O que é Facebook Business Manager

facebook business manager

O Facebook Business Manager é uma ferramenta para gerenciar seus negócios nas redes sociais, todos aqueles que são de propriedade do Facebook (Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp).

Nela é possível fazer propagandas patrocinadas para aparecer em diversos posicionamentos dentro das mídias sociais como por exemplo: Feed de notícias, Stories, Reels, Loja do Instagram, entre muitos outros. Como também possibilita que as pessoas entrem em contato com você pelo WhatsApp ou Messenger. 

Com ela é possível planejar, editar e programar suas publicações, ver estatísticas de desempenho avançadas, gerenciar todos os ativos de sua empresa que são propriedade do Facebook em um só lugar.


Tudo isso com um sistema onde é possível destinar pessoas responsáveis por cada ativo seu dentro da plataforma.

Exemplo: Destinar uma pessoa responsável somente pelas publicações do Instagram da minha empresa. Ou então, uma outra só para responder mensagens de WhatsApp, trazendo para você um controle total de todos ativos que têm da sua empresa e o melhor de tudo, segurança na hora de designar tarefas para seus funcionários ou prestadores de serviço sem precisar dar a eles suas senhas.

Devo usar o Facebook Business Manager na minha empresa?


Como citei acima, com o Facebook Business Manager você tem controle total de todos seus ativos comerciais, em um só lugar. A segurança do seu negócio e seus ativos é a primeira coisa que se deve levar em consideração.

Passar a senha da sua rede social da sua empresa para alguém é arriscado, e esse é o maior motivo para fazer a gestão das suas redes pelo Business Manager.


Além de ter muito mais recursos para criar seus anúncios, tem também um painel de análise de dados completa.


Uma das possibilidades que a ferramenta nos trás é de poder instalar um pixel em seu site por exemplo para rastrear as pessoas que visitaram uma página importante para você. Podendo assim, criar outro anúncio só para as pessoas que visitaram essa página em específico.

Veja como funcionaria isso na prática:

Você cria um anúncio para vender seu produto, as pessoas entram em seu anúncio, colocam o produto no carrinho de compras do seu site, mas não efetuaram o pagamento da compra.

Você pode fazer um anúncio somente para as pessoas que chegaram até o carrinho e não compraram para lembrá-los da compra em si, ou com uma nova oferta promocional.

Por ser uma ferramenta cheia de opções, acaba se tornando um pouco difícil de se adaptar ao uso. Mas não podemos nos limitar por conta disso. Quem sabe no futuro a Rise Up Marketing faça um tutorial para ajudar vocês no uso da plataforma no dia-a-dia da sua empresa?


A boa notícia e a melhor parte dessa ferramenta é que ela é gratuita, você só fará pagamentos dentro dela em relação aos anúncios que queira disparar.

Como fazer trafego pago no Instagram

Existem duas formas de se fazer tráfego pago no Instagram, uma é por dentro do próprio Instagram e outra pelo Facebook Business Manager.

A maneira profissional e mais indicada para se tratar com Instagram é pelo FBM. Por ele se consegue destinar profissionais para tarefas específicas e sem a necessidade de passar suas senhas, fazendo o processo dessa forma temos uma infinidade de possibilidades como vincular seu site, instalar pixels de rastreamento, integrar com todos seus outros ativos da sua empresa em um só lugar.

Como fazer trafego pago no Facebook

Tenho certeza de que agora você já sabe que trabalhar com anúncios pagos da maneira correta quando se trata de Facebook ADS, é por dentro de uma conta de Negócios no Business Manager.

Para veicular anúncios no Facebook faremos igual ao Instagram, na realidade você decide em qual deles quer anunciar dentro do Facebook Business Manager, podendo escolher anunciar os dois ao mesmo tempo se preferir.


Então esse passo a passo de como abrir sua conta no Facebook Business Manager e configurá-la corretamente trará pra você:

  • Controle sobre todas suas contas em um só lugar.
  • Segurança dos dados da sua empresa.
  • Resultados para seus objetivos de marketing.


