Sumário
Nesses anos de profissão, ao falar com diversos advogados, percebo que o assunto marketing jurídico é um tema onde paira no ar muitas indagações a respeito, bem como a prática dele no dia a dia do advogado.
Muitos acham que estar nas redes sociais é fazer marketing, outros sabem que podem fazer campanhas publicitárias, mas não sabem por onde começar e como fazer, outros mais informados já falam de marketing de conteúdo e inbound marketing, mas de maneira confusa.
Desculpem a sinceridade, mas o intuito aqui é tentar abordar essas questões e dar um norte para vocês operadores do direito. Neste artigo vou falar sobre o marketing jurídico de maneira geral e, no final, falarei o que a Rise Up Marketing faz dentro desse universo.
Você pode consumir esse conteúdo em vídeo também:
A concorrência na advocacia
Em 15/02/2023, data em que escrevi este artigo, ao consultar o site (https://www.oab.org.br/institucionalconselhofederal/quadroadvogados), nos deparamos com a informação de que existem 1.317.693 advogados inscritos na OAB com tabela que mostra essa informação por estado.
Claro, muitos inscritos não exercem. Eu, no caso, sou formado em direito mas não sou inscrito.
Mas deste número temos muitos advogados com Doutorado, Mestrado, Pós-Graduação e muitos escritórios prestando um bom serviço jurídico. Sim, muita concorrência!
Diante deste cenário, algumas perguntas devem ser feitas:
Diante da alta concorrência na advocacia, o que você tem feito para se destacar no mercado?
Qual o perfil do seu cliente?
Como os clientes chegam até você?
O que você tem feito para inovar?
Conceito de Advogado e seu papel social
Você deve estar perguntando ao ler o título, o que esse cara vai dizer, explicar o que eu já sei? Eu quero saber sobre marketing jurídico, você deve estar dizendo agora!
Marketing não são apenas ações, mas uma mudança de mindset e, para isso, precisamos visitar alguns conceitos. Então, vamos ao conteúdo.
O art. 133 da CF fala que o advogado é indispensável à administração pública, podemos perceber aqui o seu papel relevante na sociedade.
Se visitarmos a filosofia, podemos afirmar que “Advogado é aquele que traz para si a dor do outro”
Estabelecido esse conceito e posição, podemos começar a falar de marketing jurídico.
O que é Marketing Jurídico
O marketing jurídico é usarmos os conhecimentos em marketing e submeter esses a um filtro.
Esse filtro seria:
- Estatuto da advocacia, a lei 8906/94 (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8906.htm)
- O Código de Ética e Disciplina, resolução nº 02/2015
- Provimento do Conselho Federal, atualmente o 205/2021
Sim, após filtrar o marketing como na ilustração, teremos um produto que podemos chamar de Marketing Jurídico.
Para simplificar nossas vidas, vamos fazer como no direto administrativo e usar princípios, ou melhor, vamos levantar 4 pilares para as ações de marketing jurídico.
Moderação – Informação – Discrição – Não Mercantilização
Agora sabemos como obtemos o marketing jurídico, mas como ele é um subproduto do marketing, vamos entender sobre o marketing.
Para isso vamos nos apoiar em Philip Kotler, considerado o pai do marketing e, muitos advogados que ocupam cargos de diretores e gerentes de marketing em grandes escritórios, gostam de mencionar
“Processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.” Philip Kotler
“Marketing autêntico não é a arte de vender o que você faz, mas saber o que fazer. É a arte de identificar e compreender as necessidades dos consumidores e criar soluções que tragam satisfação aos consumidores, lucros aos produtores e benefícios aos acionistas.” Philip Kotler
Ninguém compra uma furadeira pela beleza ou porque se apertar o botão ela gira. As pessoas compram uma furadeira para fazer um furo, seja na parede ou outra superfície.
Ninguém contrata um advogado pela sua beleza, sua roupa ou decoração de seu escritório, as pessoas contratam um advogado porque tem uma dor e porque esse advogado resolve essa dor.
Marketing Jurídico é um conjunto de estratégias que apresentam os serviços do advogado para o mercado, sem mercantilizar ou tirar a sobriedade da profissão, de forma geral, não se vende os serviços, mas se promove o conteúdo do advogado.
Pronto! Estabelecemos um conceito de marketing jurídico onde dele podemos seguir com práticas que estejam dentro desse universo.
Ferramentas do Marketing Jurídico
Legal Desing Think
O Legal Design Think, surge do Design Think. Não vou conseguir falar aqui de um assunto tão profundo, mas vou trazer o que precisamos para entender o marketing jurídico.
O Design Thinking aplicado ao Direito é chamado de Legal Design Think (surgiu em 2013 em Stanford e chamado de legal design lab: https://law.stanford.edu/search-sls/?q_as=legal%20design%20lab) e tornou-se tendência para os advogados que entenderam a necessidade de se adaptarem à nova realidade dos avanços tecnológicos, procurando formas de criar mais empatia com seus diversos públicos e, propor soluções inovadoras e criativas para melhorar a interação e os serviços prestados.
Ressaltamos aqui 2 palavras o legal, que traz um conceito para o mundo jurídico e a palavra empatia que levanta o que falamos no inicio sobre o papel social do advogado e seu significado de trazer a dor do outro para si.
Visual Law e Legal Design
Margaret Hagan, diretora do Legal Design Lab da Stanford Law School, afirma acerca do Visual Law que o Legal Design “é a forma como avaliamos e desenhamos negócios jurídicos de maneira simples, funcional, atrativa e com boa usabilidade.”
