Desvendando o poder do conteúdo na advocacia

conteúdo na advocacia

Recebo sempre a mesma pergunta de nossos clientes da área jurídica: por que preciso produzir conteúdo na advocacia?

Produzir conteúdo na advocacia possui as mesmas vantagens de se produzir conteúdo em qualquer outro nicho de mercado, ou seja, promove autoridade, fortalece sua “marca” (branding), além de fazer com que você se torne referência em um determinado assunto.

Por isso, resolvi escrever este artigo, para te mostrar a importância do conteúdo, não só no setor jurídico, mas em qualquer área ou nicho de mercado. Se você tem interesse nesse assunto, fique por aqui!

Meu nome é Renata Covo, estudei publicidade e hoje sou Coordenadora de Marketing de Conteúdo focado em Estratégias, na Rise Up Marketing.

Ao longo de 7 anos, venho escrevendo conteúdos para vários dos meus clientes. Foi assim que comecei. Aos poucos, deixei de só escrever e fui me especializando em estratégias de marketing, para que, através desses conteúdos, os clientes aparecessem. Assim, conheci o Inbound Marketing e técnicas de SEO e, estudei essas técnicas, incansavelmente.

Foi então que percebi que muitos artigos apareciam de forma relativamente fácil nas páginas do Google ao pesquisar por determinada palavra-chave. Percebi, que tudo, exatamente tudo o que precisamos, buscamos nas pesquisas do Google. E pense comigo: todo mundo faz isso!

A importância de se produzir conteúdo na advocacia

A advocacia funciona como uma empresa que tem a necessidade de expandir sua clientela, crescer e envolver um público maior. No entanto, devido às restrições de divulgação estabelecidas pela OAB, é crucial alcançar uma audiência mais ampla sem depender do boca a boca. Portanto, é fundamental criar conteúdo para atrair novos clientes, ganhar notoriedade e trazer autoridade para o advogado(a).

Ninguém entende melhor do que um advogado quando se trata de assuntos jurídicos. No entanto, ser competente em um tema não é suficiente para se destacar em pesquisas orgânicas, ser encontrado nos mecanismos de busca ou estabelecer autoridade online.

É necessário escrever em uma linguagem que seu público-alvo irá entender, lembre-se que você NÃO está conversando com outros advogados, e sim, com pessoas que estão buscando uma solução para um problema e que, na maioria da vezes, são leigas no assunto, ou seja, nunca use o “juridiquês”. 

Além disso, usar técnicas de SEO ajuda a ranquear seu conteúdo mais facilmente e uma pessoa especializada neste assunto irá utilizar desse artifício com muita destreza.

Então, o que significa produzir conteúdo?

O marketing de conteúdo é a ferramenta utilizada para promover empresas, produtos e serviços por meio da criação de materiais informativos em forma de texto, vídeo ou imagem. As empresas que produzem e compartilham esse conteúdo têm a vantagem de se tornarem autoridades em seu nicho e ganham mais visibilidade nas buscas online relacionadas ao seu campo de atuação.

Quando as pessoas buscam por um produto ou serviço, geralmente recorrem ao Google em busca de informações iniciais. Ter a capacidade de responder a essas perguntas feitas nos motores de busca torna o seu escritório relevante e uma autoridade em sua área. 

Por exemplo, se um escritório especializado em Direito do Trabalho escreve sobre a PEC das empregadas domésticas e o conteúdo aparece nas primeiras posições nos resultados de pesquisa, as pessoas que procuram informações sobre esse assunto verão o seu escritório como uma referência nesta área.

É preciso ter dedicação à produção de conteúdo?

Como você já sabe, a concorrência no mundo jurídico está cada vez mais intensa. Existem inúmeros escritórios de advocacia, e o Direito muitas vezes envolve práticas padronizadas. Portanto, transmitir o valor do seu trabalho se torna ainda mais desafiador. Fazer com que outras pessoas compreendam sua expertise é uma tarefa complexa.

Além disso, o Código de Ética da OAB proíbe os advogados de veicular anúncios em meios como televisão, rádio, outdoors e outros.

Precisamos lembrar que a publicidade do advogado precisa ser meramente informativa. Adotar o marketing de conteúdo ajuda os escritórios a estabelecerem uma conexão mais ampla com clientes e potenciais clientes.

Existem alguns passos essenciais para implementar essa estratégia. A seguir conheça alguns passos para uma definição de estratégia assertiva:

Defina seu público-alvo

Com quem você está se comunicando? Quem é o seu público-alvo? 

