Por que investir em Tráfego Pago?

tráfego pago

Tráfego Pago é um recurso complementar e essencial em uma estratégia de marketing. Com ele é possível impulsionar conteúdos como imagens e vídeos já existentes em suas mídias, ou criativos totalmente novos, como também produtos e textos com links patrocinados (Como por exemplo seu site, oferecendo um produto ou serviço).

É a maneira mais rápida de obter resultados em escala na internet, seja para mais pessoas conhecerem sua marca, adquirir novos contatos ou aumentar suas vendas.

Quando se paga para impulsionar algo, está competindo em leilões contra outros patrocinadores. Cada mídia tem uma maneira diferente de fazer o cálculo e o custo dos seus investimentos. Uma das maneiras mais comuns é o CPC (Custo por Click), a cada click no link do seu anúncio, é cobrado um valor.

Mesmo com a concorrência ativa constantemente, a maneira que sua empresa se relaciona com seu público de interesse e seus clientes é única e indispensável.

O maior benefício em investir em Tráfego Pago está na possibilidade de direcionar seus anúncios para as pessoas certas, no momento certo em que estão procurando seu produto/serviço. Ou para o públicos específicos que têm interesse ou consomem produtos/serviços relacionados ao seu. Ou seja, o tráfego se torna poderoso quando você faz o anúncio certo, para o público certo.

Se preferir, assista ao vídeo

Fazendo desde a atração de novas pessoas para sua loja, como a captação de novos contatos para seus vendedores ou então impulsionando suas vendas se você tem um negócio digital, onde é possível fechar a venda com seu cliente totalmente online.

Como investir em Tráfego Pago?

Para começar a investir em Tráfego Pago, é importante definir um Objetivo de Marketing, ou seja, o que está pretendendo conquistar com o Tráfego Pago?

Definir um objetivo faz com que as plataformas de anúncio trabalhem em busca de pessoas mais capazes de efetuar a ação que você deseja. Alguns exemplos dos objetivos disponíveis são:

Alcance: Alcançar o maior número de pessoas possível dentro do orçamento desejado.

Reconhecimento da marca: Mostrar seus anúncios para pessoas com maior probabilidade de lembrá-los.

Tráfego: Fazer o maior número de acessarem um site, aplicativo ou para perfis de redes sociais.

Engajamento: Incentivar as pessoas a explorar suas redes ou também trazer pessoas mais propícias a curtir, comentar, mandar mensagens e compartilhar seus conteúdos.

Conversões: Ações online importantes dentro do site como compras, cadastros, ligações ou Offline como visitas em sua Loja física.

Depois de definir qual seu objetivo de marketing, precisamos escolher em quais canais de mídias serão veiculados seus anúncios pagos.

Como definir a plataforma para fazer Tráfego Pago?

Existem várias opções de mídias e para definir qual sua marca estará presente é simples;

Mas antes vamos conhecer quais são as plataformas mais utilizadas do mercado:

Google ADS

Além de ser uma ótima plataforma para anunciar para pessoas que estão buscando ativamente seu produto ou serviço, também é cheia de outras possibilidades como: Anunciar no Youtube, anunciar em sites parceiros do Google, no Gmail e em Aplicativos para celular. Posicionamentos:

  • Busca ativa do usuário por Palavras-Chave.
  • Busca ativa no Youtube por Palavras-Chave.
  • Vídeos interruptivos no Youtube e Sites Parceiros.
  • Imagens e textos para Sites Parceiros, Gmail e em Aplicativos

Facebook Business Manager

A plataforma Facebook Business Manager é composta de redes sociais como: Facebook e Instagram, com possibilidade de criar campanhas com contato direto pelo WhatsApp. Posicionamentos:

  • Vídeos e Imagens para Usuários do Facebook (Feed, Explorar, Marketplace, Stories, entre outros)
  • Vídeos e Imagens para Usuários do Instagram (Feed, Explorar, Stories, Reels, Loja do Instagram, entre outros)

LinkedIn ADS

Apesar de ser uma rede social de pessoas muito qualificadas por ser voltada para os profissionais de negócios e empresas, também é uma rede com o custo muito alto para anunciar por conta disso. Só é possível anunciar com uma “company page” (página da sua empresa) e por perfil pessoal por exemplo não é possível, como em outras redes. Posicionamentos:

  • Anúncios na caixa de mensagens.
  • Vídeos e Imagens no Feed de Notícias.
  • Anúncios de vagas de emprego disponíveis.

Bônus – Vamos falar de Remarketing?!

Já ouviu falar em Campanha de Remarketing?

Existem várias estratégias diferentes para fazer remarketing e uma das mais usadas é a que possibilita fazer uma campanha para anunciar novamente para quem já interagiu com sua marca, um exemplo disso é impactar pessoas que visitaram seu site.

Mas você também pode impactar pessoas que assistiram uma certa porcentagem do seu vídeo, pessoas que engajaram, reagiram e comentaram em suas publicações ou transmitir uma nova mensagem para pessoas que já compraram um produto seu.

Assim, mantendo as pessoas que interagem com sua marca por perto e criando um jeito excelente de se relacionar com seus prospectos e de adquirir novos clientes também.

Em todas as plataformas citadas acima temos a possibilidade de fazer o remarketing. É um recurso de alta taxa de conversão que usamos muito e indicamos sempre!

