Sumário
Você sabia que o Marketing de Conteúdo é fundamental para sua empresa? Quer saber por que?
Então, entenda tudo aqui neste post que preparamos para você!
Porque, fazer conteúdo de qualidade para seus leads e falar das dores deles?
Então, se você se interessa por Marketing e acredita que ele pode te ajudar a trazer possíveis clientes para sua empresa, este post é para você!
Vamos te explicar tudo direitinho!
O que é Marketing de Conteúdo?
Marketing de Conteúdo é o conteúdo relevante feito para entreter, informar e educar um possível cliente.
Assim, é uma forma de engajar o seu público-alvo com sua empresa ou marca, gerando mais possibilidades de negócios.
Porque, hoje o público possui total poder poder de ir atrás daquilo que quer e também daquilo que nem está procurando. Como assim?
Antigamente, quando estávamos assistindo televisão, o programa era interrompido por comerciais e propagandas de produtos e serviços.
Hoje, como consumidores, podemos simplesmente procurar na internet por algo. Podemos resolver problemas mais facilmente através de conteúdos explicativos.
Por isso, quando temos alguma dúvida, vamos logo para o Google e tentamos encontrar algum artigo ou publicação que tire nossas dúvidas, não é mesmo?
E assim, ao pesquisar por um determinado assunto, nos deparamos com algum conteúdo de determinado site e podemos pesquisar neste site, caminhos que nos levarão à solução de algum problema.
Incrível não? É assim que os consumidores encontram o seu produto, através de conteúdos de blog, por exemplo.
Quais os principais objetivos do Marketing de Conteúdo?
Quando falamos que o Marketing de Conteúdo é importante para sua marca, estamos falando sobre dados pesquisados.
Então, existem 6 principais objetivos do Marketing de Conteúdo:
- Aumentar a visibilidade da marca na internet;
- Aumentar a interação do público com a marca;
- Nutrir sua base de leads ;
- Reduzir o Custo de Aquisição de clientes;
- Estabelecer confiança do público e adquirir propagadores da marca;
- Gerar vendas;
- Melhorar a experiência do cliente no pós-vendas.
O que acontece com empresas que adotam o Marketing de Conteúdo
Empresas que adotam o Marketing de Conteúdo em suas estratégias, geram muitos benefícios para sua marca.
assim, pesquisas mostram e dados confirmam o que acontece com empresas que adotam o Marketing de Conteúdo:
- Geram 4 vezes mais visitas e 5 vezes mais leads;
- Empresas que publicam conteúdo no blog têm 3,7 vezes mais visitas;
- Empresas que publicam mais de 12 conteúdos por mês geram o dobro de tráfego em seu site;
- 50% das empresas no Brasil aumentaram os investimentos em Marketing de Conteúdo entre os anos de 2015 e 2016;
- 73% das empresas brasileira de hoje, adotam o Marketing de Conteúdo em suas estratégias;
O que escrever?
É importante pensar sempre no que escrever. O conteúdo deve ser relevante, explicativo, resolver problemas, ensinar e ter qualidade.
Um dos objetivos do conteúdo é atrair o público alvo ideal para o seu tipo de negócio. Dessa maneira ele precisa passar a mensagem certa ao público certo no momento que ele mais precisa!
Você ajuda seu público, ele tem uma percepção positiva da sua empresa ou marca e compartilha com aqueles que conhece.
O Marketing de Conteúdo busca captar o interesse das pessoas de forma não invasiva ou interruptiva, porque você não aborda o cliente e, sim o cliente vem a procura de resolver suas dores.
O objetivo aqui é atrair o público de forma sutil!
Como aplicar o Marketing de Conteúdo?
Blog
Se você possui um blog em seu site, este é o canal mais comum para atrair visitantes. Mantenha um ritmo de postagens e gere um calendário regular.
Aposte na qualidade do conteúdo e não na quantidade. Apesar de ser importante fazer postagens regulares, nunca esqueça da qualidade oferecida.
Planeje as pautas, baseando os conteúdos nos problemas do público ou da persona e otimize o texto para os buscadores, ou seja, faça o SEO.
Aqui no nosso blog você encontra um artigo que fala como fazer o SEO. É um conteúdo simples e fácil de entender. Se você seguir nossas dicas, com certeza terá um conteúdo de qualidade e otimizado para o Google.