Configurando o Facebook Business Manager

  1. Acesse Configurações > Pessoas e ativos > Pessoas.
  2. Atribua agentes autorizados às contas de anúncios e Páginas, com as permissões de função adequadas.
  3. Acesse Configurações do negócio > Contas do Instagram para conectar qualquer conta comercial do Instagram.
  4. Adicione pelo menos duas pessoas como Administradores do Gerenciador de Negócios e adicione as outras pessoas como Funcionários do Gerenciador de Negócios.
  5. Acesse Páginas > Adicionar novas Páginas > Reivindicar uma Página para conectar sua Página do Facebook. Se você for um administrador da Página, sua reivindicação será aprovada instantaneamente. Caso contrário, uma notificação para aprovar a solicitação de reivindicação será enviada para o atual administrador da Página.
  6. Acesse Conta de anúncios > Adicionar nova conta de anúncios. Você terá acesso para adicionar uma conta de sua propriedade fornecendo a identificação da conta de anúncios ou poderá solicitar acesso para usar outra conta de anúncios do Gerenciador de Negócios. A conta de anúncios deve ser de propriedade da entidade que paga as faturas.

Importante: Certifique-se de colocar todas informações corretas sobre sua empresa, e não utilize perfil de pessoas fake para fazer as vinculações.

Dicas para campanhas eficientes no Facebook ADS e Instagram ADS


Apesar da plataforma ser bem intuitiva, é preciso ter algumas definições estratégicas em mente.

Configurações da Campanha

Configurar corretamente cada campo das configurações da criação da sua campanha é fundamental para atingir o resultado esperado. Adiante iremos explicar melhor cada opção de configuração para que consiga alinhar com sua estratégia e ter um bom funcionamento de suas campanhas.

Antes de ir para a criação de sua campanha é imprescindível que confira as configurações do Pixel da sua Conta do Gerenciador de Negócios.

Instalação correta dos Pixels de rastreamento

 Para poder escolher o que o Facebook ADS irá focar em suas campanhas é necessário que ele saiba rastrear isso.

O Pixel nada mais é do que uma etiqueta que você cria para identificar qual foi a ação que uma pessoa executou, seja ela qual for, um clique em algum botão do seu site seria um exemplo disso, e é preciso mensurar isso com configurações porque a plataforma não faz sozinha.

Aqui não entraremos em detalhes sobre a configuração do Pixel, só ressaltamos a importância de tê-lo instalado.

  1. Objetivo: Para definir um objetivo é preciso saber qual resultado está esperando com essa campanha. A plataforma disponibiliza algumas opções das quais tem inteligência para trabalhar em cima, otimizando a campanha para trazer mais resultados que estejam alinhados com seu objetivo.

Reconhecimento


Alcance – Mostre seus anúncios ao máximo número de pessoas.

Reconhecimento da marca – Mostre seus anúncios para pessoas com maior probabilidade de lembrá-los.

Consideração

Tráfego – Envie as pessoas para um site, aplicativo ou para um evento do Facebook ou deixe que elas toquem para ligar para você.

Engajamento – Obtenha mais curtidas na Página, respostas a eventos ou reações a publicações, comentários ou compartilhamentos.

Instalações do aplicativo – Mostre o seu anúncio para as pessoas com mais probabilidade de baixar e se engajar com o seu aplicativo.

Visualizações de vídeo – Mostre às pessoas anúncios de vídeo.

Geração de cadastros – Use formulários, ligações ou bate-papos para coletar informações de pessoas interessadas na sua empresa. 

Mensagens – Mostre às pessoas anúncios que permitam o engajamento com você pelo Messenger, WhatsApp ou Instagram Direct.

Conversão

Conversões – Mostre seus anúncios para as pessoas com maior probabilidade de executar uma ação, como comprar algo ou ligar para você a partir do seu site.

Vendas do catálogo – Use seu público-alvo para mostrar às pessoas anúncios com itens do seu catálogo.

Tráfego para o estabelecimento – Mostre o seu anúncio para as pessoas com mais probabilidade de visitar as suas lojas físicas quando estiverem perto delas.

  1. Orçamento: O orçamento mínimo diário da plataforma do Facebook ADS é de R$ 6,00 reais por dia. Tente utilizar esse orçamento mínimo somente para testes, ou em campanhas contínuas que não serão pausadas. Pois para o aprendizado de máquina acontecer com sucesso é necessário ter uma margem para a máquina trabalhar.
  1. Posicionamentos: Posicionamento é o local em que o seu anúncio é exibido. No Facebook, os anúncios podem ser exibidos no Feed de Notícias do celular, no Feed de Notícias do desktop e na coluna da direita. Os anúncios também podem ser exibidos no Instagram, no Audience Network, nos Instant Articles e no Messenger.
  • Posicionamentos automáticos: Apesar de ser o posicionamento recomendado do Facebook para você começar, utilize somente se não souber quais posicionamentos seu cliente está na rede ou para fazer testes para encontrar o posicionamento de melhor performance para você.
  • Posicionamentos Manuais: Se você tem clareza de onde quer aparecer para seu cliente ou já sabe onde ele realiza conversões, escolha selecionar a dedo quais posições quer aparecer. Isso otimiza seu orçamento para não gastar com anúncios que não serão percebidos ou ineficientes para seu público.
  1. Públicos:

