Instagram Comercial: criar conta + 25 dicas

instagram comercial

Ter um Instagram Comercial pode fazer muita diferença para uma empresa. As redes sociais têm um potencial muito grande de divulgação para uma marca, produto ou serviço, por isso a importância de se ter um perfil profissional no Instagram.

O Instagram é a rede social que mais cresce no Brasil, já somos o terceiro país com mais usuários de Instagram, somente perdendo para EUA e Índia. Então, por que não usar essa rede à favor de nossa empresa?

Atualmente o Brasil possui 69 milhões de usuários de Instagram. Isso quer dizer que se você conseguir atingir seu público-alvo, você poderá ter uma fatia muito grande desses usuários para oferecer seus serviços ou produtos.

O que é Instagram Comercial?

A rede social disponibilizou o Instagram Comercial em 2016, com a intenção de diferenciar um perfil pessoal de um profissional. Além disso, disponibiliza ferramentas para que a sua empresa possa acompanhar as métricas.

Mensurar métricas é um ótimo benefício do Instagram Comercial e para acessar, basta clicar no ícone na forma de um gráfico de barras.

Essas métricas são essenciais para otimizar os resultados, proporcionando informações básicas sobre os seus seguidores, como gênero, idade, principais localidades, entre outras.

Quais as métricas do Instagram Comercial

  • Impressões – número de visualizações que os seus posts tiveram;
  • Alcance – o número de pessoas você alcançou;
  • Descoberta – ver a porcentagem de pessoas que não estava seguindo você e que foi alcançada;
  • Visitas ao perfil – número de vezes que o seu perfil foi visualizado pelas pessoas;
  • Principais publicações – posts que tiveram mais impressões organizados em uma lista decrescente;
  • Cliques em Ligar – número de vezes que as pessoas clicaram para ligar para a sua empresa a partir do perfil no Instagram;
  • Cliques em ‘Como chegar’ – número de cliques que as pessoas deram para saber como chegar até o seu estabelecimento;
  • Envolvimento – número de vezes que as pessoas interagiram com a sua publicação, seja curtindo, comentando ou salvando o post;
  • Salvos – número de perfis que optaram por salvar a sua publicação;
  • Visualizações do vídeo – indica o número de vezes que o vídeo foi visualizado.
  • Cliques no site – número de vezes que as pessoas clicaram para acessar o seu site a partir do perfil no Instagram;

Um perfil comercial ajuda uma marca a ser visualizada, passa confiança e credibilidade para uma empresa proporcionando a possibilidade de venda de uma forma mais rápida.

Como Criar um Instagram Comercial

Criar um Instagram Comercial é bem fácil. Você pode criar uma conta do zero ou transformar a sua conta existente em uma conta profissional, mas aí vai depender do seu objetivo.

Na verdade, é importante não misturar perfil pessoal com perfil profissional. Ao mesmo tempo, é importante que você apareça no perfil profissional e mostre sua carinha lá, isso passa credibilidade e não podemos deixar de lembrar que pessoas compram de pessoas.

Para criar um Instagram Comercial é preciso seguir um passo a passo bem simples que vou passar a seguir:

1. Baixar o aplicativo

Caso ainda não tenha baixado o aplicativo, faça isso. Ele está disponível na Play Store (para celulares com Android), na App Store (para iPhone) e na Windows Phone Store (para celulares da Microsoft).

Quando for instalado, basta clicar sobre o ícone no menu para abrir e poderá dar início às configurações da conta.

2. Criar uma conta

O segundo passo é criar uma conta e para isso existem duas maneiras. A primeira é bem fácil e é por meio do login com um perfil do Facebook. Caso já tenha um perfil no Facebook pode usar essa opção.

Caso não tenha um perfil no Facebook poderá fazer pela segunda forma, que é um novo registro clicando em “cadastre-se”. Digite um endereço de e-mail e clique no botão “avançar”.

