Como saber onde está seu público-alvo?

público-alvo

Você já tentou fazer marketing e não teve resultados? Já se perguntou se estava gastando seus esforços nos lugares errados? Às vezes, seu público-alvo não está onde você procura. É por isso, que você não consegue resultados efetivos.

Estou escrevendo este artigo, porque quando comecei no marketing, também errei. O que acontece é que não podemos simplesmente utilizar qualquer rede social ou qualquer plataforma para fazer campanhas ou conteúdos, isso porque, primeiro você precisa descobrir onde seu público-alvo está, ou seja, às vezes a pessoa que utiliza o LinkedIn, não utiliza o Facebook, por exemplo. Nesse sentido, se fizer campanhas no Facebook não trará resultados.

Tentar alcançar todas as pessoas e não definir o seu público-alvo, pode ser o maior erro cometido em marketing. Você pode perder tempo e muito dinheiro.

Para evitar que isso aconteça, aqui estão algumas das melhores dicas para descobrir como localizar seu público-alvo na internet imediatamente!

O que é Público-alvo?

O público-alvo é um grupo específico de consumidores com características semelhantes e que possuem maior propensão a adquirir os produtos ou serviços que uma empresa oferece. 

São pessoas que têm potencial para se tornarem clientes. Geralmente, um público-alvo é definido através de estudos que pesquisam idade, gênero, classe social e preferências.

Importante ressaltar que quanto mais dados forem coletados sobre seu público-alvo, mais chances você terá de conquistá-lo verdadeiramente e construir um relacionamento sólido com ele.

Benefícios de conhecer seu público-alvo

Tendo uma boa definição de público-alvo, você poderá melhorar as estratégias de marketing da sua empresa, como:

1 – Usar uma linguagem e identidade visual que esteja de acordo com o seu público – se você possui uma marca para crianças a linguagem e a identidade serão totalmente diferentes de uma marca para homens, por exemplo.

2 – Definir os seus canais de comunicação – como já disse acima, cada rede social é para um tipo de público específico, nem sempre quem utiliza o LinkedIn estará utilizando o Facebook. Por isso, quando você define seu público, consegue também definir quais os canais de comunicação que serão usados.

3  – Produzir conteúdo relevante para o público-alvo – quando você conhece seu público, consegue produzir conteúdos que tirem as dúvidas desse público e entregam soluções para suas dores.

4 – Saber como e quando oferecer promoções – fazer promoções em datas comemorativas e enviar e-mails marketing específicos, são algumas ações que você pode fazer quando você conhece quem é seu público.

5 – Fazer alterações no seu produto de acordo com as preferências do seu público – através de pesquisas de mercado, por exemplo, é possível adequar seu produto ou serviço às necessidades de seu público.

Como descobrir seu público-alvo?

Na web é possível encontrar todos os tipos de públicos para qualquer nicho de mercado. Pessoas de idades, gostos e localidades variadas. 

Porém, é preciso pensar que não devemos tentar atingir o máximo de pessoas possíveis, lembre-se que estamos falando de um grupo específico e tentar atingir todo mundo é um erro que pode te levar a perder tempo e dinheiro.

Separei 5 passos para que você consiga definir seu público de maneira simples. Confira!

1 – Conheça seu mercado 

O primeiro passo para identificar seu público-alvo é conhecer seu nicho de mercado. Fazer uma pesquisa de mercado envolve desde as características do seu nicho, até fatores sociais, ambientais, culturais e tecnológicos que podem influenciar no desempenho da sua empresa.

2 – Tenha definido o problema que seu produto soluciona

As pessoas procuram por soluções na internet. Conheça o problema que seu produto ou serviço soluciona, ou seja, as dores de seu público. Faça duas perguntas a si mesmo:

  • Qual o problema que meu produto ou serviço resolve?
  • Qual o perfil das pessoas que possuem o problema que meu produto ou serviço resolve?

3 – Pesquise a concorrência

Faça uma análise de  como seus concorrentes estão atuando na internet. Verifique de que maneira eles se comunicam nas redes sociais, a linguagem que utilizam no site. Que tipo de conteúdos publicam, tanto em redes sociais, quanto no blog. 

Assim, é possível identificar com maior clareza o público que pode ser muito similar ao que você pretende impactar. 

Dica: Artigos de blog geralmente são feitos para tirar dúvidas dos usuários do Google. As pessoas pesquisam por soluções na internet, logo seus artigos do blog devem responder e solucionar essas dúvidas. Seus concorrentes fazem a mesma coisa!

4 – Saiba quais as mídias sociais seu público utiliza

As redes sociais podem ser fontes muito ricas para identificar a atuação de outras empresas e também o comportamento de potenciais clientes. 

Investigue as redes para tirar ideias.  O  Facebook e o Instagram para o mercado B2C e o LinkedIn se o mercado for B2B. A principal dica é examinar o conteúdo publicado por marcas, garantindo a constatação do nicho que a empresa está atuando.

Além disso, os feedbacks das pessoas nas páginas das empresas, comentários e compartilhamentos também revelam muito sobre o perfil dos consumidores. Portanto, aproveite o potencial que essas ferramentas oferecem para auxiliá-lo na definição do seu público-alvo.

5 – Defina de fato

Depois de realizar suas pesquisas (concorrentes, redes sociais, conteúdos de blogs, etc) é hora de definir de fato seu público-alvo. 

Monte uma planilha com os dados coletados. Aqui vão algumas informações:

  • Dados Demográficos englobam: gênero; idade; renda; nível de educação; estado civil.
  • Dados Geográficos englobam: onde vivem seus potenciais clientes, se moram próximos da sua empresa ou longe.
  • Consumidor final ou empresas: seu produto é destinado ao consumidor final B2C ou a pessoas jurídicas B2B?
  • Geração: defina se seu consumidor é Baby Boomer, Geração X, Millenial ou Geração Z;
  • Características psicológicas: especifique se há algum comportamento relevante presente em quem compra de você;
  • Ciclo de vida: se seu público-alvo é casado, se são pais com filhos adultos ou pequenos ou não possuem filhos, etc.

6 – Use ferramentas

Para fazer essas pesquisas, o Google Analytics é a ferramenta que utilizamos aqui na Rise Up Marketing

Além disso, você pode fazer pesquisas de palavras-chave para saber o número de buscas que cada palavra relacionada ao seu nicho de mercado possui. Aqui utilizamos a SEM RUSH – ferramenta paga. Você também pode usar ferramentas gratuitas como: Ubersuggest.

Vou dar um exemplo: a palavra-chave público-alvo, que utilizei aqui neste conteúdo, tem 18.100 buscas/mês. Este é um termo que gera muitas dúvidas em nossos leads e clientes.

E se eu ainda não tiver um produto ou serviço?

Esta pergunta pode parecer estranha, mas muitos empreendedores possuem uma visão que vai além do convencional. Geralmente as pessoas possuem um produto ou serviço para depois encontrarem seu público. No entanto, empreendedores “fora da caixa” olham para a deficiência de algum tipo de público e aí inventam uma solução para ajudar essas pessoas.

Pensando nisso, trabalhar com um nicho de mercado diferenciado, exclusivo e único, pode ser o diferencial que irá trazer sucesso para seu negócio.

Conte com um profissional da área de marketing para te ajudar. Aqui na Rise Up, temos soluções para todos os nichos de mercados. Clique no botão do WhatsApp na página de contato e marque um horário com um especialista do nosso time. Teremos um imenso prazer em falar com você!

Leia também: O que uma agência de marketing faz?

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