Sumário
Qual a importância de ter um perfil profissional no Instagram? Hoje em dia, a grande maioria dos usuários da internet possui perfil em alguma rede social.
O Instagram é uma rede que vem crescendo assustadoramente e, muitos dos seus usuários, às vezes, não possuem conta em outra rede social.
Bingo! Esse é um dos maiores motivos para sua empresa ou marca possuir um perfil profissional no Instagram!
Mas, calma! Esse não é o único motivo. Espera um pouquinho aí que tem mais!
Neste post vou falar:
A importância do perfil profissional no Instagram
As principais razões para ter um perfil profissional no Instagram
Dicas para usar o Instagram profissionalmente
A importância do perfil profissional no Instagram
No Brasil, mais de 69 milhões de pessoas usam o Instagram. Isso quer dizer, que estamos atrás apenas dos EUA e Índia.
Então, desde Junho de 2016, o Instagram criou a opção de perfil comercial, por isso agora é possível separar quem quer vender de quem quer apenas possuir um perfil particular.
Assim, para um perfil profissional no Instagram , foi incluído métricas e os anúncios também passaram a existir dentro do aplicativo.
Por isso, empresas de todos os segmentos começaram a aderir ao aplicativo como mais uma chance de aparecer profissionalmente.
As principais razões para ter um perfil profissional no Instagram
1 – CTAs
Os botões Call to Action como, “Ligar”, “Enviar e-mail”, “Como chegar” , entre outros, são muito interessantes para os perfis profissionais.
Então, para ter acesso, basta ir até as configurações do seu perfil comercial e inserir os dados necessários para cada um dos botões acima mencionados. Ou seja, o e-mail, o telefone e o endereço do estabelecimento.
Essa é uma maneira que os usuários têm para interagir com sua marca. Em todos os casos você encurta o caminho do consumidor até você.
2 – Anúncios e Impulsionamento de posts
Com os anúncios, você consegue criar campanhas no Gerenciador de Anúncios do Facebook que veiculem também no Instagram ou somente nele.
E com o Impulsionamento de posts você tem uma alternativa quando quiser ter mais alcance de maneira rápida e independentemente de uma campanha.
3 – Mensuração
Mensurar métricas é um ótimo benefício nas contas comerciais e para acessar, basta clicar no ícone na forma de um gráfico de barras.
Ele proporciona informações básicas sobre os seus seguidores, como a distribuição de gênero, de idade e das principais localidades.
Além disso, essas métricas são importantes para otimizar resultados. Você terá disponível:
- Impressões – número de visualizações que os seus posts tiveram;
- Alcance – o número de pessoas você alcançou;
- Descoberta – ver a porcentagem de pessoas que não estava seguindo você e que foi alcançada;
- Visitas ao perfil – número de vezes que o seu perfil foi visualizado pelas pessoas;
- Principais publicações – posts que tiveram mais impressões organizados em uma lista decrescente;
- Cliques em Ligar – número de vezes que as pessoas clicaram para ligar para a sua empresa a partir do perfil no Instagram;
- Cliques em ‘Como chegar’ – número de cliques que as pessoas deram para saber como chegar até o seu estabelecimento;
- Envolvimento – número de vezes que as pessoas interagiram com a sua publicação, seja curtindo, comentando ou salvando o post;
- Salvos – número de perfis que optaram por salvar a sua publicação;
- Visualizações do vídeo – indica o número de vezes que o vídeo foi visualizado.
- Cliques no site – número de vezes que as pessoas clicaram para acessar o seu site a partir do perfil no Instagram;
Stories
Cliques no link – quantas vezes as pessoas clicaram no link presente em determinado Stories seu;
Atalhos – quantas vezes as pessoas tocaram para voltar para a história anterior, avançar para a próxima ou deslizar para fora;
Respostas – número de pessoas que ao ver o seu Stories enviou uma mensagem para você.
4 – Compras
O Compras no Instagram um recurso que funciona como se fosse a vitrine online da sua loja, porém, permite que as pessoas conheçam mais os produtos com apenas alguns toques dentro do Instagram.
