Inbound Marketing

Atrair - Converter - Relacionar - Vender - Analisar - Fidelizar

O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias com o objetivo de atrair, converter, relacionar e vender.

É diferente do marketing tradicional, onde a empresa vai atrás do cliente. O Inbound é o Marketing de Atração e explora canais como os blogs e redes sociais para que o cliente venha até você.

O Inbound Marketing é baseado no marketing de conteúdo, onde se produz um conteúdo direcionado para o público alvo daquele produto ou serviço, com o intuito de atrair esse potencial cliente, converter através de conteúdos ricos, se relacionar com ele e vender.

Quantas vezes você pesquisou na web antes de comprar?

O seu cliente faz a mesma coisa antes de comprar com você.

Como funciona o Inbound Marketing

A metodologia, segue uma sequência lógica de etapas, montadas em um funil que deve passar pelas seguintes fases:

Atrair - Converter - Relacionar - Vender - Analisar

A produção de conteúdos e a postagem sistemática deles, aliados a campanhas de mídias pagas, são essenciais para uma estratégia de Inbound Marketing.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, consiste na montagem de um funil com etapas distintas, que chamamos de jornada do cliente.

Essa jornada representa o processo de decisão de compra do cliente, desde o momento que ele começa a buscar informações, até ao ponto que ele decide pela compra.

Cada etapa desse funil tem uma função e um objetivo individual, seguindo uma sequência lógica e usando conteúdos específicos.

As etapas do funil de Inbound Marketing

Atração - Topo de Funil

Aprendizado e descoberta.

Aqui a questão é bem simples: de que adianta um site sem visitas? Sem visitas não tem como as pessoas saberem do seu negócio.

Algumas formas de trazer público são: BlogSEO – Links Patrocinados – Redes Sociais.

Nesse estágio, estamos lidando com pessoas que chegaram no seu site, mas, você não tem nenhuma informação sobre elas.

Esse é o momento de ter conteúdos que mostram, você, como um especialista no assunto, matérias que ajudem esse visitante a compreender e entender mais sobre o que está pesquisando.

Inbound Marketing

Conversão e Relacionamento - Meio de Funil

Reconhecimento do problema

Nesse estágio, o visitante precisa se tornar lead, aqui o objetivo é que ele preencha um formulário com pelo menos, seu nome e e-mail.

Ele leu sobre o assunto e viu que tem uma demanda para seu produto e serviço e que esses, podem resolver a sua “dor”.

No entanto, ele não sabe como solucionar o problema e considera várias soluções, então, para que ele preencha o formulário, é hora de disponibilizar um conteúdo que o ajude.

Com esse lead na sua base de dados é o momento de se relacionar com ele, através de e-mails com conteúdos que o eduquem a respeito da importância dos seus serviços e produtos.

Vender e Fidelizar - Fundo de Funil

Consideração da solução

Nesse estágio, o lead já descobriu que tem um problema e já sabe o que tem que fazer para resolver.

O lead foi educado e tem plena consciência que precisa do que você vende ou faz, para solucionar o seu problema.

O que ele está considerando nesse estágio é, quem ele vai contratar para isso.

Agora é o momento de enviar conteúdos, falando do seu negócio e dos diferenciais em relação aos seus concorrentes, é hora da equipe de vendas entrar em contato e vender.

Quando esse lead se torna cliente, ele continua recebendo conteúdos e ofertas que complementam a compra que ele fez, ou seja, o relacionamento com ele, continua.

Inbound Marketing

As etapas do funil de Inbound Marketing

Usamos o RD Station

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O RD Station, da Resultados Digitais, é uma ferramenta de marketing digital completa para que possamos viabilizar qualquer estratégia de Inbound Marketing.

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