Tráfego pago para advogados: o que é possível fazer?

Tráfego pago

O tráfego pago é um recurso dentro do setor de marketing que se popularizou muito nos últimos anos e vem crescendo cada vez mais, por trazer resultados positivos e mensuráveis.

Quando trazemos esse recurso para a advocacia precisamos tomar alguns cuidados pois temos algumas normas do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB a seguir que estão no Provimento Nº 205/2021.

O que é tráfego pago?

A palavra Tráfego no mundo digital corresponde a circulação de usuários em uma determinada rede. Tráfego pago é quando você paga para sua publicidade aparecer a determinados usuários.

Com esse recurso é possível determinar um público específico para entregar o que é anunciado. Escolhendo a idade, gênero, localização, dados demográficos e interesses pessoais dos usuários.

Quais os limites éticos para o uso de anúncios pagos na advocacia?

Com todo esse poder de segmentação, precisamos respeitar o código de ética para esse tipo de publicidade.

Quando se trata de marketing na advocacia temos que ter em mente alguns fundamentos éticos que são: A publicidade profissional deve ter caráter meramente informativo e primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.

Entenda como as regras se aplicam para cada formato de anúncios:

Aquisição por palavra-chave: Permitido, seguindo a ética. Proibido o uso de anúncios ostensivos em plataformas de vídeo.

Patrocínio e impulsionamento nas redes sociais: Permitido, desde que não se trate de publicidade contendo oferta de serviços jurídicos.

Quais são os canais de tráfego pago para advocacia?

Seguindo as boas práticas temos algumas opções de plataformas como: Google ADS (Rede de Pesquisa, Youtube e Display), Meta Business (Facebook e Instagram), LinkedIN entre várias outras.

O mais importante é identificar quais plataformas seu possível cliente está e se posicionar de uma forma estratégica para começar a anunciar sua publicidade.

Como podemos usar o tráfego pago na advocacia

Abaixo estão algumas plataformas que os advogados podem considerar ao utilizar o tráfego pago: 

Publicidade no Google Ads

O Google Ads é uma plataforma de publicidade online que permite que você crie anúncios nos resultados de pesquisa dentro do site do Google e dos resultados de busca do Youtube. Os escritórios podem segmentar palavras-chave relevantes para seus serviços legais e exibir anúncios para pessoas que buscam ativamente pelo seu serviço jurídico.

Também é possível fazer anúncios na rede de display, onde serão veiculados os anúncios nos sites parceiros Google, Gmail e Youtube com publicidades de vídeos, textos e imagens para públicos personalizados.

Publicidade nas Redes Sociais

As redes sociais também oferecem oportunidades de publicidade direcionada. Os escritórios podem criar anúncios segmentados para alcançar públicos específicos com base em interesses, demografia e localização. No entanto, é importante garantir que o seu conteúdo seja meramente informativo e não contenha oferta do serviço. Dentre elas estão Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, entre outras.

Marketing de Conteúdo Patrocinado

Os advogados podem criar anúncios segmentados para alcançar públicos específicos com base em interesses, demografia e localização. No entanto, é importante garantir que o seu conteúdo promocional esteja em conformidade com as políticas de publicidade das plataformas e com as regulamentações. Dentre as possibilidades de anunciar estão artigos de blogs, vídeos informativos e conteúdos.

Como funciona o tráfego pago para advogados?

A ideia é criar estratégias dentro de objetivos específicos como captação de novos clientes e distribuição de conteúdo para públicos que tenham interesse em seu setor de atuação.

Dito isso, precisamos de um posicionamento digital coerente com sua prestação jurídica.

Para anunciar em plataformas de busca por palavras-chave como o Google ADS é necessário que seu escritório tenha um site, para que seus anúncios tenham um local de destino onde possam receber os usuários que são impactados pela publicidade.

Nos casos das Redes Sociais, é possível criar uma estratégia de tráfego onde suas publicidades serão informativas, mas mesmo assim destinadas a trazer pessoas com real interesse em resolver as questões em pauta.

Após o seu posicionamento digital criado e seus anúncios em veiculação, a plataforma escolhida começará trabalhar para trazer o maior resultado possível dentro do objetivo escolhido.

Para estratégias com objetivos de captação, por exemplo, escolhemos o objetivo de conversões nas plataformas. Onde é mensurado os pontos de contato feitos pelos usuários. Com esse objetivo estipulado a plataforma trabalhará trazendo o maior número de usuários propensos a realizar um contato.

Quais são as vantagens de investir em tráfego pago para escritório de advocacia?

O uso de tráfego pago é uma estratégia de marketing digital que pode ser eficaz para advogados que desejam promover seus serviços e atrair clientes online. 

Com isso, aumentando o reconhecimento do escritório no mercado e também sua autoridade.

Dicas para quem deseja iniciar o tráfego pago para advogados

  1. Seguir as regulamentações regidas pela OAB: PROVIMENTO Nº 205/2021.
  1. Construa um posicionamento digital que passe credibilidade e autoridade: De nada adiantará uma ótima campanha de tráfego pago, se seu escritório não tiver um local apropriado para receber as pessoas que precisam do seu serviço.
  1. Conte com profissionais capacitados: Existem muitas possibilidades no tráfego pago e ter uma estratégia específica para o marketing no jurídico é primordial. Além disso, o profissional de tráfego precisa entender as regras de publicidades jurídicas para não te trazer problemas.

Leia também: Vale a pena fazer remarketing?

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