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Passos para como criar conteúdo relevante para seu Blog | Rise Up Marketing
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10 passos simples para criar conteúdo relevante para seu blog

10 passos simples para criar conteúdo relevante para seu blog

10 passos simples para criar conteúdo relevante para seu blog

Saber como criar conteúdo relevante para seu blog ou site, é hoje considerado um dos pontos mais importantes para atrair mais clientes para seu negócio.

Afinal de contas, quem não quer atrair potenciais clientes para sua empresa?

Criar conteúdo relevante, é uma das formas mais potentes para sua marca (ou empresa) ficar conhecida. É através do conteúdo que as pessoas chegam até você!

Leia: A importância de produzir conteúdo relevante para seu site e entenda o porquê de produzir conteúdo de qualidade pode te levar para a primeira página do Google de forma orgânica (sem pagar para anunciar).

As pessoas que fazem marketing, sempre acabam enaltecendo apenas o SEO (Search Engine Optimization) que são as técnicas de otimização dos sites e blogs para os buscadores, como o Google, por exemplo.

Mas não adianta nada o SEO estar perfeito, com seu site na primeira página e com um conteúdo onde o visitante, ao clicar, sai do site logo em seguida, pois não tem um conteúdo atrativo, que ensine algo, que tire dúvidas ou que ajude o cliente de alguma forma.

Sendo assim, o visitante com toda a certeza irá procurar o que precisa em outras páginas e isso pode ser muito ruim para seu negócio e eu explico porquê, de uma maneira bem simples.

Pense: todas as vezes que visitantes entram em uma página e saem logo em seguida, o Google entende que essa página não é boa e assim acaba não a mostrando mais nas primeiras posições, ele “joga” esse conteúdo para as últimas posições.

Lembre-se que 75% dos visitantes do Google, quando pesquisam algum termo, não passam da primeira página, por isso ficar nas primeiras posições é o sonho de qualquer empresa.

Mas como aparecer na primeira página com tantos concorrentes competindo para uma mesma palavra chave? Com a combinação de 200 variáveis, o algoritmo do Google elege as páginas mais relevantes à busca realizada.

Um usuário do Google que encontra rapidamente o que procura, tende a voltar outras vezes para buscar informações no mesmo site, o que faz com que ele seja ranqueado mais facilmente pelos buscadores.

Agora que você já sabe a importância de estar nas primeiras posições, vamos às dicas que vão te ajudar na produção do seu conteúdo.

1 – Conteúdo é Rei

Produzir conteúdo relevante e de qualidade

Produzir conteúdo relevante e de qualidade, proporciona conhecimento para o usuário e permite acesso a muitas possibilidades.

O conteúdo deve ser explicativo, sempre correspondendo às expectativas do público-alvo ou da persona, acrescentando sempre informações relevantes que irão gerar confiança para o usuário, fazendo com que ele volte te procurar.

Conteúdo precisa ser:

  • Único;
  • Interessante;
  • Explicativo;
  • Informativo, quanto aos benefícios daquilo que você está oferecendo;
  • Que contenha um diferencial;
  • Que seja claro;
  • Que responda as perguntas dos visitantes;
  • Que se conecte com o perfil de seu público-alvo, gerando engajamento;
  • Que gere leads.

Leia o conteúdo do artigo Leads: o guia definitivo para conquistar clientes e saiba tudo sobre leads.

 

2- Defina sua persona

O que é persona? Persona é um personagem fictício, que representa o cliente ideal para sua empresa. Esse personagem é criado para ajudar a definir quem é o seu cliente e do que ele precisa, possibilitando que estratégias de marketing sejam mais assertivas.

Persona é na verdade, o público que você deseja atingir. Quando você identifica quais são as necessidades e interesses desse público, você consegue produzir um conteúdo que realmente atraia essa persona.

Exemplo de persona:

Andréia tem 40 anos, é casada e tem um filho, proprietária de uma confecção que fabrica roupas fitness a 5 anos, tem um perfil de comportamento calmo. Tem pouco conhecimento na área de marketing digital e gostaria de tornar seu negócio mais conhecido e de conseguir administrar sua empresa com mais praticidade. Tem dificuldades em criar estratégias para vendas online e falta de tempo para gerenciar o negócio e ao mesmo tempo desenvolver a parte de produção. Seu objetivo é encontrar uma empresa que possa auxiliá-la na gestão das tarefas, integrando um sistema financeiro e ajudando com estratégias de marketing digital para divulgação da marca.

