Sumário
Você sabe qual a importância do SEO em um conteúdo de Blog?
Através do blog da Rise Up, você já ficou sabendo qual a importância de escrever conteúdo relevante para seu site.
E agora, quero mostrar para você qual a importância do SEO em um conteúdo de blog.
Se você quer aprender as técnicas de SEO e saber porque elas são tão importantes para otimizar as buscas na internet, continue aqui!
E, esteja preparado para trazer mais clientes para o seu site!
Mas o que é SEO?
SEO – Search Engine Optimization, ou seja, é a Otimização para Mecanismos de Buscas.
O SEO nada mais é do que usar técnicas de otimização para sites, blogs e conteúdos em geral, com o intuito de alcançar uma boa posição nas páginas dos buscadores, como o Google, por exemplo.
Quando uma empresa resolve fazer Marketing Digital, o seu maior desejo e objetivo é que sua marca e seus serviços ou produtos, estejam nas primeiras páginas do Google, certo?
Porém, ter um site responsivo e estar na internet ajuda, mas não é garantia de se conseguir estar nas primeiras páginas dos buscadores, principalmente de forma orgânica.
Por isso, para conseguir ser achado nas primeiras páginas dos buscadores, de forma orgânica, ou seja sem pagar por isso, é necessário investir em estratégia!
O SEO, é uma estratégia que visa otimizar resultados e garantir que sua empresa fique bem posicionada.
No entanto, todos sabem que a concorrência marca pesado, pois hoje em dia, qual é a empresa que não procura estar presente na internet?
Mas, tenho uma ótima notícia!
Existem maneiras para que seu negócio alcance um bom ranking nas páginas de resultados. Por isso, estou aqui!
Para te ensinar como você pode utilizar o SEO à favor do seu conteúdo, e conseguir uma ótima posição nos buscadores.
Minha trajetória no SEO
Quando comecei a escrever conteúdos para blogs, encontrei muitas dificuldades para otimizar os textos e começar a encontrar meus conteúdos na internet.
Realmente, não era nada fácil!
Na verdade, fui estudando o Marketing Digital como um todo, o que tornava difícil a minha estrada como redatora de conteúdo.
Então, quando comecei a me focar em cada etapa do conteúdo, encontrei a forma correta e simples de aprender a enxergar a saída para encontrar meus conteúdos nos buscadores.
Se você quiser saber mais sobre isso, leia 10 passos simples para criar conteúdo relevante para seu blog, um conteúdo bem esclarecedor e fácil de entender.
Assim, quando passei a usar, as técnicas de SEO, passei a encontrar muitos dos conteúdos que escrevia para clientes da minha empresa, na primeira página do Google.
E quer saber? Me sentia muito bem com isso! E meus clientes? Agradecidos!
Por isso, quero compartilhar com você, um pouco do que aprendi (estudando sozinha, fazendo testes, lendo e relendo conteúdos dos experts em marketing), sobre SEO.
Vamos lá?
O passo a passo para fazer SEO
O que eu quero com esse conteúdo, é passar para você a maneira mais fácil e didática, de se fazer SEO.
Eu sei que existem muitos conteúdos por ai, até mais complexos que esse.
Porém, eu quero que você aprenda de uma maneira prática, porque eu bem sei o quanto é difícil, ter que ficar estudando horas a fio e, muitas vezes, não conseguir entender quase nada.
E quando isso acontecia comigo, por causa desses artigos muito complexos, parecia que eu só tinha perdido meu tempo.
Então quero focar, exatamente, nas técnicas para que você consiga colocar em prática nos seus conteúdos, seja de blog, site, ou qualquer outro tipo de conteúdo que precise estar na internet.
Então, continue comigo e bom estudo!
1 – Palavras chaves
Primeiramente, é importante definir quais as palavras chaves você irá usar. Ou seja, através do seu público alvo, você poderá definir como quer que seu conteúdo seja buscado.
Você poderá usar uma ferramenta para encontrar as palavras chaves mais relevantes para seu negócio, como um planejador de palavra chave.
Gosto muito de usar Google Keyword Planner, que é uma ferramente gratuita e que funciona muito bem, ou ainda, o Ubersuggest que possui diversas funcionalidades.
Uma outra dica importante, é utilizar palavras chaves de cauda longa, ou seja, as long tails. Invista nelas!
As long tails, são palavras chaves a partir de três palavras e, são menos concorridas, sendo mais fáceis de rankear. Por exemplo:
Palavra chave: pizza
Palavra chave de cauda longa: pizza vegana no Tatuapé
Não esqueça de incluir a palavra chave no título e, também, algumas vezes ao longo do texto, colocando-as em negrito.
2 – Nunca faça conteúdo duplicado
Escrever conteúdo relevante, muitas vezes, pode parecer difícil e, na verdade, é mesmo!