O público-alvo desempenha um papel fundamental em uma estratégia de conteúdo bem-sucedida, permitindo que você direcione sua comunicação de maneira eficaz, para a pessoa certa, reduzindo as chances de erros. 

Desenvolva uma estratégia de conteúdo

Uma vez que você tenha definido seu público-alvo, é crucial atender às necessidades e interesses desse público por meio de uma estratégia de conteúdo bem planejada. Produzir materiais que não estejam alinhados com sua persona é desperdício de tempo e recursos, além de representar uma oportunidade perdida de se destacar diante da concorrência.

Algumas dicas relevantes

  • Produza um Calendário Editorial baseado nas dúvidas dos seus clientes. Escreva artigos respondendo a essas dúvidas com o máximo de detalhes possível. 
  • Escolha as palavras-chave que irá usar através de uma ferramenta como o Ubersuggest, por exemplo, para saber quantas buscas/mês essa palavra possui. 
  • Outra boa prática para descobrir como as pessoas buscam por esses assuntos, é fazer pesquisa no próprio Google. Segue exemplo na imagem abaixo:

Mantenha uma periodicidade consistente

Não escreva apenas de vez em quando. As pessoas que acessam seu conteúdo esperam encontrar informações atualizadas. Publicar conteúdo desatualizado pode prejudicar sua reputação. Portanto, defina uma periodicidade que você possa manter, seja semanal, quinzenal ou mensal, mas respeite esse compromisso.

Conte com uma equipe especializada 

Embora a escrita sobre questões jurídicas seja uma habilidade do advogado, muitas vezes, as pessoas do outro lado da comunicação têm dificuldade em compreender terminologia técnica. Uma má compreensão pode afastar potenciais clientes. Trabalhar com uma equipe especializada capaz de traduzir o conhecimento jurídico para um público mais amplo pode gerar resultados significativos.

Um diferencial da Rise Up Marketing, é trabalhar com equipe de redatores que estudam Direito. Nesse sentido, nossa equipe é altamente qualificada para escrever conteúdos para um blog jurídico de maneira extremamente assertiva. Aqui estão algumas razões pelas quais isso é vantajoso:

Conhecimento especializado 

Como estudantes ou profissionais do Direito, eles possuem um conhecimento especializado e atualizado sobre questões jurídicas, regulamentações e jurisprudência. Isso lhes permite abordar tópicos legais de maneira profunda e precisa.

Pesquisa

Eles estão habituados a realizar pesquisas aprofundadas e a analisar fontes confiáveis, o que é crucial para a produção de conteúdo jurídico de alta qualidade.

Sem juridiquês

Compreendem a terminologia jurídica e podem comunicar ideias de forma clara e precisa, evitando equívocos e mal-entendidos comuns em questões legais, porém usando linguagem que o público-alvo possa entender.

Atualização contínua

Estudantes e profissionais do Direito precisam se manter atualizados com as mudanças na lei, tornando-os capazes de oferecer informações jurídicas precisas e atualizadas.

Empatia 

Entendem as preocupações e necessidades dos leitores que buscam informações legais, permitindo-lhes abordar questões que são relevantes e interessantes para o público.

Ética profissional 

Possuem um entendimento sólido dos princípios éticos que regem a prática do Direito, o que é essencial ao lidar com questões sensíveis e controversas.

Credibilidade

Ter uma equipe de escritores com formação em Direito pode aumentar a credibilidade do blog, tornando-o uma fonte confiável de informações legais.

Diversidade de tópicos 

Com conhecimento em diversas áreas do Direito, eles podem abordar uma ampla variedade de tópicos, atendendo a diversas necessidades de leitores.

Conteúdo prático 

Podem oferecer conselhos práticos e insights que são valiosos para indivíduos ou empresas que buscam orientação jurídica.

Em resumo, uma equipe que estuda Direito é bem equipada para escrever conteúdo jurídico de alta qualidade e de forma assertiva, fornecendo informações confiáveis e relevantes para aqueles que buscam orientação legal. Eles podem se destacar na produção de conteúdo que atende às necessidades de um público interessado em questões jurídicas.

Leia também: 5 pilares do marketing jurídico que o advogado precisa saber

Siga nosso Instagram: @riseupmkt

Inscreva-se no nosso canal do Youtube

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Posts Recentes:
Categorias:
Guia do Inbound Marketing para Advogados

Sabe como usar o Inbound Marketing no seu escritório? Sim foi tema na Fenalaw de 2022.
Baixe o e-book e saiba o que é inbound marketing jurídico e como usar no seu escritório

BAIXAR AGORA