Pronto! Agora que você definiu sua persona, planeje uma estratégia para definir os conteúdos que serão produzidos, que tenham relevância e profundidade.

 

3 – Escreva um bom título

O título é o cartão de visitas do seu conteúdo

O título é o cartão de visitas do seu conteúdo. Se ele não estiver convidativo, o visitante nem irá clicar no seu post. O principal objetivo é chamar a tenção do usuário.

Mas lembre-se: título e conteúdo precisam estar em sintonia! Não adianta escrever um título arrasador e o conteúdo ser meia boca.

Pense: o visitante clica no seu post, interessado no título, porque acha que poderá ajudá-lo a resolver alguma questão importante. Pois bem, se o conteúdo não estiver arrasador como o título, de nada adianta! Ele sai rapidamente do seu post e vai procurar em outros sites.

Dificilmente ele voltará a ler um conteúdo seu, a primeira impressão já foi ruim! E eu falo, porque isso já aconteceu comigo várias vezes.

Um bom título gera tráfego, aumenta o engajamento nas redes sociais, adquire novos leads, melhora o ranqueamento nos mecanismos de busca, efetiva vendas, relaciona seu público com sua marca, entre outros benefícios.

Dicas para arrasar no seu título

  • Transmita clareza, o consumidor precisa entender do que se trata;
  • Transmita urgência, use palavras como: agora, somente hoje, despertando a sensação de emergência;
  • Deve ser útil, ajudar na resolução de problemas, informar e educar;
  • Deve aguçar a curiosidade do leitor;
  • Usar palavras chaves em seu início;
  • Deve revelar a essência do conteúdo;
  • Deve ter entre 50 e 65 caracteres.

Lista de Recomendações

  • Números – Exemplo: 10 dicas para alavancar suas vendas.
  • Utilidade – Exemplo: Passos simples para montar uma empresa.
  • Personalização – Exemplo: Marcos, essa dica é para você.
  • Benefício – Exemplo: Como gerar tráfego para seu site.
  • Alerta – Exemplo: Garantido! Método para gerar leads.
  • Curiosidade – Exemplo: Você não vai acreditar no que descobrimos.
  • Perguntas – Exemplo: Quer saber como conseguir mais seguidores nas redes sociais?

Não esqueça de usar subtítulos no decorrer do conteúdo, além de ajudar o leitor a ter uma ideia sobre o assunto do conteúdo, os subtítulos facilitam que ele volte ou se adiante no texto mais facilmente.

 

4 – Foque no SEO (Search Engine Optimizations)

Foque no SEO (Search Engine Optimizations)

Ranquear no Google não é a tarefa mais simples. Por isso aplicar algumas dicas bem simples e práticas que são muito necessárias para trazerem resultados para sua estratégia de marketing.

Em primeiro lugar, como já dissemos antes é necessário ter um bom conteúdo que responda a intensão do usuário. Analisar os conteúdos de concorrentes e fazer um conteúdo mais completo e diferenciado pode ser uma boa estratégia.

Algumas dicas básicas que podem ajudar:

  • Colocar a palavra-chave no título e no primeiro parágrafo do texto. Você pode usar, por exemplo, um planejador de palavra chave como o Google Keyword Planner que é gratuito;
  • Long tails são palavras-chaves menos concorridas, invista nelas. São mais fáceis de ranquear.
  • Usar URL curto, ranqueia melhor no Google. Elas precisam ser simples e claras, fáceis de ler e memorizar;
  • Inclua as palavras-chaves no conteúdo e ao longo do texto do artigo colocando algumas vezes em negrito;
  • Use aproximadamente 1890 palavras em seus artigos, essa é a média para ranquear;
  • Não faça conteúdo duplicado, o Google identifica e penaliza seu blog. Faça conteúdo novo!
  • Use métricas e dados para embasar os argumentos fazendo referências a outros sites, não esqueça de linkar para eles;
  • Otimize os títulos incluindo números (listas) como nos exemplos: 5 coisas para fazer na viagem de férias, 7 dicas de como atrair mais público para seu negócio…
  • Use links internos para seus próprios artigos escritos anteriormente;
  • Use recursos multimídia: vídeos, podcasts, imagens;
  • Melhore a velocidade do site. Sites lentos são penalizados. Use imagens leves, boa hospedagem;
  • Intitule “conclusão”. 8% dos leitores vão descer para ler a conclusão, se gostarem voltam para ler o restante do conteúdo;
  • Termine com uma pergunta, gerando engajamento com o público. Exemplo: E então, você já escreve conteúdo relevante para seu público alvo?

