marketing digital

Você já se perguntou porque investir em marketing digital na sua empresa? Em primeiro lugar mais de 4 bilhões de pessoas estão conectadas à internet. Só isso, já deveria ser o maior motivo, mas tem mais!

Aqui na Rise Up, sempre enfatizamos a importância de investir em marketing digital. Entenda neste artigo, porque é essencial dar importância à essa área! Vamos lá!

O Marketing Digital

O que mais vejo nesses anos como profissional na área de marketing digital, são gestores não dando a mínima atenção ao marketing da empresa.

Muitas vezes, possuem um site já muito ultrapassado, sem conteúdo atualizado, principalmente no que se refere aos serviços prestados.

Outros, que estão iniciando um negócio, não possuem site e a única ação que fazem são postagens nas redes sociais.

Acontece que, essas postagens muitas vezes fogem do ideal e, ao invés de atrair novos clientes, os espantam.

Diante disso, percebi que a maioria não dá importância em investir em marketing digital, pela simples questão de não entender sobre o assunto e, também pela dificuldade.

Além disso, possuem o medo de serem enganados por prestadores de serviços da área, desonestos.

Entendo que isso é até compreensível, pois para entender sobre o assunto teria que estudar sobre.

E isso, demanda um tempo que não existe e comprometeria a produtividade da empresa.

Nesse sentido a empresa se vê num “beco sem saída”.

Pois, o que adianta sua empresa ter um produto ou serviço de qualidade e diferenciado, se ele não é encontrado.

E quando é, as pessoas não sabem o que diferencia a sua empresa dos seus concorrentes.

Portanto, é aí que entra a necessidade de investir em marketing digital e de entender o básico dele.

Entenda: mesmo que não seja você que irá colocar a mão na massa para fazê-lo, entender, pelo menos um pouco, é fundamental para se sentir seguro na hora de investir em um profissional competente.

Mas, vamos entender o por que você deve investir em marketing digital.

1 – Para que seu produto e serviço seja encontrado

Atualmente, quem não procura um produto e serviço no Google, muitas vezes mesmo já tendo um fornecedor? Por isso, fala-se tanto em investir em marketing digital.

Então, as pessoas colocam no buscador aquilo que desejam ou precisam consumir.

Porém, a concorrência é tão grande, que a oferta do mesmo produto que você faz, é grande.

Além disso, o usuário que pesquisa esse serviço, se depara com o site atrativo e moderno, de um concorrente seu, com um conteúdo atualizado.

Por isso, a probabilidade desse cliente, ligar para saber mais, ver outro orçamento, entender sobre esse serviço que se mostra mais moderno que o seu, é muito grande.

Além disso, se ele se deparar com um bom vendedor, pronto! Um cliente a menos.

Lembre-se: se adquirir um novo cliente, já possui alto custo e mais dificuldade, perder então, é possuir um negócio sem crescimento e em declínio. 

2 – Para ser referência no mercado

Aqui, vamos falar de dores do seu público alvo (ou persona) e para ficar claro, dores são as dúvidas que as pessoas têm ao consumir seus produtos e serviços.

Saiba mais sobre o assunto no artigo: Leads o guia definitivo para conquistar clientes

Portanto, para ficar ainda mais claro, vou usar um escritório de contabilidade como exemplo.

Então, vou colocar algumas dores do público alvo, pesquisadas no Google.

  • Como reduzir a taxa tributária da minha empresa.
  • Como abrir uma empresa.
  • Qual modelo societário escolher.
  • Como escolher um bom contador.

Então, ao pesquisar pelos títulos acima, caso esse escritório tenha artigos postados no site sobre esses temas, e seja um conteúdo relevante, fará toda a diferença.

Assim, a médio e longo prazo, o Google mostrará na pesquisa, o link para o artigo, ou o link da postagem de um vídeo no Youtube, que fala sobre. Mais um grande motivo para se investir em marketing digital!