3. Configurar o perfil

Agora é preciso configurar o seu perfil profissional. Clique sobre os três pontinhos localizados no canto superior direito da tela e vá em “configurações”, “conta”, “alterar para conta comercial”.

Assim que fizer essa configuração, vem uma das partes mais importantes, agora falando em marketing, que é personalizar seu perfil. Adicione uma foto, que pode ser seu logo de preferência e inclua informações essenciais como: uma breve descrição dos seus serviços, link do seu site, endereço (caso seu negócio seja físico), telefone, horário de funcionamento, entre outras informações.

4. Uso da conta

O último passo não é necessariamente parte da criação da conta, mas é essencial, que antes de começar a seguir pessoas que têm a ver com seu nicho de mercado, ou seja, seu público-alvo, você já tenha algumas postagens.

Isso porque, as pessoas vão, antes de seguir seu perfil de volta, olharem seu Feed e eu costumo comparar o Feed do Instagram à seu cartão de visitas. Dificilmente uma pessoa irá seguir de volta alguém ou alguma empresa que não tem nada para mostrar.

Tenho um artigo bem interessante de um curso que fiz sobre postagens para o Instagram, acho importante dar uma olhada, pois tem 22 dicas nele sobre o que postar no Feed e o que postar nos Stories:

Criar conteúdo para o Instagram – 22 dicas

5. Seguir outras contas

O último passo é começar a seguir outras contas, mas antes é importante definir seu público-alvo (clientes em potencial) e começar a seguí-los. Além de seguir perfis semelhantes ao seu.

Uma dica importante: Não use ferramentas tipo robozinhos que seguem perfis e depois derrubam esses perfis. Hoje o instaram consegue identificar esse uso e pune a conta com bloqueio por alguns dias (na melhor da hipóteses) ou até mesmo exclusão da conta.

Como conseguir seguidores no Instagram?

A maneira correta de conseguir seguidores é de forma orgânica! E isso acontece aos poucos, a médio e longo prazos. É preciso ter uma constância nas postagens em primeiro lugar, postar todo dia mesmo, conteúdos de valor para seu público.

Preste atenção às dicas abaixo:

  1. Poste fotos de boa qualidade, que chamam a atenção das pessoas e que as façam querer se engajar com você;
  2. Faça Stories;
  3. Adicione legendas interessantes em seus posts;
  4. Adicione hashtags estratégicas;
  5. Crie um calendário editorial para postar;
  6. Localize os seus usuários-alvo e siga-os;
  7. Seja ativo dentro da rede social
  8. Se alguém te seguir, siga de volta;
  9. Se alguém comentar na sua foto, responda;
  10. Curta as fotos que possuem hashtags de seu interesse;
  11. Faça perguntas ou incentive comentários nos seus posts;
  12. Comente nos posts de outros;
  13. Publique regularmente;
  14. Interaja com outras contas;
  15. Aprenda com a concorrência, mas não faça cópia jamais;
  16. Interaja com outras marcas;
  17. Invista em anúncios, posts patrocinados;
  18. Crie sua própria hashtag e divulgue-a;
  19. Faça CTAs nas postagens – clique aqui, saiba mais, arraste para cima;
  20. Conecte seu Instagram à outras redes sociais;
  21. Varie no conteúdo, não poste só produto ou serviço;
  22. Apoie causas sociais;
  23. Use emojis nos textos;
  24. Promova sorteios;
  25. Use postagens em modelo carrossel.

A dica matadora: tenha um botão do WhatsApp, assim, caso seu lead tenha alguma dúvida, poderá entrar em contato com você de uma maneira rápida e fácil, afinal todos estamos familiarizados com mensagens no WhatsApp, não é mesmo?

A conclusão a que chego é que ter um Instagram Comercial, só proporciona benefícios para uma empresa. Poder mostrar seus produtos ou serviços de forma profissional, faz toda a diferença na hora de conseguir seus clientes. Pense nisso!

Uma coisa muito importante é produzir conteúdos relevantes para seu público-alvo. Por isso, preparamos um e-book para te ajudar nessa jornada!

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