A importância de ter um perfil profissional no Instagram

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Qual a importância de ter um perfil profissional no Instagram? Hoje em dia, a grande maioria dos usuários da internet possui perfil em alguma rede social.

O Instagram é uma rede que vem crescendo assustadoramente e, muitos dos seus usuários, às vezes, não possuem conta em outra rede social.

Bingo! Esse é um dos maiores motivos para sua empresa ou marca possuir um perfil profissional no Instagram!

Mas, calma! Esse não é o único motivo. Espera um pouquinho aí que tem mais!

Neste post vou falar:

A importância do perfil profissional no Instagram 

As principais razões para ter um perfil profissional no Instagram

Dicas para usar o Instagram profissionalmente

A importância do perfil profissional no Instagram   

No Brasil, mais de 69 milhões de pessoas usam o Instagram. Isso quer dizer, que estamos atrás apenas dos EUA e Índia.

Então, desde Junho de 2016, o Instagram criou a opção de perfil comercial, por isso agora é possível separar quem quer vender de quem quer apenas possuir um perfil particular.

Assim, para os perfis comerciais, foi incluído métricas e os anúncios também passaram a existir dentro do aplicativo.

Por isso, empresas de todos os segmentos começaram a aderir ao aplicativo como mais uma chance de aparecer profissionalmente.

 As principais razões para ter um perfil profissional no Instagram   

 

1 – CTAs  

Os botões Call to Action como, “Ligar”, “Enviar e-mail”, “Como chegar” , entre outros, são muito interessantes para os perfis profissionais.

Então, para ter acesso, basta ir até as configurações do seu perfil comercial e inserir os dados necessários para cada um dos botões acima mencionados. Ou seja, o e-mail, o telefone e o endereço do estabelecimento.

Essa é uma maneira que os usuários têm para interagir com sua marca. Em todos os casos você encurta o caminho do consumidor até você.

2 – Anúncios e Impulsionamento de posts   

Com os anúncios, você consegue criar campanhas no Gerenciador de Anúncios do Facebook que veiculem também no Instagram ou somente nele.

E com o Impulsionamento de posts você tem uma alternativa quando quiser ter mais alcance de maneira rápida e independentemente de uma campanha.

3 – Mensuração   

Mensurar métricas é um ótimo benefício nas contas comerciais e para acessar, basta clicar no ícone na forma de um gráfico de barras.

Ele proporciona informações básicas sobre os seus seguidores, como a distribuição de gênero, de idade e das principais localidades.

Além disso, essas métricas são importantes para otimizar resultados. Você terá disponível:

  1. Impressões –  número de visualizações que os seus posts tiveram;
  2. Alcance – o número de pessoas você alcançou;
  3. Descoberta – ver a porcentagem de pessoas que não estava seguindo você e que foi alcançada;
  4. Visitas ao perfil – número de vezes que o seu perfil foi visualizado pelas pessoas;
  5. Principais publicações – posts que tiveram mais impressões organizados em uma lista decrescente;
  6. Cliques em Ligar – número de vezes que as pessoas clicaram para ligar para a sua empresa a partir do perfil no Instagram;
  7. Cliques em ‘Como chegar’ – número de cliques que as pessoas deram para saber como chegar até o seu estabelecimento;
  8. Envolvimento – número de vezes que as pessoas interagiram com a sua publicação, seja curtindo, comentando ou salvando o post;
  9. Salvos – número de perfis que optaram por salvar a sua publicação;
  10. Visualizações do vídeo – indica o número de vezes que o vídeo foi visualizado.
  11. Cliques no site – número de vezes que as pessoas clicaram para acessar o seu site a partir do perfil no Instagram;

Stories     

Cliques no link – quantas vezes as pessoas clicaram no link presente em determinado Stories seu;

Atalhos – quantas vezes as pessoas tocaram para voltar para a história anterior, avançar para a próxima ou deslizar para fora;

Respostas – número de pessoas que ao ver o seu Stories enviou uma mensagem para você.

4 – Compras    

O Compras no Instagram um recurso que funciona como se fosse a vitrine online da sua loja, porém, permite que as pessoas conheçam mais os produtos com apenas alguns toques dentro do Instagram.

Lembre-se que o perfil profissional passa credibilidade para sua marca!

Dicas para usar o Instagram profissionalmente   

Separei algumas dicas para que você tenha sucesso em sua empresa através de um perfil profissional no Instagram.

1 – Mude para perfil comercial   

Caso você já tenha uma conta no Instagram, você poderá mudá-la para perfil profissional. É muito simples.

Basta vincular o perfil do Instagram com uma página do Facebook e mude o perfil comum para “perfil comercial”.

Dessa forma você poderá colocar informações mais detalhadas da sua empresa como endereço, site, telefone e ainda expor seus produtos de forma mais organizada.

