Por que fazer Marketing de Conteúdo?

marketing de conteúdo

Você sabia que o Marketing de Conteúdo é fundamental para sua empresa? Quer saber por que?

Então, entenda tudo aqui neste post que preparamos para você!

Porque, fazer conteúdo de qualidade para seus leads e falar das dores deles?

Então, se você se interessa por Marketing e acredita que ele pode te ajudar a trazer possíveis clientes para sua empresa, este post é para você!

Vamos te explicar tudo direitinho!

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é o conteúdo relevante feito para entreter, informar e educar um possível cliente.

Assim, é uma forma de engajar o seu público-alvo com sua empresa ou marca, gerando mais possibilidades de negócios.

Porque, hoje o público possui total poder poder de ir atrás daquilo que quer e também daquilo que nem está procurando. Como assim?

Antigamente, quando estávamos assistindo televisão, o programa era interrompido por comerciais e propagandas de produtos e serviços.

Hoje, como consumidores, podemos simplesmente procurar na internet por algo. Podemos resolver problemas mais facilmente através de conteúdos explicativos.

Por isso, quando temos alguma dúvida, vamos logo para o Google e tentamos encontrar algum artigo ou publicação que tire nossas dúvidas, não é mesmo?

E assim, ao pesquisar por um determinado assunto, nos deparamos com algum conteúdo de determinado site e podemos pesquisar neste site, caminhos que nos levarão à solução de algum problema.

Incrível não? É assim que os consumidores encontram o seu produto, através de conteúdos de blog, por exemplo.

Quais os principais objetivos do Marketing de Conteúdo?

Quando falamos que o Marketing de Conteúdo é importante para sua marca, estamos falando sobre dados pesquisados.

Então, existem 6 principais objetivos do Marketing de Conteúdo:

  • Aumentar a visibilidade da marca na internet;
  • Aumentar a interação do público com a marca;
  • Nutrir sua base de leads ;
  • Reduzir o Custo de Aquisição de clientes;
  • Estabelecer confiança do público e adquirir propagadores da marca;
  • Gerar vendas;
  • Melhorar a experiência do cliente no pós-vendas.

O que acontece com empresas que adotam o Marketing de Conteúdo

Empresas que adotam o Marketing de Conteúdo em suas estratégias, geram muitos benefícios para sua marca.

assim, pesquisas mostram e dados confirmam o que acontece com empresas que adotam o Marketing de Conteúdo:

  • Geram 4 vezes mais visitas e 5 vezes mais leads;
  • Empresas que publicam conteúdo no blog têm 3,7 vezes mais visitas;
  • Empresas que publicam mais de 12 conteúdos por mês geram o dobro de tráfego em seu site;
  • 50% das empresas no Brasil aumentaram os investimentos em Marketing de Conteúdo entre os anos de 2015 e 2016;
  • 73% das empresas brasileira de hoje, adotam o Marketing de Conteúdo em suas estratégias;

O que escrever?

É importante pensar sempre no que escrever. O conteúdo deve ser relevante, explicativo, resolver problemas, ensinar e ter qualidade.

Um dos objetivos do conteúdo é atrair o público alvo ideal para o seu tipo de negócio. Dessa maneira ele precisa passar a mensagem certa ao público certo no momento que ele mais precisa!

Você ajuda seu público, ele tem uma percepção positiva da sua empresa ou marca e compartilha com aqueles que conhece.

O Marketing de Conteúdo busca captar o interesse das pessoas de forma não invasiva ou interruptiva, porque você não aborda o cliente e, sim o cliente vem a procura de resolver suas dores.

O objetivo aqui é atrair o público de forma sutil!

Como aplicar o Marketing de Conteúdo?

Blog

Se você possui um blog em seu site, este é o canal mais comum para atrair visitantes. Mantenha um ritmo de postagens e gere um calendário regular.

Aposte na qualidade do conteúdo e não na quantidade. Apesar de ser importante fazer postagens regulares, nunca esqueça da qualidade oferecida.

Planeje as pautas, baseando os conteúdos nos problemas do público ou da persona e otimize o texto para os buscadores, ou seja, faça o SEO. 

Aqui no nosso blog você encontra um artigo que fala como fazer o SEO. É um conteúdo simples e fácil de entender. Se você seguir nossas dicas, com certeza terá um conteúdo de qualidade e otimizado para o Google. 

