Site Responsivo e sua Importância

site responsivo

Site responsivo parece estranho, pois algo que surgiu em 2012 com bastante força, já atendendo a uma necessidade do avanço da web.

Neste atual momento, muitas agências se deparam com clientes que ainda não sabem o que é site responsivo e qual sua importância.

Quantas vezes falamos para um cliente, que o site da empresa dele não é responsivo e percebemos que o cliente não faz ideia do tamanho do problema que tem.

Se o site da sua empresa não é responsivo, o importante já virou urgente, a muito tempo.

Mas o que site é responsivo?

Site responsivo, são sites que se adaptam a qualquer tamanho de tela e ou sistema operacional.

São sites, em que o usuário consegue navegar de maneira inteligível, tanto em computadores como em celulares, ou melhor em qualquer dispositivo que acesse a internet.

Se preferir você pode assistir um vídeo sobre o esse artigo:

E qual a importância de o site da sua empresa ser responsivo?

Sabemos que mais da metade da população brasileira, acessa a internet através de celulares e é diante desse fato que começam as necessidades. Então vamos a elas:

O Google:

Em abril de 2015, o Google lança um algoritmo chamado “mobile friendly” que favorece na pesquisa os sites que estão preparados para se adaptarem a celulares, ranqueando em primeiro lugar os sites responsivos.  Os que não são responsivos, nem são mostrados.

Em resumo: se seu site não está preparado para ser mostrado em dispositivos móveis, o Google nem quer saber dele.

O Google é uma empresa (não uma instituição sem fins lucrativos), que visa atender bem seus usuários. Ele não vai mostrar para seu usuário, um site onde ele não vai conseguir interagir com o conteúdo, que terá dificuldades de obter informações.

Vai acabar mostrando outros, relacionados ao que o usuário pesquisa, no caso, o site de um concorrente que esteja atualizado.

O Cliente:

Não é novidade que os consumidores atualmente estão mais exigentes e informados, a começar por nós mesmos que antes de adquirirmos algo, na maioria das vezes, vamos à internet para pesquisar sobre o produto, comparar preços e saber qual tipo se encaixa melhor às nossas necessidades.

Se fazemos isso, os nossos clientes também fazem. Melhor ainda, ele lembra da nossa empresa e acessa o endereço dela na internet.

Se o cliente estiver navegando no celular, vai acabar procurando outra empresa, pois não vai conseguir navegar de forma correta.

Se ele estiver no notebook ou computador, vai acessar um site desatualizado, que provavelmente, foi feito em uma tecnologia já ultrapassada, em que o navegador vai ter problemas de acesso.

Aí eu deixo a pergunta: Qual a impressão que esse cliente terá da empresa? No mínimo, que a empresa não está atualizada para prestar um serviço de qualidade.

Uma pesquisa antiga, revelou que 52% das pessoas que acessam um site que não se adapta a celulares, irão navegar em outro site e que 48% vão se sentir frustrados.

Uma outra situação é: um cliente seu que indica a sua empresa a um conhecido. Com certeza esse conhecido vai buscar o contato da sua empresa na internet e vai se deparar com tudo que foi dito acima.

Em resumo: se o site da sua empresa não estiver atualizado, você com certeza estará deixando de captar novos clientes e ainda poderá perder os que já tem para o concorrente. Estará deixando de crescer e ainda poderá perder mercado.

O Marketing:

Atualmente, estamos vivendo a internet 3.0, onde a pessoa faz uma pesquisa no Google e ele mostra os resultados dos negócios perto da localização do pesquisador.

O Google sabe o local que você está, suas preferências. Isso também acontece nas redes sociais.

O Facebook, por exemplo, mostra os resultados que tem haver com suas preferências, o que chamamos em marketing, de dores do usuário.

Não é coincidência, mas o Facebook “sabe” quais os assuntos de nosso interesse.

Sabe quando acessamos determinado site e um anúncio de lá começa a nos perseguir por outros locais em que navegamos?

Isso somente é possível em sites atuais e essas ações de marketing trazem uma conversão expressiva em consumo.

Mas o pior de tudo é quando temos um site totalmente desatualizado e fazemos publicações nas redes sociais. A grande maioria das pessoas navega nas redes sociais pelo celular e vai tentar acessar seu site pelo celular.

Como saber se seu site não se adapta a celulares?

Para você saber se seu site está desatualizado para os padrões da web é simples. Veja a seguir.

O Google disponibiliza um site, que você pode acessar colocando a URL do seu site e assim fazer um teste.

Se quiser, você pode fazer a pesquisa no Google com a seguinte frase: “teste de compatibilidade com dispositivos moveis” Segue link para que você possa realizar o teste do seu site: https://search.google.com/test/mobile-friendly

Conclusão:

Caso o site da sua empresa não seja responsivo, não tenha um layout moderno e você tem a intensão de continuar no mercado, conquistando mais clientes, sua situação deixou de ser importante e virou urgente.

Chegou o momento de providenciar um site atual! Um site responsivo faz total diferença!

Procurar uma agência de marketing de sua confiança é o primeiro passo para dar início ao que pode ser a melhor mudança para sua empresa. Depois me conta!

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário ou pergunta. Se preferir pode deixar sua sugestão sobre temas que gostaria que escrevêssemos. Teremos prazer em te ajudar.

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