O que uma agência de marketing faz?

agência de marketing

O que uma agência de marketing pode fazer pelo seu negócio? Nesses 10 anos, em que trabalho com marketing, percebo que a grande maioria dos clientes que chegam na agência não sabem exatamente o que uma agência de marketing pode fazer por eles.

Mas antes de falar sobre o que uma agência pode fazer, é importante falar os tipos de agências existentes no mercado e são elas:

Se preferir você pode assistir um vídeo sobre o esse artigo:

 

Agência de Desenvolvimento:

São as agências que desenvolvem sites, lojas virtuais e aplicações.

É uma ótima opção para a empresa que necessita somente do site ou da loja virtual, e o marketing, por sua vez, será trabalhado por outra agência de marketing, ou seja, especializada em marketing digital.

Agência de Mídias Pagas:

São as agências que realizam campanhas pagas, como Google Ads, Facebook, Linkedin e os demais buscadores e comparadores de preços existentes.

Normalmente essas agências já fazem a parte de design, ou seja, já produzem as artes que vão ser usadas nas campanhas.

Agências de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo:

São agências que têm o intuito de montar uma estratégia de captação de leads (possíveis clientes), através de um conteúdo voltado para o seu público alvo e personas.

Agências Full Service ou 360:

São as agências que promovem atendimento em todas as áreas do marketing. Claro que as agências especializadas em determinada situação, são aquelas que melhor vão prestar aquele serviço.

Mas aí existe outra questão, o fato de que você vai precisar contratar diversas agências para prestar serviços diferentes, e muitas vezes isso não compensa, se seu intuito for um marketing voltado a vendas e crescimento.

Agência de Estratégia:

Elas fazem o mesmo que uma Full Service, mas ao mesmo tempo monta toda a estratégia para o cliente. Diferente da situação onde o cliente solicita e a agência apenas executa.

A grande diferença, é que se você já tem um profissional de marketing na sua empresa, ele acaba terceirizando os serviços pelas agências acima mencionadas, pois é inviável à ele executar a estratégia sem uma boa equipe.

Agências de Branding ou Publicidade:

São as grandes agências, as tradicionais, aquelas que você vê nos filmes.

Elas atuam de forma digital e off-line, e nesse caso pode preparar o seu bolso.

A Rise Up se enquadra numa agência de estratégia, e é a respeito desse tipo de agência de marketing, que vou comentar e explicar o que ela pode fazer pelo seu negócio.

A primeira coisa e digo primordial, é ter um website com um blog, de preferência que seja em WordPress.

Depois disso, é essencial conhecer o seu público alvo, ou seja, o público que possui interesse em consumir seus produtos ou serviços.

Ainda nessa questão, e dentro do seu público alvo, a agência de marketing precisa montar suas personas ou persona.

Personas, são personagens fictícios, criados para representar os diferentes tipos de clientes que seu negócio tem.

Quando fazemos isso, conseguimos saber onde encontrar seus clientes. E o mais importante é que agora, fica mais fácil enxergar as dores e necessidades deles.

As dores dos clientes

As dores dos seus clientes ou possíveis clientes (leads), são os problemas ou motivos que fazem ele precisar do seu produto ou serviço.   Leia artigo sobre leads

Quanto mais essa dor for latente e incomodar esse lead, mais necessidade dos seus serviços ele terá.

Muitas vezes, o lead não enxerga essa dor, e não entende que a solução que sua empresa oferece, pode resolver o problema que ele possui.

Um prestador de serviços, como contador, advogado, médico, por exemplo, que acha que é normal viver de indicações, e que nem passa pela sua cabeça, que existe outro meio de conseguir clientes.

Percebe que ele nem sabe que tem uma dor?  O seu problema, é exatamente conseguir clientes, apenas por indicação.

Captação de clientes pelo conteúdo

Agora, com as dores levantadas e o público alvo definido, podemos saber onde esses possíveis clientes estão, além daquilo que é importante falar para eles.

Conteúdos que explicam e que solucionam problemas, são o que vão atrair os leads e educá-los, e assim, consequentemente, levar esse lead a ser seu cliente.   Leia artigo sobre importância de conteúdo.

As pessoas, usam a internet para solucionar suas dúvidas, e elas buscam informações. Elas querem informações sobre soluções para seu problema.

E não uma empresa falando de si mesma, do que faz, do que tem, ou pode fazer.

Por exemplo:  Você está abrindo uma empresa, muito provavelmente irá pesquisar, “como abrir uma empresa” e não “escritório de contabilidade”.

O maior erro, é usar os canais de comunicação, seu blog e site, bem como, páginas das redes sociais e Youtube, para falar do seu negócio, dos seus serviços e produtos.

Lembre-se que as pessoas estão cansadas de ofertas, elas querem alguém que lhes orientem a uma melhor experiência de compra.

Ou ainda, se as pessoas não estão preparadas para consumir seus serviços ou produtos, esses conteúdos servirão para educá-las, mostrando que tal serviço ou produto irá resolver seu problema.

É através desse conteúdo, que vamos captar seu lead, pois em troca desse conteúdo, que pode ser um texto, áudio ou vídeo, o lead, aquele que está procurando uma resposta ou orientação,  irá  deixar seus dados em uma página de captura, para poder ter acesso a esse conteúdo.

Agora, com esse lead capturado, você poderá, através do formulário respondido, saber se ele tem perfil para seu serviço, e assim, entrar em contato com ele.

Perceba que você está indo falar com alguém que tem um problema e seus serviços e produtos podem atendê-lo.

Redes Sociais

Tudo o que falamos acima, serve para as redes sociais, pois quando olhamos para a persona, sabemos se ela está em todas as redes ou em alguma mais específica.

E aí usaremos o fator 80/20, ou seja, 80% das postagens é de conteúdo explicativo, que vão ao encontro das dores da persona; e apenas 20%, são de ofertas ou falando do seu negócio.

Algumas dicas:

  • Crie postagens relevantes e que promovam engajamento;
  • Poste, nos dias e horários, em que seu público está conectado nas redes sociais;
  • Determine a frequência das postagens (constante comunicação);
  • Interaja com o público, respondendo perguntas e esclarecendo dúvidas;
  • Analise os resultados das campanhas;
  • Otimize estratégias.

Youtube

Quer realmente ter sucesso?

Tenha um canal do Youtube e poste conteúdos que sigam a mesma diretriz acima falada.

Tire as dúvidas dos seus leads, oriente-os em qual a melhor solução, para o que eles procuram.

Atualmente, o Youtube, é o canal mais fácil para ranquear, e com certeza seu público irá preferir assistir um vídeo, a ler um texto.

Melhor ainda, ofereça os dois! A probabilidade de sucesso, será bem maior.

Além de que os conteúdos, vão mostrar a sua autoridade naquilo que você faz, aumentando a médio e longo prazo, a busca pelos seus serviços.

Mídias Pagas

São as campanhas pagas, feitas no Facebook, Google, LinkedIn. São ações de resultados imediatos, onde, cria-se uma campanha e paga-se para que ela seja entregue ao seu público alvo.

Uma agência, após a definição da persona, irá fazer a administração das suas campanhas e claro, trazer, com o capital empregado, um resultado muito mais expressivo.

Prospecção Ativa

Na realidade, quero falar de algo muito novo, do resultado fantástico que promove nas vendas B2B, ou seja, empresas que vendem para empresas.

Estou falando de outbound marketing ou outbound 2.0, que é uma prospecção feita, de modo inteligente, que tem proporcionado resultados significativos, em relação a números de crescimento.

É um assunto longo, e atualmente existem ferramentas ótimas, que vão lhe auxiliar no processo:

Fazendo um resumo: é montar listas inteligentes, usando alguns racks. Nessas listas, vamos saber quem são as empresas que consomem seus serviços ou produtos, com nome e e-mail da pessoa certa para falar sobre o assunto.

Não adianta você ligar para uma empresa, para oferecer seus serviços, e não saber com quem falar.

Muitas vezes, será atendido pela secretária e telefonista, que não vão passar o recado.

Outra coisa, você não tem que oferecer um serviço ou produto, você precisa oferecer uma solução, e para tanto, tem que conhecer as dores do cliente para quem está ligando.

Ele precisa saber, que seu serviço ou produto, pode resolver um problema daquela empresa.

Conclusão:

É na implantação de todos esses processos, que uma agência pode te trazer resultados, pois ao contratar uma agência de marketing focada em resultados, ela irá fazer uma análise de público, produto, além de traçar e implementar as estratégias necessárias.

É um trabalho em conjunto com sua equipe de vendas, a fim de entregar para seu negócio, uma receita previsível.

E seu negócio jamais viverá apenas das indicações!

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