Margaret desenhou a “Pirâmide do Legal Design” que compreende o Legal Design como um grande conjunto, no qual encontramos uma escala de técnicas em formato de pirâmide. Da base para o topo, há:
- design de sistema,
- design organizacional,
- design de serviço,
- product design,
- visual law
O Visual Law é basicamente uma técnica que tem como objetivo transformar a comunicação jurídica, deixando-a mais acessível e eficiente. Isso quer dizer que, ao invés de utilizar uma comunicação extremamente técnica e que afasta quem não faz parte da área jurídica, a linguagem será adaptada para o seu público final.
Vale também visitarmos a Resolução CNJ Nº 347 de 13/10/2020
Art.32 Compete aos órgãos do Poder Judiciário elaborar o Plano Estratégico de Comunicação para implementação dos ditames desta Resolução, que assegure, além do disposto na Resolução CNJ nº 85/2009, os seguintes objetivos:
…
IV – acessibilidade às informações.
Parágrafo único. Sempre que possível, dever-se-á utilizar recursos de visual law que tornem a linguagem de todos os documentos, dados estatísticos em ambiente digital, análise de dados e dos fluxos de trabalho mais claros, usuais e acessíveis.
https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/98
Alias um de nossos clientes já presta esse serviço: https://lbca.com.br/visual-legal/
Vou deixar aqui um processo que você pode visitar por ser público e ver o emprego do visual law: Caso Amil Foro de Santo Amaro – 1007306-36.2019.8.26.0002
O que quis mostrar aqui é que o visual low deve fazer parte do seu dia a dia.
- No seu site
- Nos artigos que produz
- Nas peças que confecciona
Fazer marketing jurídico é ter empatia com seu público-alvo, seus ouvintes e seus clientes.
Agora que o seu mindset mudou em relação ao marketing, vamos falar de captação de clientes.
A Publicidade do advogado:
O Provimento 205/2021 (https://deoab.oab.org.br/pages/materia/345668?termo=) ficou bem inteligível quanto às questões de marketing e publicidade e, em suma, ela pacificou a questão do Google Ads e Redes Sociais Ads (inventei esse nome agora 😊), para separar a forma paga nas redes sociais.
Campanhas de Pesquisa
São as campanhas de palavras-chave, aquelas que quando você faz uma pesquisa por um serviço ou produto aparecem no topo da página do Google e tem em negrito “anuncio”. Como na imagem ao lado ou abaixo, dependendo do tamanho da sua tela.
Não vamos tratar aqui como montar uma campanha, mas uma coisa posso te falar: procure sempre uma agência ou profissional certificado pelo Google.
Essas campanhas trazem resultado se feitas por um profissional. Mas do mesmo jeito que pode te trazer retorno, pode ser uma máquina de gastar seu dinheiro se feita sem inteligência.
As certificações do Google têm validade de um ano e precisam ser renovadas, fique atendo a isso ao contratar um profissional.
A Rise Up Marketing é parceira do Google e certificada por eles (https://www.google.com/partners/agency?id=6727166970).
Campanhas de Redes Sociais
São campanhas (publicidade paga), feitas nas redes sociais, no caso: Instagram, Facebook e Linkedin.
São campanhas interruptivas, ou seja, interrompem o que a pessoa está fazendo e mostra à ela uma publicidade. É o que acontece nos comerciais de televisão; a diferença na rede social é que podemos escolher um público para mostrar essa publicidade.
Como estamos falando de marketing jurídico, mais especificamente de publicidade, esse tipo de campanha tem que ser informativa, como manda o artigo 39 do seu Código de Ética e ficou decidido no Provimento 205/2021.
Como fazer na prática:
O ideal é você ter um blog no seu site, como esse da Rise Up, com artigos elaborados e postados como este que você lê.
Mais ideal ainda, é fazer um vídeo sobre o artigo, postar no Youtube e trazer para a postagem, como esse aqui. Feito isso, você tem a opção de impulsionar o artigo nas redes sociais, ou fazer uma publicidade que leve pessoas para o artigo.
O mais interessante de tudo é ter uma estratégia de Inbound Marketing, como ficaria muito extenso tratar aqui sobre vou deixar um link para um outro artigo que fala sobre.
Inbound Marketing é uma estratégia muito consolidada e madura, como falar de ação de execução. E mais, foi tema na Fenalaw de 2022.
Marketing de Conteúdo
Tirando a rede de pesquisa como falamos acima, onde a pessoa está em momento de compra e, segundo Chet Holmes, em sua pirâmide representa 3% do seu público-alvo.
O restante da sua publicidade tem como base o marketing é o conteúdo.
Como falei, o ideal é ter um blog e fazer as postagens desses conteúdos nele, e desses artigos do site, tirar cortes e postar nas redes sociais.
Esses artigos servem para:
- Ranqueamento orgânico no Google, onde você será achado sem precisar pagar, mas acontece de médio a longo prazo, e depende de vários fatores técnicos;
- Relacionamento com sua base de leads e clientes;
- Contorno de objeções em vendas;
- Publicidade das redes sociais.
Conclusão
Advogar é trazer a dor do seu cliente para si.
Fazer com que o Direito se torne mais atrativo e simplificado para o indivíduo que não faz parte do mundo jurídico.
Começar a olhar para fora do escritório, para o seu público-alvo.
Não apenas para se comunicar com seus clientes, para passar um andamento processual ou pedir documentos, mas promover uma comunicação que seja agradável e inteligível a ele.
Promover uma experiência diferenciada, seja na contratação do seu escritório, seja na prestação dos serviços jurídicos. Produzir mais conteúdos informativos, que vão de encontro com as principais dúvidas do seu público-alvo e clientes, com técnicas de visual law.
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