Lembre-se que o perfil profissional passa credibilidade para sua marca!
Dicas para usar o Instagram profissionalmente
Separei algumas dicas para que você tenha sucesso em sua empresa através de um perfil profissional no Instagram.
1 – Mude para perfil comercial
Caso você já tenha uma conta no Instagram, você poderá mudá-la para perfil profissional. É muito simples. Basta seguir os passos abaixo:
- Clique nos três risquinhos no canto superior direito.
- Clique em Configurações.
- Clique em Conta.
- Clique em Mudar para o Perfil comercial, pode aparecer também como “Adicionar as Ferramentas de Negócios do Instagram”. Feito isso, aparecerá uma tela de “Bem-vindo às ferramentas de negócios do Instagram”, clique em “Continuar”.
- Conecte sua página do Facebook. Mas lembre-se:
- Você precisa ser administrador dessa página para conseguir vinculá-la ao Instagram, senão, ela não aparecerá como opção para você.
- Seu perfil deve estar definido como Público, pois atualmente contas pessoais não podem ser alteradas para contas comerciais.
- Um Perfil comercial do Instagram só pode ser conectado a uma única Página do Facebook.
- Recomendamos conectar seu Perfil comercial a uma Página do Facebook associada a sua empresa. Isso facilitará o uso de todos os recursos disponíveis para as empresas.
- Adicione detalhes, como a categoria do perfil ou da empresa e personalize as informações de contato, você precisa adicionar pelo menos uma forma de contato. Mas não se preocupe, a qualquer momento você pode alterar essas informações.
- Clique em Concluir e está feito!
Dica: Especifique bem seu perfil (Bio – Biografia), coloque as informações de seus serviços ou produtos de forma clara e rápida, além de link para seu site (caso possua). Se tiver loja física coloque também o endereço e telefone para contato.
2 – Análise de métricas
O Instagram disponibiliza essa ferramenta de análise de métricas para quem possui um perfil comercial.
Você poderá ver dados como:
- número de pessoas que viram as postagens;
- perfil do público que segue a pagina ( faixa etária, localização, gênero);
- detalhes sobre curtidas e comentários de cada post.
Assim, com essas informações fica muito mais fácil para criar estratégias de vendas e alcançar exatamente o público-alvo ideal para seu negócio.
3 – Poste nos horários certos
Procure postar nos dias ideais para seu público. Essas informações estão na ferramenta de negócios do perfil.
Ainda, os horários ideais garantem maior engajamento com seu público e pessoas interessadas no seu produto ou serviço, o que pode fazer muita diferença. Antigamente diziam que os melhores horários eram de terça e quinta a partir das 10 da manhã. Não caia nessa! O melhor horário, é o horário que o seu público-alvo consome conteúdo nas redes sociais.
4 – Poste fotos e vídeos com qualidade
Depois de descobrir os melhores dias e horários para seu público-alvo, você precisa colocar imagens e vídeos de qualidade para que a experiência do cliente seja ótima.
Lembre-se que o Instagram é uma rede social visual, por isso é importante que as imagens sejam de boa resolução e os vídeos sem barulhos e ruídos, com uma boa gravação.
O conteúdo pode ser editado a partir do mecanismo da plataforma, com inserção de filtros e alteração nos efeitos de luz, ou em editores externos, com efeitos exclusivos ou organização das fotos no feed.
5 – Use Hashtags
As hashtags são muito importantes para um negócio. Pense bem, pessoas seguem hashtags sobre assuntos ou produtos que gostam. Então, se você coloca hashtag sobre determinado assunto nos seus posts, as pessoas que seguem essas hashtags irão visualizar essas publicações, mesmo que não sigam o seu perfil. Essa é uma maneira de ser encontrado pelo seu público-alvo.