Públicos Personalizados: A opção de criar um público personalizado é basicamente, criar públicos de pessoas que já interagiram com sua marca.
Dentro disso, há várias opções diferentes de interação. As mais utilizadas são:

Pessoas que interagiram com seu site, assistiram uma porcentagem de tempo específica de um ou mais vídeos, Pessoas que acessaram ou curtiram seu perfil do Instagram, publicações ou anúncios. Pessoas que seguem a Página do seu negócio, entre outras possibilidades.

Públicos Salvos: São públicos direcionados que o próprio facebook cria, com relação aos dados demográficos, interesses ou comportamentos dos usuários.

Dados demográficos são referentes a Cargos e Localizações do usuário.

Públicos por Interesse: é composto por usuários que se interessam e interagem dentro da plataforma pelo assunto que você escolheu para segmentar. E os públicos de Comportamentos te dá a possibilidade de atingir usuários mais propensos a apertar um botão e realizar uma ação, por exemplo, são comportamentos de usabilidade que ele tem dentro da plataforma.

Públicos Look a Like: São os públicos semelhantes. Por exemplo, se você tem um público personalizado ou público salvo criado, você pode criar um público de usuários que tem semelhança com o que você criou. Ou seja, usuários que não entraram no seu público escolhido mas têm comportamentos, interesses, idade, gênero, entre outras características relevantes para se assemelhar e trazer usuários parecidos com o público original.

  1. Criativos e criação de anúncio:

    – Mídia: A mídia na plataforma do Facebook Business Management, é o elemento de vídeo ou Imagem que usaremos em nossa campanha, que aparecerá para nosso público.

Uma dica sobre seus criativos é: Faça sempre Testes. Isso todo mundo diz, correto? Mas, quero que perceba seus testes de uma forma diferente agora. Procure a inteligência dos seus criativos.

Para identificar a inteligência dos seus anúncios, observe os criativos que performaram bem e procure pontos que foram cruciais para isso acontecer.


Por exemplo: Criativos de vídeo com Mulheres falando performam melhor?
Anote isso, e tente criar novos com Mulheres falando e coloque elementos diferentes para testar se aumenta essa performance. Se o novo teste não foi bem, anote e não replique-o mais nos próximos testes.

Dica número dois: Nunca pare de renovar e testar, sempre crie novos criativos mesmo depois de já ter um performando bem. Isso diz coisas sobre você na mente das pessoas que veem seus anúncios.
Se você tem toda essa capacidade de renovar sua comunicação com frequência, sua prestação de serviço é no mínimo de qualidade.

– Texto Principal: É o que aparece na maioria dos posicionamentos, portanto coloque as características principais do seu produto. Aquelas que seu cliente deve saber antes de qualquer coisa.

– Título: Faça títulos chamativos, na grande maioria das vezes ele é o que faz a pessoa que vê seu anúncio, ter vontade de continuar lendo seguindo para o Texto Principal e Descrição posteriormente.

– Descrição: A descrição é opcional, porém é interessante sempre deixar seu anúncio o mais completo possível. Assim ficará muito mais atrativo e profissional. Deixa na descrição as características mais aprofundadas do seu serviço.

– Chamada para ação: Deve ser simples e indicar com clareza a ação que deseja que a pessoa execute.

Como por exemplo, “Chame no WhatsApp”, “Entre em Contato”, “Solicite seu Orçamento”.

Como trazer o tráfego pago do Facebook Business para dentro da minha empresa?

A estrutura do Facebook Business, funciona igual a de uma empresa. Para gerar um CNPJ na vida real, é preciso atrelar a empresa a um CPF responsável.

No FBM é a mesma coisa, você vincula sua empresa a um Perfil Pessoal existente e real do Facebook. A empresa é vinculada ao seu CNPJ real, assim como o seu perfil pessoal deve ter cadastrado seu CPF para que todas configurações da conta estejam em conformidade com a plataforma.

Após isso, o Perfil pessoal escolhido será Administrador do BM, podendo adicionar outros Administradores ou funcionários para gerenciar a conta da empresa. No caso dos funcionários, é possível selecionar as funções específicas que ele vai exercer.

