títulos

Escrever títulos perfeitos para seu conteúdo de Blog ou qualquer outro conteúdo, é imprescindível!

E você sabe por quê? Porque é o título que chama a atenção do leitor logo de cara!

Por isso, escrever um título que cause impacto para quem está lendo, faz toda a diferença!

Mas primeiro vamos entender a importância de se ter um Blog dentro do site, ou mesmo nas lojas virtuais.

A importância de ter um Blog

O intuito de um site ou de um e-commerceé vender um produto ou serviço, certo?

Então, fazer um Blog e colocar conteúdo relevante lá dentro, faz com que os usuários de internet encontrem seu site de maneira orgânica, ou seja, sem que você tenha que fazer anúncios pagos.

Mas, espera aí, é só isso? Não! Não é tão simples assim. 

Porque, um conteúdo, mesmo que possua todas as técnicas de SEOdemora aproximadamente de 6 a 8 meses para começar a rankear nos buscadores.

Vou te explicar direito! 

Hoje em dia, quando precisamos de alguma informação, pesquisar algo ou comprar alguma coisa, vamos direto para onde? Sim, para o Google!

Lá fazemos a pesquisa e, encontramos os conteúdos que o Google julga mais relevantes. E nesse momento, o que encontramos? Respostas para nossas dores (dúvidas). 

E além disso, encontramos o site da empresa que produziu aquele conteúdo tão importante e especial para nós!

Bingo! Deu pra entender? 

Mas como escrever conteúdo relevante que chame a atenção e traga mais clientes para a sua empresa? 

Temos um post que fala sobre isso! A importância de produzir conteúdo relevante para o seu Website.

Como fazer títulos perfeitos para seu conteúdo de blog?

Agora que você já sabe a importância de fazer conteúdo relevante para atrair clientes para seu site, vamos falar um pouco dos títulos.

Qual é a primeira coisa que você lê em um artigo? O título, é claro!

É pelo título que uma pessoa clica em um post ou artigo. E imagine, como é bom não ser ignorado nesse momento!

Um título pode aniquilar ou impulsionar seu site, por isso, se os leitores não clicarem em seu título, esquece!

Dessa maneira, não adianta todo o esforço para escrever um conteúdo brilhante e ninguém clicar nele, concorda?

Entenda: o título será o primeiro contato com os leitores, portanto precisa ser perfeito! As pessoas irão ver seu título nas redes sociais e nos buscadores como o Google, por exemplo.  

Então, vamos aprender algumas técnicas para escrever títulos perfeitos para seu conteúdo de Blog?

Interessados? Continuem por aqui!

1 – Transmita Clareza

A primeira coisa a ser feita, para que o título chame a atenção necessária, é transmitir clareza. 

O leitor precisa entender, exatamente, o assunto que será abordado no conteúdo, através do título.

E lembre-se: no decorrer do conteúdo, é imprescindível que o título esteja alinhado com todo o texto. Ou seja, tem que existir um contexto! Senão, o conteúdo será enganoso! 

2 – Transmita Urgência

Um título pode despertar a sensação de urgência. Assim, o leitor terá a sensação de que está perdendo algo importante se não verificar aquele conteúdo.

Por isso, usar palavras como: agora, somente hoje, promovem a sensação de escassez e, atua juntamente, com um de nosso mais temidos inimigos: o tempo!

Quando existe a escassez de algum produto ou serviço, o interesse do consumidor aumenta. 

Afinal, estamos acostumados a associar a escassez à valorização!

3 – Transmita Utilidade

O assunto do título deve ser útil, ajudar na resolução de problemas, informar e educar.

Lembre-se que o usuário procura, quase sempre, pela resolução de alguma dor (problema) que precisa ser sanada.

4 – Utilize a Simplicidade

Resolver questões nem sempre é simples! Ainda mais com a correria do dia a dia.

O que o usuário quer, é resolver o problema facilmente, ou pelo menos, entender o que seu título oferece de solução.

Lembre-se: menos é mais!

Então, procure usar a simplicidade para ajudar o leitor e use palavras como: passo a passo, maneira simples de fazer…, um guia rápido… , entre outras.

Procure entender que a pessoa está em busca de uma solução, então é uma ótima opção para ajudar o seu leitor.

Sugestões para fazer um título que gere engajamento

É recomendável utilizar algumas palavras para que seu título crie um engajamento com o seu público alvo.

Então, vamos à algumas dicas muito relevantes!

  • Utilize números – 10 dicas para escrever um título perfeito.
  • Utilidade – Passos simples para escrever um título matador.
  • Personalização – Paulo, essa dica é pra você!
  • Benefício – Como gerar tráfego para seu Blog com um título perfeito.
  • Alerta – Garantido! Ótimo método para escrever melhor.
  • Curiosidade – Você não vai acreditar no que descobrimos…
  • Perguntas – Quer saber como escrever títulos perfeitos e trazer leads para seu negócio?

Além dessa dicas, vou compartilhar mais três que farão toda a diferença nos seus títulos.

Vamos lá!

1 – Use a palavra chave no título

Usar a palavra chave no título é essencial. 

Além disso, utilize a palavra chave na meta descrição quando for colocar o artigo no blog, de preferência no começo.

A meta descrição é a frase que vem abaixo do título, explicando um pouco a que se refere o conteúdo.

2 – O título deve conter quantos caracteres?

É imprescindível que o título contenha a quantidade correta de caracteres. 

Ou seja, nele deve conter entre 55 e 67 caracteres. Assim, fica mais fácil de chegar ao objetivo dos títulos perfeitos.

3 – Teste de Skimming

Essa dica é bem interessante, pois mostra quais as partes do título são mais focadas pelos leitores.

Então, os leitores tendem a focar as três primeiras e as três últimas palavras de um título.

Por isso, procure manter as palavras mais importantes nesta área do título.

Se você quiser fazer uma análise do seu título e saber se ele está perfeito, utilize o Avaliador de Títulos, da Rock Content.

Conclusão

Para que meus título sejam convidativos, eu sempre utilizo essas dicas para gerar engajamento com os leitores.

Porém, nunca se esqueça que títulos perfeitos precisam estar alinhados com o conteúdo.

Ou seja, quando a pessoa clicar no seu título, ela estará buscando exatamente aquilo que o título propõe.

Então, tente fazer com que ela chegue até a conclusão do seu texto!

E ai? Gostou das dicas? Você já escreveu algum conteúdo para o seu negócio? Conte aqui nos comentários! Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Siga nosso Instagram: @riseupmkt

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn