Guia prático para elaborar um Calendário Editorial com estratégia

Calendário Editorial

Muitas pessoas acham que um Calendário Editorial é apenas uma planilha onde você disponibiliza temas e datas para postagens em blogs e redes sociais, e quando começam a produzir seus conteúdos e postar, acabam se decepcionando, pois os resultados não são satisfatórios. 

Sabe por que isso acontece? Porque um Calendário Editorial, antes de mais nada, precisa ser pensado de maneira estratégica, de forma concisa e bem estruturada, com o intuito de educar seu público-alvo, te colocar em uma posição de autoridade perante seu nicho de mercado e mostrar para esse público que você tem um produto ou serviço que resolve um problema que ele tem.

Um CE é muito mais do que um simples cronograma. É nele que começamos a definir detalhes importantes das criações que incluem temas, palavras-chave importantes para seu nicho, seu público-alvo, a etapa do funil, entre outros.

Eu preparei este conteúdo pensando em ajudar empresas e escritórios de advocacia a preparar e cumprir a estratégia de seus calendários de forma simples e assertiva. 

Qual é a função de um calendário editorial em um projeto de marketing de conteúdo?

Como disse anteriormente, um Calendário Editorial é muito mais do que um simples cronograma com datas e temas de postagens. Ele é o coração do marketing de conteúdo, porque todas as ideias nascem através dele.

O que eu quero dizer com isso? Que quando você começa a pensar em criar conteúdo para postar, seja em suas redes sociais, seja em seu blog, ou até mesmo em plataformas de streaming como o Youtube, por exemplo, você precisa ter algumas perguntas em mente: quais são as dificuldades do meu público-alvo? Quais são os problemas que esse público tem? Como minha empresa pode resolver? Quais são as dúvidas que esse público tem que eu tenho experiência para responder? E por aí, vai!

Portanto, a função do Calendário Editorial é, principalmente, te ajudar a identificar ideias como fonte da estratégia.

Por que a sua empresa ou escritório deve criar um calendário editorial de conteúdos?

Primeiro é importante saber que ao criar conteúdo relevante e informativo, você consegue estabelecer sua autoridade e construir sua reputação para atrair potenciais clientes. Existem muitos benefícios conseguidos, tanto para o público quanto para sua empresa, ao seguir uma estratégia de conteúdo.

Sabendo disso, a construção de um Calendário Editorial é fundamental, porque:

1 – Ajuda na geração de ideias

O calendário permite que você organize as ideias à medida que vai encontrando as maneiras de como o seu público pesquisa na internet. 

Existem ferramentas, pagas e gratuitas, onde é possível pesquisar o volume de buscas de determinadas palavras-chave e, assim, saber se sua ideia é relevante ou não. Além disso, é possível através dessas mesmas ferramentas e também do próprio Google, saber quais as dúvidas que seu público tem relacionadas àquela palavra-chave.

Veja exemplo de pesquisas no Google na imagem abaixo:

A ferramenta Ubersuggest, por exemplo, possui uma extensão para o Google Chrome com a intenção de facilitar a busca por palavras-chave. Veja na imagem a seguir:

Outras ferramentas relevantes

Google Ads: Planejador de Palavras-Chave

O primeiro passo é muito simples: basta escolher uma das opções e digitar sua palavra chave para começar o planejamento. Veja abaixo:

Free Keyword Tool

Essa ferramenta oferece 30 buscas gratuitas. 

Answer the public

Essa ferramenta proporciona dados precisos direto da mente do público com base no que eles andam buscando.

2 – Melhora a organização e o planejamento

Uma das coisas que mais gosto no planejamento de conteúdos é que o Calendário permite que não ocorram repetições de temas, evitando a duplicidade de postagens. O calendário que utilizamos aqui na Rise Up é composto por abas separadas por meses do ano, o que possibilita checar temas anteriores para evitar essas duplicidades.

Além disso, a organização e o planejamento permitem um alinhamento com as datas para que as postagens sejam programadas, evitando atrasos.

Baixe a planilha da Rise Up aqui

3 – Possibilita a avaliação de resultados

A avaliação dos resultados é uma das coisas mais importantes que precisamos fazer a médio prazo. Avaliar métricas permite que você entenda o que está dando certo e o que não está, o que possibilita a mudança de estratégia, caso necessário.

Você pode avaliar as métricas de conteúdos de várias maneiras e com algumas ferramentas disponíveis, como, por exemplo, Google Search Console, Relatório Reportei (ferramenta paga que utilizamos aqui na Rise para nossos clientes) RD Station Marketing versão Pro e, no caso das redes sociais, o próprio Facebook Business Suite. 

Nesse caso, o trabalho é manual, mas vale a pena. Através dessas ferramentas é possível entender quais os conteúdos que trouxeram mais visitas ao site, quais as publicações tiveram mais entrega, engajamento, curtidas ou qualquer outra métrica que seja importante para seu negócio e seu objetivo.

Observação: Em nossa planilha existe uma área para inserção desses números que fica ao lado de cada tema, o que dá a possibilidade de uma análise mais minuciosa das métricas desejadas. 

Quais as vantagens de produzir conteúdos para minha empresa?

Antes de te orientar na elaboração de um calendário editorial, é importante ressaltar que a produção de conteúdo relevante para o público que você deseja atingir possui muitas vantagens. 

É interessante dizer que a produção de conteúdos não existe para cumprir uma etapa do marketing, ela realmente possui uma função importante, com vários benefícios. Entre eles estão:

1 – Aparecer no Google

A produção de conteúdo para sites e blogs é interessante, pois chama a atenção de pessoas que fazem parte de seu público-alvo. Geralmente essas pessoas procuram produtos, serviços e, o mais importante, resoluções para problemas e dúvidas fazendo pesquisas na internet. 

Se você tem um conteúdo que ajuda a resolver esses problemas ou tirar dúvidas, essa já é uma grande vantagem. No entanto, um bom conteúdo que tire dúvidas precisa estar aliado à uma estratégia de SEO. 

De forma resumida, SEO são técnicas utilizadas em conteúdos com objetivo de atingir boas posições no Google, ou seja, ranqueamento. No entanto, SEO não é feito apenas nos conteúdos de blog. Uma das coisas mais importantes no SEO é a experiência do usuário, o que chamamos de UX, portanto você precisa ter um site/blog com uma ótima experiência para as pessoas que irão navegar nele, além disso, carregamento rápido faz toda a diferença nessa hora.

Se quiser entender um pouco mais sobre SEO, leia nossos conteúdos:

O que é SEO? Dicas de como conquistar o topo do Google

Qual a importância do SEO no conteúdo?

2 – Captar leads

Com o marketing de conteúdo também é possível captar leads através de materiais de troca disponibilizados nos artigos de blog e em outros conteúdos feitos em redes sociais.

Em quase todos nossos artigos de blog, disponibilizamos materiais de troca para a pessoa baixar e virar um lead em nossa base. Dependendo do tipo de conteúdo, ou seja, se entendermos que essa pessoa realmente está interessada em uma solução que temos na agência, fazemos um contato mais direto com ela. Caso seja um lead que ainda está no Topo do funil, ou seja, ainda está pesquisando sem saber ao certo se tem um problema, colocamos este em um fluxo de e-mails marketing para educação.

Por exemplo, no artigo: Quais métricas você deve acompanhar no marketing e nas vendas, e como analisar cada uma delas, disponibilizamos uma planilha, que inclusive é um modelo que utilizamos aqui na Rise Up para nossos clientes. 

Ao disponibilizar um material, a troca é feita quando a pessoa fornece o nome, e-mail e telefone para poder baixar esse material, se tornando um lead dentro de sua base de contatos. Dessa forma, a sua criatividade em como irá abordar e tratar esse lead, fará toda a diferença se ele irá se tornar um cliente, um defensor de sua marca, etc.

Exemplos de materiais de troca que são bastante utilizados:

  • E-books
  • Planilhas
  • Checklists
  • Aulas em vídeo
  • Infográficos
  • Cupons de desconto

3 – Educar clientes e equipe interna

Muitas são as objeções que um lead pode ter quando você tenta vender para ele, principalmente, se sua venda for consultiva. Clientes também possuem dúvidas e fazem perguntas constantemente. 

Quando sua empresa contrata um funcionário novo, na maior parte das vezes, esse funcionário precisa de treinamento e, mesmo com o treinamento, vai possuir dúvidas.

Nesse sentido, vídeos, artigos e materiais como e-books, fazem o papel de tirar essas dúvidas e educar clientes e equipes. 

4 – Estabelecer relacionamento com leads e clientes

Tenho um bom exemplo para dar nessa situação: há algum tempo atrás, uma pessoa entrou em contato conosco utilizando um de nossos materiais de troca que é AGENDE UMA CALL COM ESPECIALISTA.

Como é um material de Fundo de Funil, ou seja, para quem já sabe que tem um problema e está procurando uma empresa para contratar, a abordagem é mais direta. Após a reunião, e depois de alguns contatos feitos pelo nosso comercial, esse lead parou de responder.

Após muitas tentativas, demos como um lead perdido, mas, mesmo assim, colocamos esse lead em um fluxo de automação para receber e-mails marketing de nutrição, com nossas soluções. O intuito era que ele (um lead que nos interessava muito) não esquecesse de nossa agência quando tivesse o interesse novamente em uma solução de marketing para sua empresa. 

Dito e feito! Após alguns e-mails recebidos por ele, voltou a nos procurar e fechou um contrato conosco. A frase: quem não é visto, não é lembrado, se encaixa aqui perfeitamente. Portanto, nunca deixe um bom contato esquecer de você!

5 – Construir autoridade

A construção de autoridade é muito simples. Quando você fala sobre um assunto que domina e tira dúvidas de seu público, com o tempo vai se tornando uma autoridade no assunto. Por isso, é tão importante definir um nicho e falar sobre assuntos desse nicho constantemente.

Uma boa maneira de construir autoridade nas redes sociais é com vídeos curtos, ou seja, os Reels. Hoje, esses vídeos são o tipo de conteúdo que mais engaja e o algoritmo, por sua vez, que mais entrega.

Responder perguntas de clientes, é uma ótima maneira de engajar esses vídeos e te colocar como autoridade no assunto.

6 – Fidelizar clientes

Conseguir fidelizar um cliente, é um bom termômetro para saber se seu produto ou serviço é bom e se seu atendimento é especial, mas para fidelizar clientes é preciso ultrapassar os limites da satisfação pessoal.

Usar um CRM, por exemplo, ajuda sua equipe a monitorar todas as ações que foram feitas e as que serão feitas, futuramente. Esse monitoramento permite a otimização constante de sua estratégia de marketing. 

A atenção no pós-vendas é fundamental. Alimentar seus clientes com materiais ricos, novas ideias, conteúdos interessantes e newsletter bem elaborada, traz vários benefícios, entre eles, que esse cliente fará indicações de sua empresa para outras pessoas.

7 – Vender

Da mesma forma que no item 2, “Captar leads”, o conteúdo funciona como uma troca para possíveis clientes. Com conteúdos de Fundo de Funil, para aquelas pessoas que já sabem que possuem um problema, já conhecem a solução, e estão, apenas, procurando por uma empresa que lhes agrade.

Conteúdos de Fundo de Funil, geralmente, são aqueles que falam sobre sua marca e são utilizados quando o lead está muito próximo da compra.

Alguns formatos utilizados:

  • Cases de sucesso
  • Depoimentos de outros clientes
  • Demonstração do produto ou serviço
  • Avaliação gratuita
  • Call com especialista (Esse usamos por aqui)
  • Cupons de oferta

Como elaborar um calendário editorial?

Para elaborar um Calendário Editorial, primeiro é necessário pensar no objetivo. Qual seu principal objetivo? Trazer autoridade para sua marca? Trazer notoriedade? Mais leads? Aumentar as visitas no site ou redes sociais? Educar seu público? Gerar mais vendas?

A partir daí, existem alguns passos essenciais para a elaboração do Calendário, que são:

1 – Definição do público-alvo

Quem você quer atingir? Saber com quem você estará se comunicando, é essencial.

O público-alvo desempenha um papel fundamental nas estratégias de conteúdo e para que ela seja bem-sucedida é preciso que você direcione sua comunicação de maneira eficaz, para a pessoa certa, reduzindo as chances de erros.

Faça duas perguntas importantes: Quem eu quero? Por que eu quero?

2 – Responda às dúvidas do público-alvo

Quando você define seu público-alvo, fica muito mais fácil responder às dúvidas que essas pessoas têm.

Com base nessas informações, defina palavras-chave relevantes e faça pesquisas de quantidade de buscas/mês que essas palavras têm. Como dito anteriormente, a ferramenta Ubersuggest, pode ajudar nessas pesquisas. Além disso, a maneira como as pessoas pesquisam, é muito importante.

3 – Tipos de conteúdos

Defina os tipos de conteúdos que irá disponibilizar, como, por exemplo:

  • Educativo 
  • Informativo 
  • Motivacional 

E também as linhas editoriais:

  • Tutoriais e passo a passo
  • Top problemas/Top soluções
  • Datas comemorativas
  • Conteúdos e ebooks
  • Curiosidades
  • Notícias, decisões e polêmicas
  • Artigos
  • Vídeos

4 – Calendário 

No Calendário Editorial em si, serão definidos:

  • Responsável 
  • Categoria
  • Situação (em andamento, em aprovação, postado)
  • Data do pedido
  • Data da publicação
  • Tema/Título/Chamada
  • Tipo de conteúdo
  • Formato
  • Objetivo principal
  • Documento de conteúdo – onde ficarão os textos e roteiros
  • Palavra-chave – buscas/mês

E o desempenho dos conteúdos:

  • Likes
  • Comentários
  • Compartilhamentos
  • Salvamentos
  • Alcance
  • Visitas (em caso de artigos)

Segue imagem de exemplo de Calendário Editorial que utilizamos aqui na Rise Up:

Baixe essa planilha aqui

Se você quer saber um pouco mais sobre Marketing de Conteúdo leia: Marketing de Conteúdo, por que fazer? Este conteúdo aborda os vários tipos de conteúdos que você pode criar para as 3 etapas do funil: Topo de funil, Meio de funil e Fundo de Funil.

Com essa planilha, você poderá ter uma organização e estratégia mais assertiva para começar seu marketing de conteúdo. Caso precise de ajuda para isso, conte com um especialista de nossa equipe!

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