Por que ter um blog é fundamental?

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Ter um blog é fundamental para aqueles que fazem marketing ou querem fazer, mas você sabe por quê? Hoje quero falar sobre a importância de ter um blog, como postar e porque um blog é tão essencial para as estratégias de marketing.

Um blog é uma ótima estratégia para quem quer ter visibilidade em seu negócio, para quem quer criar autoridade ou para quem quer trazer mais clientes para sua empresa e pode proporcionar um retorno muito grande, tanto para projetos pessoais, quanto para empresas e negócios.

O melhor de tudo é que ter um blog e criar conteúdos para ele, além de ser a estratégia mais importante de marketing, não exige grandes investimentos, basta tempo e disponibilidade para seguir as dicas que vou deixar aqui.

Continue comigo! Vou te explicar tudo direitinho!

O que é um blog?

Blog é uma página na internet, dentro de um site ou não, onde você coloca conteúdos interessantes para atrair seu público-alvo.

Existem vários formatos de conteúdos que você pode disponibilizar em seu blog: Blog Posts (artigos em formatos de textos), Podcasts, Vídeos, Imagens, entre outros. Alguns blogs são usados para projetos pessoais, outros para empresas que desejam fazer marketing para captação de clientes, por exemplo.

Seja qual for a estratégia, é importante que você tenha domínio sobre o assunto que será usado para os conteúdos. Tirar dúvidas dos leads e das pessoas que têm interesse em seu conteúdo, é uma parte bem importante dessa estratégia, pois traz autoridade para você e a confiança de um potencial cliente.

Ter um blog e disponibilizar conteúdos relevantes nele, é umas das estratégias mais importantes de marketing, pois não é possível fazer marketing sem conteúdo! Você sabia que, segundo pesquisas, 62% dos empreendedores no Brasil publicam artigos e posts no blog por acreditarem que é uma boa estratégia?

Por que produzir conteúdo é importante?

Eu costumo sempre usar a frase: Conteúdo é Rei! E realmente é. Como já disse acima, não se faz marketing sem conteúdo.

Lembre-se sempre: quando uma pessoa possui uma dúvida sobre determinado assunto, que é o que chamamos de dor, essa pessoa procura tirar essa dúvida onde? Exatamente! No Google. Você faz isso, eu faço isso, seu potencial cliente faz isso!

Pensando assim, é fundamental que você tenha dentro de seu blog conteúdos que tiram essas dúvidas. Conteúdos relevantes para seu nicho de mercado. Com sua autoridade no assunto, é possível escrever posts incríveis, basta saber quais são as dúvidas que seus leads tem sobre os assuntos que você domina.

Dentro do blog existem 3 maneiras de disponibilizá-los:

1 – Blog Post

É o artigo em si, escrito em forma de texto, com título, subtítulos, textos relevantes, com técnicas de SEO (para ranquear nas primeiras páginas do Google) e se possível uma conclusão.

Para te ajudar, leia:

O que é SEO? Dicas de como conquistar o topo do Google

Como escrever títulos perfeitos?

Qual a importância do SEO no conteúdo?

10 passos simples para criar conteúdo

2 – Podcast

Alguns de seus leads ou clientes vão amar seus conteúdos, mas podem preferir ouví-los à assistí-los. E não só por isso, quanto mais formatos dentro do artigo tiver, mais bem feito fica o SEO.

Dá uma olhadinha neste artigo com Podcast que temos no nosso blog: O que são leads e qual sua importância

3 – Vídeos

Funcionam da mesma maneira dos Podcasts. Muitas pessoas vão preferir ouvir ou assistir um vídeo e ver a cara da pessoa. Isso, além de trazer autoridade para o profissional, ajuda no ranqueamento do Google.

Veja um exemplo de artigo com vídeo que temos no nosso blog: O que uma agência de marketing faz?

Se você tiver esses três formatos dentro de um único conteúdo, você ganhará muita visibilidade!

Como produzir conteúdos para o blog?

Em primeiro lugar é preciso ter em mente o tipo de conteúdo a ser produzido, o que seu público-alvo procura e, isso você pode pesquisar no Google. Pesquise palavras-chave do seu nicho, quantas pesquisas/mês essas palavras têm, como são os termos usados pelos usuários, ou seja, como o Google mostra que o eles procuram.

Para isso você pode usar uma ferramenta gratuita chamada Ubersuggest, onde você irá obter vários dados importantes de pesquisa. Além disso, pesquisar no próprio Google, pois nele aparece a caixa de perguntas do usuário, ou seja, como os usuários fazem as perguntas com relação às suas dúvidas. Comece por aí!

Feitas as pesquisas, use sua capacidade e conhecimento no assunto para produzir um bom conteúdo, que tire as dúvidas de seu público, que seja interessante e persuasivo. Pense em produzi-lo em vários formatos, como falei acima: Artigo, Podcast, Vídeo. Use também imagens para ilustrar.

Com o tempo, a regularidade e a constância das postagens, você começa a ser uma autoridade no assunto, além disso, pessoas que procuram pelos seus serviços, podem te encontrar mais facilmente ao pesquisarem por determinado assunto no Google, onde terá um conteúdo seu: um artigo, um vídeo ou um podcast. Se tiver os três dentro do blog, melhor!

Agora que você já sabe porque é tão importante escrever conteúdo para seu negócio, compartilhe este artigo com as pessoas que você conhece. Deixe um cementário e siga-nos nas redes sociais, você encontrará várias dicas sobre marketing!

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