 

5 – Qualidade X Quantidade

Artigo bem produzido

O que você acha que vale mais: um artigo bem produzido ou cinco artigos que falam qualquer coisa?

“Encher linguiça” não vai fazer você ranquear nos buscadores, muito menos atingir seu público-alvo! 

Portanto, um artigo por semana, muito bem produzido, com conteúdo relevante, que tire dúvidas, que ensine algo, vale muito mais que 5 artigos escritos só para fazer volume.

Um artigo de qualidade, que corresponda às expectativas dos usuários, promove:  

  • Compartilhamentos em redes sociais;
  • Maior número de comentários;
  • Leitores cadastrando seus e-mails para receberem mais conteúdos seus;
  • Melhor posicionamento com relação aos concorrentes;
  • Maior chance de ranquear no topo das pesquisas;
  • Cria um círculo vicioso, onde os clientes querem conhecer mais dos seus artigos;
  • Mais resultados.

 

6 – Palavras persuasivas

Palavras persuasivas

Existem algumas palavras que chamam a atenção do usuário e por isso são chamadas de persuasivas. Quando você usa essas palavras em um texto ou título, ela deixa a pessoa mais propensa a clicar no seu conteúdo.

Essas palavras fazem com que o usuário fique atento àquilo que você está falando. Por isso separei uma lista para ajudar você a fazer um conteúdo perfeito!

  • Você – uma das palavras mais importantes para se aproximar do leitor, pois promove um contato mais direto e informal, fazendo com que o leitor pense que recebeu uma mensagem preparada para ele.
  • Truque – dá a sensação de uma dica muito importante, ideal para utilizar em títulos, pois aguça a curiosidade do leitor.
  • Como fazer – indicam uma dor ou um problema, que se o leitor clicar no seu conteúdo, poderá resolver.
  • Agora – dá ideia de temporalidade, de urgência. Algo está disponível naquele momento, se o leitor não clicar pode perder algo importante.
  • Dicas – promove orientações que vão facilitar a vida do usuário, geralmente pode ser acompanhado de um número. Exemplo: 10 dicas de como atrair mais clientes para sua empresa.
  • Imagine – leva o leitor para um novo mundo, onde tudo parece possível.
  • Garantido – quando usamos a palavra garantido, damos a sensação de segurança para o leitor.
  • Por quê – palavra relacionada às emoções. Possui um grande apelo de causa e efeito. Esclarece e ajuda os leitores a se conectarem com o conteúdo de forma lógica e emocional.
  • Comprovado – sensação de informação valiosa.
  • Grátis – palavra muito atraente e promove conversões instantâneas.
  • Sim – ideal para ser usada quando há a certeza da veracidade daquela informação.
  • Mais – para ser usada quando precisa mostrar que o conteúdo não acabou.
  • Pare – palavras negativas que tragam insegurança sobre determinado tema trazem ótimos resultados para o conteúdo. Cria uma sensação de urgência.
  • Fácil – oferece estratégias.
  • Se – tem o poder de gerar empatia com o público. Exemplo: Se está difícil aumentar o tráfego do seu site, clique aqui e saiba como resolver esse problema.

 

7 – Use imagens

Uma imagem vale mais que mil palavras

Já ouviu a frase: uma imagem vale mais que mil palavras? Pois então, essa é a mais pura verdade! O poder que uma imagem possui, para gerar empatia no primeiro momento em que um visitante entra em um determinado site ou blog, é fundamental.