Por isso, se você quer escrever sobre um determinado tema, mas não domina o assunto totalmente, eu sugiro que você estude sobre ele, antes de escrever.
Nunca faça conteúdo duplicado! Mesmo, que já existam “N” conteúdos sobre o mesmo tema, na internet.
Dessa maneira, escreva sempre com suas próprias palavras, fazendo um novo conteúdo, escrevendo na linguagem do seu público alvo.
Assim, você não corre o risco de ser “jogado” pelos buscadores lá para o final das páginas, pois seu conteúdo será novo!
Conteúdos duplicados, fazem com que o site, corra o risco de ser penalizado.
3 – Otimize seu título
O título é uma das partes mais importantes do SEO. Ele precisa estar sempre alinhado com o conteúdo.
Ou seja, o título precisa chamar a tenção do público e ser interessante, fazendo com que o usuário sinta desejo de clicar nele.
Isso quer dizer que quando uma pessoa clica em um artigo, ela clica porque o título mostra exatamente aquilo que ela está procurando.
Dessa forma, ele precisa estar alinhado com o texto, isso significa que o assunto do conteúdo precisa ser, exatamente, o mesmo do título.
Otimizar o título significa que, para chamar mais a atenção do público alvo, você pode usar:
Listas: Os melhores lugares para conhecer nas férias.
Números: 5 praias para se conhecer nas férias.
Dicas: As melhores dicas de planejamento para suas férias.
Pergunta: Quais os melhores lugares para se conhecer nas férias?
Você: Você não pode perder nossas dicas de férias!
Um boa dica é usar um Avaliador de Títulos, eu uso o da Rock Content, é autoexplicativo e fácil de usar.
4 – Use links internos para seus próprios artigos
A medida que você vai escrevendo os artigos do seu blog, você consegue ir linkando um artigo no outro.
Dessa forma, você irá formando uma “teia” dentro do seu próprio blog.
Assim um post vai “chamando” o outro e o usuário acaba ficando muito mais tempo dentro do seu site.
Como o que fiz aqui: A importância de produzir conteúdo relevante para seu website
E saiba, que quando um usuário não fica muito tempo dentro de um site, os buscadores entendem que o site não é bom.
Por isso, é sempre importante que o usuário permaneça o maior tempo possível lendo seus posts e navegando no seu site.
5 – Use recursos multimídia
Essa é outra dica importante, usar recursos multimídia, como: vídeos, podcasts e imagens.
Já ouviu a expressão: uma imagem vale mais que mil palavras?
Pois é, isso é a mais pura verdade!
Quando você está lendo um artigo sobre viagens, por exemplo, olhar a imagem do local torna o conteúdo muito mais interessante.
Muitas vezes, é o motivo pelo qual um cliente fecha um negócio, ou seja, porque viu uma imagem e seus olhos se encheram de vida!
Com os vídeos é a mesma coisa, pois muitos não gostam de ler e acabam colocando um vídeo assistir, por acharem mais prático.
6 – Melhore a velocidade do site
Essa dica também é bem relevante!
Imagine que você precisa pesquisar algo importante e urgente. Você faz a pesquisa e encontra um título matador.
Era tudo o que você estava procurando. Porém, o site é lento, o artigo está demorando para abrir. O que você faz?
Eu saio do site e procuro por outro título que me atenda. E olha, eu tenho certeza, que irei encontrar!
Assim é com a grande maioria dos usuários da internet, quando o site demora a abrir, eles saem e procuram por outro!
Além disso, sites lentos são penalizados! Por isso, use imagens leves e boa hospedagem.
7 – Conclusão e Pergunta Final
Você sabia, que mais de 8% dos leitores, vão passar por todo o conteúdo e ler a conclusão?
E aí, se o assunto concluído interessar, eles voltam e leem todo o artigo!
Além disso, provocar engajamento com seu público é algo muito importante.
Por isso, ao final de um conteúdo, coloque sempre uma pergunta para interagir com seu leitor.
Por exemplo: E então, você já escreve conteúdo relevante para seu público alvo?
Conclusão
Um conteúdo relevante, com um SEO bem feito, pode fazer toda a diferença quando o assunto é atrair seu público alvo.
Por isso, aprender as técnicas de SEO e colocá-las em prática, poderá te ajudar a fazer com que seu público seja “alimentado” pelos seus conteúdos e aprenda sobre seu produto ou serviço, cada vez mais.
Dessa maneira, é muito provável que, quando ele pensar em algo que precisa, ele lembre de você!
Então, use esse passo a passo que preparei, exclusivamente, para que sua empresa possa ter todo o sucesso que almeja.
E então, você gostou das dicas? O que você faz para atrair seu público alvo? Deixe seu comentário aqui!
Leia: O que é SEO? Dicas de como conquistar o topo do Google. Um conteúdo que pode te ajudar também!
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