2 – Análise de métricas   

O Instagram disponibiliza essa ferramenta de análise de métricas para quem possui um perfil comercial.

Você poderá ver dados como: 

  • número de pessoas que viram as postagens;
  • perfil do público que segue a pagina ( faixa etária, localização, gênero);
  • detalhes sobre curtidas e comentários de cada post.

Assim, com essas informações fica muito mais fácil para criar estratégias de vendas e alcançar exatamente o público-alvo ideal para seu negócio.

3 –  Poste nos horários certos 

Procure postar nos dias ideais para seu público. Essas informações estão na ferramenta de negócios do perfil.

Ainda, os horários ideais garantem maior engajamento com seu público e pessoas interessadas no seu produto ou serviço, o que pode fazer muita diferença.

4 – Poste fotos e vídeos com qualidade   

Além de existirem melhores dias e horários para postagem, você precisa colocar imagens e vídeos de qualidade para que a experiência do cliente seja ótima.

Lembre-se que o Instagram é uma rede social visual, por isso é importante que as imagens sejam de boa resolução e os vídeos sem barulhos e ruídos, com uma boa gravação.

O conteúdo pode ser editado a partir do mecanismo da plataforma, com inserção de filtros e alteração nos efeitos de luz, ou em editores externos, com efeitos exclusivos ou organização das fotos no feed.

5 – Use Hashtags   

Gosto de falar sobre as hashtags pois vejo muitas pessoas postando com hashtags e deixando o perfil fechado, no caso dos perfis pessoais. Isso não funciona, pois ninguém irá te encontrar pela hashtag usada. 

Porém,  isso é só uma observação pessoal. No caso das contas profissionais, o perfil não pode ser privado, por isso usar hashtags pode fazer toda a diferença, sabe por que?

Porque, pessoas seguem hashtags sobre assuntos ou produtos que gostam. Então, se você coloca hashtag sobre determinado assunto nos seus posts, todas as pessoas que seguem essas hashtags irão visualizar essas publicações, mesmo que não sigam o seu perfil.

6 – Crie vínculo com seu público    

Pessoas compram de pessoas!

Então, crie vínculo com seu público respondendo sempre todas as perguntas, seja atencioso nos comentários e responda sempre de maneira direta para cada cliente.

Além disso, faça perguntas nas suas postagens incentivando o engajamento das pessoas. Assim elas se sentirão especiais.

7 – Faça Stories   

Os Stories são tão importantes quanto as publicações no feed. 

Eles são uma importante ferramenta de contato com seu público-alvo possibilitando conversas diretas e criando um laço de proximidade com quem assiste.

8 – Otimize o tempo    

Agendar posts pode otimizar o tempo e faz com que você nunca esqueça de postar nos dias e horários ideais para seu público.

Existem ferramentas exclusivas para isso. Nós aqui na agência utilizamos o Etus, que é uma ferramenta paga, mas que vale muito a pena.

Por isso, basta escolher a foto ou vídeo, inserir a legenda, definir a data e o horário desejados e o programa publica automaticamente na conta. O mecanismo pode ser usado no feed e nos Stories, além do Facebook.

9 – Faça posts patrocinados    

Fazer posts patrocinados faz com que pessoas que ainda não seguem a página tenham acesso ao seu conteúdo. 

Assim, o anúncio será sinalizado como “Patrocinado” no feed e possibilita criar links para o próprio perfil, para um produto ou serviço específico ou para o site da empresa.

Além disso, você poderá definir o perfil do público que quer atingir, o que faz com que sua publicação possa ter um bom retorno.

10 – Publique conteúdo relevante   

É sempre muito importante que você publique conteúdos relevantes para seu público-alvo. 

Por isso, faça postagens interessantes, dê dicas, poste vídeos com chamadas para o site. Crie posts que tire dúvidas dos seus clientes, mas também faça postagens criativas e descontraídas.

Além disso, aproveite para saber mais sobre conteúdo com o artigo 10 passos simples para criar conteúdo relevante para seu blog.

Outra Dica Excelente

Engajar seu público-alvo, às vezes, pode parecer algo impossível. Porém, através de estudos e cursos que fiz, desenvolvi um artigo sobre dicas do que postar. Esse conteúdo separa o que postar no Feed e o que postar nos Stories. Vale muito a pena começar a separar uma coisa da outra.

Vem ler aqui: Criar Conteúdo para o Instagram – 22 dicas

Ter um perfil profissional no Instagram pode proporcionar muitas vantagens para seu negócio. Espero que tenha gostado deste post. Caso tenha alguma dúvida deixe seu comentário aqui. Compartilhe nossos artigos com seus amigos e colegas de trabalho!

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