Sites que você pode pesquisar hashtags:
1 – Tagboard – a página inicial possui um acesso a uma barra de busca onde você pesquisa e confere os resultados.⠀
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2 – Top Hashtags – serve para analisar as hashtags mais usadas no mundo.⠀
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3 – Keyhole – resultados precisos e em tempo real.⠀
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4 – WebStagram – focado em hashtags feitas no Instagram e dá informações interessantes.⠀
Dicas para usar as hashtags:
- Use as hashtags que estão bombando⠀
⠀ - Escolha as palavras ideais⠀
⠀ - Use palavras que estejam de acordo com o tema proposto⠀
⠀ - Pesquise as palavras adequadas para cada rede social⠀
⠀ - Não utilize muitas palavras⠀
⠀ - Preste atenção na ortografia⠀
⠀ - Não use uma # por palavra – #uma #hashtag #por #palavra – gera baixo engajamento⠀
⠀ - Não use conteúdo impróprio⠀
⠀ - Não use conteúdo enganoso⠀
⠀ - Não coloque # no meio do texto, coloque sempre no final⠀
⠀ - Média de # por postagem – 7⠀
⠀ - Use hashtags de localização se tiver um negócio físico⠀
⠀ - Crie hashtag da sua marca para atingir um determinado público⠀
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6 – Crie vínculo com seu público
Pessoas compram de pessoas! Mesmo que você tenha um perfil profissional no Instagram, tenha um atendimento humanizado!
Então, crie vínculo com seu público respondendo sempre todas as perguntas, seja atencioso nos comentários e responda sempre de maneira direta para cada cliente.
Além disso, faça perguntas nas suas postagens incentivando o engajamento das pessoas. Assim elas se sentirão especiais.
7 – Faça Stories
Os Stories são tão importantes quanto as publicações no feed.
Eles são uma importante ferramenta de contato com seu público-alvo possibilitando conversas diretas e criando um laço de proximidade com quem assiste.
Para te ajudar a saber o que postar nos Stories leia: Criar conteúdo para o Instagram – 22 dicas
8 – Otimize o tempo
Agendar posts pode otimizar o tempo e faz com que você nunca esqueça de postar nos dias e horários ideais para seu público.
Existem ferramentas exclusivas para isso. Nós aqui na agência utilizamos o Etus, que é uma ferramenta paga, mas que vale muito a pena.
Por isso, basta escolher a foto ou vídeo, inserir a legenda, definir a data e o horário desejados e o programa publica automaticamente na conta. O mecanismo pode ser usado no feed e nos Stories, além do Facebook.
9 – Faça posts patrocinados
Fazer posts patrocinados faz com que pessoas que ainda não seguem a página tenham acesso ao seu conteúdo.
Assim, o anúncio será sinalizado como “Patrocinado” no feed e possibilita criar links para o próprio perfil, para um produto ou serviço específico ou para o site da empresa.
Além disso, você poderá definir o perfil do público que quer atingir, o que faz com que sua publicação possa ter um bom retorno.
10 – Publique conteúdo relevante
É sempre muito importante que você publique conteúdos relevantes para seu público-alvo.
Por isso, faça postagens interessantes, dê dicas, poste vídeos com chamadas para o site. Crie posts que tire dúvidas dos seus clientes, mas também faça postagens criativas e descontraídas.
Além disso, aproveite para saber mais sobre conteúdo com o artigo 10 passos simples para criar conteúdo relevante para seu blog.
Outra Dica Excelente
Engajar seu público-alvo, às vezes, pode parecer algo impossível. Porém, através de estudos e cursos que fiz, desenvolvi um artigo sobre dicas do que postar. Esse conteúdo separa o que postar no Feed e o que postar nos Stories. Vale muito a pena começar a separar uma coisa da outra.
Vem ler aqui: Criar Conteúdo para o Instagram – 22 dicas
Leia também: Instagram Comercial: criar conta + 25 dicas
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Ter um perfil profissional no Instagram pode proporcionar muitas vantagens para seu negócio. Espero que tenha gostado deste post. Caso tenha alguma dúvida deixe seu comentário aqui. Compartilhe nossos artigos com seus amigos e colegas de trabalho!
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