Com isso, sua empresa ganha autoridade na web, as pessoas começam a seguir seu conteúdo e, consequentemente, possuem o desejo de consumir, pela credibilidade que agora você construiu.

3 – Para segmentar de acordo com seu público alvo

Para investir em marketing digital, toda a estratégia, se inicia pela definição de público alvo e, quando este está bem definido, você consegue segmentar seu conteúdo e oferta para aqueles que realmente podem vir a consumir seu serviço ou produto.

Isso acontece pois, quando se monta uma campanha pelo Google Ads ou pelo gerenciador de negócios do Facebook, LinkedIn e demais redes sociais, com os filtros ali existentes, você direciona a campanha.

Esse direcionamento, evita desperdício de dinheiro e aumenta o ROI (retorno sobre o investimento).

E ainda, quando se tem o público alvo bem determinado, fica mais simples para produzir conteúdos que tiram as dores dele e, consequentemente, chegarão mais rápido até você.

Portanto, com esse tipo de marketing, que chamamos de imbound marketing, você poderá produzir um conteúdo mais elaborado e disponibilizar para seu público, em troca do seu contato (telefone, e-mail)

No caso acima, você agora tem uma lista de pessoas que se interessam por aquilo que você vende ou presta de serviço.

4 – Para analisar resultados e otimizar ações

Atualmente, as ferramentas usadas nas ações de marketing, seja de captação ou de prospecção, produzem métricas onde é possível analisar quais ações estão dando mais resultado e quais devem ser descartadas, pois não produzem resultado.

Um bom exemplo é quando se monta uma publicação no Facebook e vai patrociná-la.

O ideal, ou melhor, o mais correto, é fazer duas versões e da quantia que iria usar, empregar 10% apenas, em cada uma.

Com isso, você pode saber qual delas deu mais resultado, melhorar se for caso e agora poderá empregar os outros 80% que sobraram, na campanha que já foi testada.

5 – Investir de acordo com seu orçamento

Quando ainda não existia a internet, fazer marketing era para poucos, pois os custos eram elevados.

Isso por que, o marketing era feito através da televisão, revistas e os outdoors.

E, um comercial na televisão, ou um anúncio em revista, possuíam um custo estrondoso.

E ainda, na revista seu anúncio, aparecia somente em determinada edição.

Na televisão, mesmo sendo caro, era impossível ofertar apenas para um público alvo, pois quantas vezes você é interrompido por um comercial que você não consome aquele produto ou serviço?

Isso mudou com a internet, e você pode fazer marketing com um custo extremamente baixo e conseguir mais resultados.

Falando de política, nosso atual presidente Jair Bolsonaro, foi eleito com a campanha mais barata de toda a história e, uma campanha feita nas redes sociais.

Isso ressalta a força dessa mídia!

Mesmo que hoje você tenha um budget pequeno, você consegue já começar a divulgar seus serviços ou produtos e já ter algum resultado.

Conclusão

Investir em marketing digital é fundamental, pois como dito antes, de que adianta você ter um ótimo produto ou serviço, se as pessoas e seus atuais clientes não sabem.

Além disso, às vezes, não sabem dos principais diferenciais que te separam dos seus concorrentes.

Para você que não entende de marketing digital e tem um tempo escasso para apreender e depois colocar em prática, lembre-se:

É necessário avaliar a questão de contratar uma pessoa para te ajudar nessa questão ou contratar uma agência que possa fazer isso para você. Investir em marketing digital com quem entende do assunto faz a diferença!

Em ambas as situações, tenha certeza que, se um trabalho bem feito for realizado, os frutos virão e o retorno será bem alto.

Agora que você já sabe qual a importância de investir em marketing digital, aprofunde-se no assunto e leia o que uma agência de marketing faz pela empresa.

E sua empresa, como tem feito o marketing para atrair mais clientes? Conte pra gente!

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