Branding: 5 passos para fortalecer sua marca

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Trabalhar o branding da sua empresa é uma das formas mais eficientes de alavancar o seu negócio a longo prazo e fortalecer sua marca.

Afinal, através dessa estratégia, você faz com que sua marca seja conhecida e se fixe na mente das pessoas através da identidade da empresa.

Sendo assim, saber o que fazer para ter um bom branding é primordial se você quiser ver a sua empresa crescer no mercado.

O que é branding?

Branding é um conjunto de ações estabelecidas para fortalecer uma marca. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra – que pode ser de um produto ou serviço.

Branding são todos os movimentos que uma marca faz, desde a criação da logo, escolha da fonte, discurso, voz da empresa, valores, pessoas que irão representar, e tudo isso ajuda a construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.

Dessa forma, essas práticas auxiliam na criação de valor além do produto. Não é apenas produto, é marca, quem ela é!

 “Em vez de despejar dados, fatos e características, embale isso tudo em uma história que vai criar empatia e relacionamento.”

Rafael Rez, especialistas em marketing digital e de conteúdo.

Porque é importante trabalhar o branding da sua empresa?

Fortalecer e gerenciar a sua marca por meio de estratégias bem planejadas e procurar consolidá-la no mercado faz com que você forme uma identidade.

Com isso, com o passar do tempo você passa a ser reconhecido como referência em seu ramo e várias qualidades, como caráter, confiança e fidelidade, por exemplo, passam a ser vinculados à sua marca.

Isso traz diversas vantagens. Prova disso são as grandes marcas que se utilizam dessa estratégia, fazem um bom trabalho de branding e se tornam praticamente entidades!

Se você está achando exagero, pense no Papai Noel. Qual a primeira marca da qual você lembra? Se é a Coca Cola, você faz parte de pelo menos 90% da população mundial que provavelmente diria a mesma coisa.

Isso acontece porque a Coca Cola tem um bom branding, oferece um produto de qualidade e, por isso, pode cobrar mais caro, se beneficia do Member Get Member sem muito esforço e ainda possui clientes fiéis.

E se você almeja isso para sua empresa, saiba que é possível! É só seguir estratégias eficientes para trabalhar o branding dela, com esses 5 passos.

1 – Invista em pesquisa para definir sua persona

Conhecer o seu público é fundamental para estabelecer uma conexão mais forte com ele. Afinal, lembre-se de que estamos falando aqui de identificação.

Então, você precisa saber como é a sua persona para poder oferecer exatamente o que ela espera da sua marca para poder oferecer isso a ela.

Desse modo, é preciso usar ferramentas para coletar o máximo de dados possível sobre os gostos, os conceitos, os valores, aspirações, etc, da pessoa que você quer fidelizar como cliente.

2 – Procure ter um diferencial

Para trabalhar o branding da sua empresa e fazer o público se lembrar dela em meio a tanta concorrência, é preciso que você se destaque.

Então, busque oferecer algo novo e completamente diferente, que fique na memória do consumidor.

Você pode usar elementos que agucem os sentidos dele ou que despertem uma emoção. Por exemplo, se você trabalha com alimentos, ofereça um molho exclusivo de cortesia.

Ou se seu ramo é o de hotelaria, dê uma lembrancinha quando o hóspede fizer o check out.

Assim, isso ficará na memória deles e você será lembrado primeiro quando precisarem do seu produto ou serviço.

3 – Levante uma bandeira

Ter ou apoiar uma causa ajuda a trabalhar o branding e fortalecer a sua marca de forma muito positiva. Afinal, isso faz com que você demonstre humanidade e expresse quais são os seus valores.

Então, todas as pessoas que compartilham da sua opinião se sentirão próximas de você e se identificarão com a sua luta. Essas pessoas podem, inclusive, virar clientes engajados e defensores ferrenhos não só da sua causa, mas também da sua marca.

Isso aumenta a visibilidade e o alcance da sua empresa, pois os apoiadores da sua causa irão indicar seu produto ou serviço para outros apoiadores que fazem parte do círculo de convivência deles.

4 – Determine uma personalidade e um tom de voz

Outro fator crucial para trabalhar o branding e fortalecer a sua marca é estabelecer qual o seu tom de voz e a sua personalidade perante o seu público.

Portanto, você deve usar um tom que esteja alinhado com o ramo ao qual você pertence e com o modo como quer que seu cliente te interprete.

Vamos supor que você trabalhe com depilação íntima, por exemplo. Você pode usar as redes sociais para interagir com seus clientes com chamadas em um tom sensual. Ou se o seu ramo for o de serviços funerários, use um tom compreensivo e carinhoso.

Dessa forma, sua persona irá sentir uma conexão verdadeira com você e sua marca ficará gravada na mente dela.

5 – Estabeleça uma identidade visual

É muito importante que você crie uma identidade visual para a sua empresa que não só seja de fácil assimilação e fixação pelos seus clientes, mas que também esteja alinhada com a imagem que você quer passar para eles.

Por exemplo, se sua marca apoia as causas ambientais e trabalha o marketing usando essa linha, use cores verdes e tons naturais em sua logo.

Por tudo isso que vimos, trabalhar o branding da sua empresa é algo essencial para a consolidação e o crescimento dela.

Afinal, ela ajuda na qualificação de leads e na conversão delas em clientes, além de fidelizar aqueles que já o são.

Então, comece hoje mesmo a colocar essas ideias em prática e fortaleça a sua marca!

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