O que é SEO? Dicas de como conquistar o topo do Google.

Qual a importância do SEO no conteúdo? Aprenda o passo a passo!

Tipos de Materiais

Você pode fazer blog posts com frequência, mas de vez em quando, desenvolver um “material rico” pode fazer muita diferença, como por exemplo: 

  • E-books – é um livro digital, onde o conteúdo pode ser um passo a passo, dicas, tutorial de como fazer, entre outros.
  • Webinars – filmar uma pessoa que seja autoridade e algum tema que você quer mostrar, apresentando uma linguagem adequada para o público-alvo.
  • Infográficos – é visual, atrativo e de fácil compreensão.
  • Planilhas – um material específico para facilitar a execução de tarefas dos clientes.
  • Vídeos – 50% do tráfego mobile da internet é composto por vídeos, o que garante muita segurança para o comprador.
  • Outros – checklist, artigos técnicos, templates, pesquisas, glossários.

Mas não esqueça: é preciso divulgar esses conteúdos na internet através de uma Landing Page e ofertar esse conteúdo em troca de alguns dados do consumidor como, por exemplo, nome e e-mail.

Quando você possui os dados do lead, fica mais fácil a comunicação, que pode ser através do e-mail marketing, por exemplo. 

E-mail Marketing

E -mail marketing é o e-mail com mensagem comercial, com ofertas, descontos, informações sobre serviços ou produtos.

O objetivo do e-mail marketing é responder dúvidas e manter o interesse do lead pela empresa.

Os tipos de E-mail Marketing

  • Newsletter – com objetivo de nutrir o relacionamento, caso a empresa possua um blog, a newsletter é uma boa maneira de alavancar o conteúdo.
  • E-mail promocional – serve para promover ofertas, materiais ricos, produtos ou serviços, não é desconto.
  • Sazonal – mensagem personalizada nas datas comemorativas, ou datas especiais que proporciona uma atenção individualizada onde os clientes se sentem especiais.
  • E-mail de boas vindas – serve para mostrar ao lead recém convertido que sua empresa se sente feliz por ele ter realizado uma ação.
  • De ativação – é ideal para clientes e leads inativos, você pode dar dicas, fazer perguntas sobre o que ele gostaria de receber.

Elementos importantes para o E-mail Marketing    

Não esqueça que 68% das pessoas abrem o e-mail com base no remetente, por isso quando for enviar e-mail marketing, ele deve ser personalizado com o nome de alguém da empresa.

  • Nunca use “no reply” pois o leitor precisa contar com a possibilidade de poder entrar em contato com sua empresa, caso queira.
  • Assuntos: você pode gerar interesse, mostrar relevância, boa reputação, urgência ou emoção.
  • Seja objetivo.
  • Evite palavras muito comerciais como promoção, grátis, compre, clique, abra, confira, entre outras.
  • Personalize usando o nome do lead.
  • Faça perguntas.
  • Use emojis.
  • Inclua números.
  • Utilize texto direto e objetivo para direcionar o lead para o CTA.
  • O CTA precisa estar nos primeiros 300 pixels da tela.
  • Coloque o botão do CTA com cores contrastantes para chamar atenção do usuário.
  • Insira imagens.
  • Sempre use sua própria base de contatos, nunca compre listas.

O conteúdo também pode ser feito nas redes sociais, pois 58% da população usa as redes como Facebook (é o mais popular e perfeito para negócios), Instagram para quem utiliza internet principalmente no celular e LinkedIn para relacionamentos profissionais.

Além dessas, o YouTube para vídeos é uma das plataformas mais usadas. 

O conteúdo é uma das coisas mais importantes do Marketing. Conteúdo é rei!

Se você quer fazer conteúdo de qualidade para seu blog e atrair mais leads para seu negócio, aqui tem um passo a passo para você!

10 passos simples para criar conteúdo relevante para seu blog.

Como escrever títulos perfeitos para seu conteúdo de Blog?

Conteúdo deve estar nas Redes Sociais

O conteúdo precisa estar também nas Redes Sociais. Faça posts no Instagram, artigos no LinkedIn (dependendo do tipo de negócio), compartilhamentos dos artigos do blog e posts no Facebook.

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