O que é SEO? Dicas de como conquistar o topo do Google.
Qual a importância do SEO no conteúdo? Aprenda o passo a passo!
Tipos de Materiais
Você pode fazer blog posts com frequência, mas de vez em quando, desenvolver um “material rico” pode fazer muita diferença, como por exemplo:
- E-books – é um livro digital, onde o conteúdo pode ser um passo a passo, dicas, tutorial de como fazer, entre outros.
- Webinars – filmar uma pessoa que seja autoridade e algum tema que você quer mostrar, apresentando uma linguagem adequada para o público-alvo.
- Infográficos – é visual, atrativo e de fácil compreensão.
- Planilhas – um material específico para facilitar a execução de tarefas dos clientes.
- Vídeos – 50% do tráfego mobile da internet é composto por vídeos, o que garante muita segurança para o comprador.
- Outros – checklist, artigos técnicos, templates, pesquisas, glossários.
Mas não esqueça: é preciso divulgar esses conteúdos na internet através de uma Landing Page e ofertar esse conteúdo em troca de alguns dados do consumidor como, por exemplo, nome e e-mail.
Quando você possui os dados do lead, fica mais fácil a comunicação, que pode ser através do e-mail marketing, por exemplo.
E-mail Marketing
E -mail marketing é o e-mail com mensagem comercial, com ofertas, descontos, informações sobre serviços ou produtos.
O objetivo do e-mail marketing é responder dúvidas e manter o interesse do lead pela empresa.
Os tipos de E-mail Marketing
- Newsletter – com objetivo de nutrir o relacionamento, caso a empresa possua um blog, a newsletter é uma boa maneira de alavancar o conteúdo.
- E-mail promocional – serve para promover ofertas, materiais ricos, produtos ou serviços, não é desconto.
- Sazonal – mensagem personalizada nas datas comemorativas, ou datas especiais que proporciona uma atenção individualizada onde os clientes se sentem especiais.
- E-mail de boas vindas – serve para mostrar ao lead recém convertido que sua empresa se sente feliz por ele ter realizado uma ação.
- De ativação – é ideal para clientes e leads inativos, você pode dar dicas, fazer perguntas sobre o que ele gostaria de receber.
Elementos importantes para o E-mail Marketing
Não esqueça que 68% das pessoas abrem o e-mail com base no remetente, por isso quando for enviar e-mail marketing, ele deve ser personalizado com o nome de alguém da empresa.
- Nunca use “no reply” pois o leitor precisa contar com a possibilidade de poder entrar em contato com sua empresa, caso queira.
- Assuntos: você pode gerar interesse, mostrar relevância, boa reputação, urgência ou emoção.
- Seja objetivo.
- Evite palavras muito comerciais como promoção, grátis, compre, clique, abra, confira, entre outras.
- Personalize usando o nome do lead.
- Faça perguntas.
- Use emojis.
- Inclua números.
- Utilize texto direto e objetivo para direcionar o lead para o CTA.
- O CTA precisa estar nos primeiros 300 pixels da tela.
- Coloque o botão do CTA com cores contrastantes para chamar atenção do usuário.
- Insira imagens.
- Sempre use sua própria base de contatos, nunca compre listas.
O conteúdo também pode ser feito nas redes sociais, pois 58% da população usa as redes como Facebook (é o mais popular e perfeito para negócios), Instagram para quem utiliza internet principalmente no celular e LinkedIn para relacionamentos profissionais.
Além dessas, o YouTube para vídeos é uma das plataformas mais usadas.
O conteúdo é uma das coisas mais importantes do Marketing. Conteúdo é rei!
Se você quer fazer conteúdo de qualidade para seu blog e atrair mais leads para seu negócio, aqui tem um passo a passo para você!
10 passos simples para criar conteúdo relevante para seu blog.
Como escrever títulos perfeitos para seu conteúdo de Blog?
Conteúdo deve estar nas Redes Sociais
O conteúdo precisa estar também nas Redes Sociais. Faça posts no Instagram, artigos no LinkedIn (dependendo do tipo de negócio), compartilhamentos dos artigos do blog e posts no Facebook.
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