É importante ressaltar que todas essas contas devem ser de pessoas reais e com dados exatamente iguais aos cadastrados no CPF e CNPJ.

Visto isso, o melhor dos mundos é contar com um profissional qualificado para fazer as configurações da sua conta. Além de ser difícil de fazer todas as configurações, não pode ter erros nos dados fornecidos.


Porque fazer um curso de tráfego pago para anunciar no Facebook e Instagram

Se você está começando agora e ainda não quer contratar alguém para gerenciar seu Facebook Business Management ou quer aprender para acompanhar melhor o trabalho de um gestor contratado, o caminho mais rápido para se aprender é adquirindo um curso específico para aprender a trabalhar na plataforma.

Uma dica antes de fazer essa aquisição é: Procure no Youtube tutoriais de como fazer tráfego pago, e assim que for surgindo dúvidas procure novamente lá digitando no buscador sua dúvida específica. Lá você achará muito conteúdo rico de ótimos profissionais.

Apesar de ser uma ótima opção por custo zero, não conseguimos seguir uma sequência de aprendizagem, tornando essa forma demorada por ter que pesquisar assunto por assunto.

Um curso poderá te fazer entender melhor o que é o tráfego pago e como é feito na plataforma passo a passo. Possibilitando você usar no dia a dia da sua empresa, pois muito provavelmente você será um dos administradores da conta e também ajudará a reconhecer bons profissionais de tráfego quando forem contratados.

Como escolher Bons profissionais de tráfego pago em social media

Bons Gestores de Tráfego Pago nascem da experiência de anunciar, busque profissionais que já atuam no mercado a algum tempo e que de preferência a experiência dele seja na sua área de atuação. Quanto mais nichado seu gestor tiver no seu produto melhor, pois cada subsetor do seu produto responde ao mercado online de formas diferentes.

Por exemplo, nós aqui na Rise Up atuamos a 5 anos no mercado de gestão de tráfego pago para advogados. Mas observe que temos vários serviços diferentes prestados pelos escritórios de advocacia. Como: Direito Civil, Direito Ambiental, Direito Empresarial, Direito da Tecnologia da Informação, Direito do Consumidor, Direito Contratual, Direito Penal, Direito Trabalhista, Direito Tributário..

Todos esses diferentes serviços têm suas peculiaridades na hora de anunciar.

Selecionar um Gestor de Tráfego que já atendeu um profissional da área desejada é um grande diferencial para sua empresa. Pois esse Gestor já testou muitas opções, e provavelmente já sabe o que funciona e também, o que não funciona para seu negócio.

Além do mais, em caso de escritórios de advocacia, você precisa estar em conformidade com o Código de Ética e Disciplina da OAB.

Pode ser que você não seja um escritório de advocacia e não precise seguir todas as regras implicadas, mas dependendo do serviço/produto que oferece, talvez tenha alguma norma de regulamentação que você precise seguir.

Porque uma empresa de Marketing Digital é a melhor opção para negócios online

O setor de marketing de uma empresa é o coração da sua marca.

Ele compõe o estudo de mercado e toda estratégia que será aplicada a sua empresa.
Capaz de se criar toda uma geração de valor do seu produto ou serviço prestado, aumentando positivamente a perspectiva que o consumidor tem de você caso esse trabalho seja feito da maneira correta e eficaz.


Portanto, escolher uma empresa qualificada para cumprir esse objetivo é fundamental para que sua empresa se valorize e se sobressaia.

Não deixe o marketing de sua empresa na mão pessoas descompromissadas, pois o mesmo que pode trazer um efeito positivo e alavancador para seu negócio, também pode trazer uma imagem negativa de sua empresa que talvez, dificilmente seja restaurada.

A Rise Up Marketing

De uma forma simplificada, o que oferecemos para você aqui na Agência:

Atingimos os seus objetivos usando o Inbound Marketing e Outbound Marketing.

Inbound Marketing ou venda passiva, consiste em gerar tráfego qualificado para o site e converter esse tráfego em leads, enquanto o Outbound Marketing ou venda ativa, consiste em gerar cliente através da inteligência comercial e prospecção.

Ou seja, criamos seu site, fazemos seu tráfego pago e orgânico, desenvolvemos toda parte de imagens e construção ou atualização da sua marca, seu calendário editorial e muitos outros recursos dependendo da sua necessidade.

Leia também: Leads: o guia para conquistar clientes

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