Inclua as imagens nos subtítulos, elas são essenciais para capturar a atenção do público, além disso elas facilitam o entendimento tornando o conceito mais claro para quem está lendo.

Quando você descreve algo, ou discorre sobre algum assunto, o leitor muitas vezes não consegue visualizar com total nitidez aquilo que você está falando. Com a imagem fica muito mais fácil desse leitor entender e gerar empatia com seu post.

No Facebook as imagens são fundamentais, no caso de sua empresa querer propagar o conteúdo, elas ajudam seu conteúdo a se destacar em meio a tantos outros posts, quando as pessoas curtirem.

 

8 – Deixe seu texto mais escaneável – Não deixe a leitura cansativa

Fazer com que seu conteúdo seja escaneávele menos cansativo é primordial

Passar um conteúdo da melhor forma possível (da forma mais fácil) para seu leitor, é essencial para as estratégias de Inbound Marketing.

Se você escrever um texto longo e monótono, com parágrafos grandes, isso fará com que o leitor não tenha uma boa experiência e não consiga prestar atenção ao conteúdo. Por isso fazer com que seu conteúdo seja escaneável é primordial.

Siga os próximos passos para ter um texto escaneável e incrível:

  • Use um comprimento de linha adequado, teste o layout do seu blog para verificar o conforto da leitura, use espaçamento e fontes adequadas. Algumas fontes embaralham a visão;
  • Use parágrafos curtos, pois ajudam a melhorar o fluxo do texto. Geralmente 3 frases por parágrafo são suficientes para iniciar e concluir uma ideia;
  • Faça parágrafos de uma frase só, para destacar ideias importantes;
  • Use subtítulos, eles melhoram a experiência do usuário. O leitor costuma verificar o tamanho do conteúdo para checar os assuntos desenvolvidos no texto;
  • Use bullet points. Exatamente o que estou fazendo aqui, eles facilitam a leitura e destaca pontos importantes;
  • Use negrito para palavras que devem ser destacadas, como palavras-chaves ou frases importantes;
  • Use itálico para destacar títulos de livros, palavras estrangeiras ou publicações;
  • Use imagens para ressaltar os textos.

 

9 –Revise seu texto

 

Revisão de Texto

Essa dica é muito importante, pois ao mesmo tempo em que você relê o que escreveu, analisando todo o conteúdo, você tem a possibilidade de corrigir erros de ortografia.

Escrever errado irrita o público e tira sua autoridade. Por isso fique atento às dicas que daremos agora! 

 

10 – Melhore a leitura do texto

Melhore a leitura de seu texto

Nossa última dica é como melhorar a leitura do texto. Nenhum artigo nasce perfeito, ele será melhorado a cada revisão, por isso revise-o mais de uma vez.

Siga as próximas dicas para fazer do seu artigo o melhor artigo da web!

  • Corte trechos, palavras e até parágrafos inteiros se for necessário. Evite redundância, explique uma coisa uma vez só, não repita a mesma ideia diversas vezes.
  • Melhore textos que ficaram confusos. Algumas frases às vezes não fazem o menor sentido, corte-as.
  • Utilize palavras simples, de fácil entendimento.
  • Utilize analogias, metáforas, comparações, isso faz com que nosso cérebro entenda mais rápido.
  • Evidencie frases de efeito, de pessoas com autoridade.
  • Coloque conclusão e termine com uma pergunta para engajar seu público.

 

Conclusão:

Escrever um artigo não é apenas colocar 2000 palavras num contexto e jogar no blog. Para escrever bons artigos, é necessário corresponder às expectativas do seu público e fortalecer sua relação com ele, através de autoridade.

Por isso, ficar atento à essas regras e dicas que escrevi neste post, pode ser muito útil para fortalecer sua marca, seu negócio.

Trazer mais clientes para sua empresa pode ser sensacional, mas manter uma relação saudável com eles, é essencial.

E então, você já faz conteúdo de qualidade para seus clientes? Conte um pouco de suas ideias aqui, eu adoraria saber as suas estratégias de marketing!

Renata Covo Riera
rcovo@riseupmarketing.com.br

Publicitária, estudei fotografia na Escola Panamericana de Artes. Atuo como redatora SEO produzindo conteúdos para inbound marketing.

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