes e garanta que seu conteúdo será apreciado da melhor maneira possível.

Inclua imagens, ilustrações e vídeos. O Facebook tem ótimos resultados para conteúdo em vídeo enquanto o Twitter e Instagram valorizam conteúdos de imagens, por exemplo. O LinkedIn é uma rede que está focada em perfis profissionais.

Ainda temos Google+, Pinterest, Snapchat, Foursquare, Reddit. Você não precisa estar em todas as redes sociais, analise, escolha aquelas que tenham maior engajamento do seu público-alvo.

As redes sociais precisam ser alimentadas constantemente, então escolha somente algumas, não adianta nada ter todas as redes com perfil de sua empresa e não conseguir alimentá-las.

 

5 – Faça anúncios pagos

Publicar em redes sociais, blogs e sites tem o objetivo de otimizar seu conteúdo para aparecer nos buscadores e isso é um processo a longo prazo, pois a busca orgânica (não paga) demora um pouco para aparecer.

Se você tem pressa e busca resultados de forma mais rápida, uma boa opção é investir em anúncios pagos.

Existem diversos tipos de anúncios pagos que você poderá utilizar: Google AdWords, remarketing, Native Ads, Social Ads (possuem impulsionamento da publicação e anúncios pagos), cada um com objetivos diferentes.

Hoje mais do que nunca as pessoas utilizam a rede como ferramenta de compra e buscam descobrir novas marcas, preços mais baixos para um mesmo produto ou simplesmente obter informações sobre produtos e serviços.

São várias as vantagens de investir em mídias pagas, mas nunca deixe de investir em mídia orgânica, o ideal é trabalhar as duas simultaneamente.

 

Concluindo  

Gerar audiência para seu site levará tempo. Nada acontece da noite para o dia e a persistência terá que ser mantida até chegar no objetivo final.

Procure ter foco e seguir todas as estratégias acima citadas, porque mesmo a longo prazo, acredite: você está construindo uma imagem forte e importante para sua empresa.

Mantenha seu público-alvo fiel. Um público que confie em sua marca e acredite que vale a pena tornar real uma oportunidade de negócio com ela.

Seja referência no seu negócio e boa sorte!

Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários!

Renata Covo Riera
rcovo@riseupmarketing.com.br

Publicitária, estudei fotografia na Escola Panamericana de Artes. Atuo como redatora SEO produzindo conteúdos para inbound marketing.

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