Agora que conheceu um pouco mais sobre cada plataforma, as primeiras perguntas que você deve se responder são:

  1. Como buscam pelo meu produto/serviço? Quais termos ele pesquisaria na internet para encontrar sua marca ou produto/serviço (Ex: “Agências de marketing em São Paulo”, no caso de nós da RiseUp)

Se ele não buscar ativamente pela sua marca, descartaremos a Rede de pesquisa do Google e as buscas por Palavras-Chave.

  1. Onde possivelmente meu cliente navega no online? (Onde ele mais navega exemplo: Youtube, Aplicativos, Sites, Facebook, Instagram ou LinkedIN)

Essa decisão pode partir de clientes que você já possui, se você já os conhece ou pode fazer uma pesquisa simples com eles perguntando quais redes mais utilizam.

Caso não faça ideia de qual rede seu cliente gosta de utilizar, temos duas dicas para você.

A primeira delas é pesquisar em quais redes seus concorrentes anunciam. E a outra possibilidade é fazer pequenos testes com orçamentos menores para achar o público que consome seu produto ou serviço.

Ah! temos mais uma possibilidade, que tira de você todo o trabalho de precisar aprender tudo isso e poder focar no que realmente é importante para a saúde de sua empresa:

Delegue todo esse serviço a uma Agência de Marketing especializada. Além de não ter todo o trabalho de construir uma plano de marketing, também vai poder contar com uma equipe que já tem todos os métodos necessários para prestar esse serviço à você.

Qual a necessidade de um profissional para cuidar do tráfego da minha empresa?

Independente das plataformas serem bem intuitivas e de fácil manipulação, alguns pontos contam muito na hora de investir seu dinheiro para veicular seus anúncios.

A variedade de opções que as plataformas possuem é um dos pontos, cada opção selecionada tem de estar alinhada a uma estratégia coerente. Por isso, antes de começar a gastar dinheiro é preciso ter montado todo um Planejamento de Marketing.

Dito isso, se faz necessário um profissional de tráfego pago para juntar todo conhecimento que você tem de sua empresa, traduzir isso em estratégias que se adaptem às plataformas e atinjam seus clientes com anúncios que convertam.

Mas a necessidade principal de ter alguém capacitado para essa função é a complexidade de instalação de pixel de conversão, análise de dados para tomada de decisões durante os investimentos, do sistema de cobrança de leilões, aprendizagem de máquina, sem contar o conhecimento de funcionamento dos sistemas de algoritmos.

Se você não conhece nenhuma dessas funcionalidades citadas acima, e for investir sem a ajuda de um profissional especialista, é muito provável que gaste muito para pouco ou nenhum resultado.

Como melhorar o Tráfego Pago?

Antes de responder, preciso que saiba que essa é uma pergunta abrangente demais para tratar do seu tráfego pago, pois cada indicador corresponde a uma métrica diferente.

Para saber como melhorar o tráfego pago, precisamos antes saber o que exatamente queremos que tenha uma melhora.

Uma boa estratégia em qualquer que seja o setor de marketing, tem a necessidade de decidir qual objetivo de todo trabalho que será realizado. Esta seria a primeira ponta para encontrar o que iremos melhorar. A segunda ponta seria a métrica primária, o resultado mais importante vindo do objetivo que decidimos.

Por exemplo:

Decidimos que o objetivo do tráfego pago será trazer mais visitantes para o site. (Para escolher esse objetivo na criação das suas campanhas você precisa selecionar a opção Tráfego). Então, nossa métrica primária será a quantidade de cliques no link que obtivemos de resultado.

Vou simplificar ainda mais, te mostrando alguns dos principais objetivos e as suas respectivas métricas primárias.

Seu objetivo principal e sua métrica primária variam de acordo com o que você deseja conquistar e evoluir no seu negócio, mas é imprescindível que já tenha isso definido.

Uma dica importante é: Quando decidir qual métrica principal acompanhar, lembre-se de colocar esses dados em uma planilha e sempre comparar os resultados em períodos diferentes.

Agora que temos uma direção para comparar o traçado objetivo e a métrica primária que desejamos, vamos falar sobre alguns fatores de impacto que podem nos trazer melhorias.

Orçamento – Por mais óbvio que seja, precisamos começar falando dos orçamentos. Ele impactará sua campanha independente do objetivo que você definir. Quanto maior o valor que você disponibilizar para rodar suas campanhas, mais pessoas seus anúncios irão alcançar. Consequentemente trazendo mais chances de TODAS as métricas primárias também aumentarem.

Concluindo, o orçamento é o fator mais fácil de se alterar na sua campanha com maior potencial de resultado.

Mas, cuidado. O time Rise Up Marketing deixa um alerta:

No caso do Google ADS, procure fazer o aumento de forma gradual, quando se tem a necessidade de dobrar ou triplicar o orçamento; Faça aumentos de no máximo 20% por semana a mais do valor do orçamento atual. Isso fará com que a campanha não entre em aprendizado e você perca a inteligência de máquina da campanha.

Comunicação Visual – Ter uma boa aparência nos seus criativos e no site em que as pessoas serão recebidas, também é imprescindível. Os criativos precisam conter as identidades visuais de sua marca, para criar um “ar familiar” e fazer com que esse reconhecimento fique cada vez mais forte. Por outro lado seu site tem que continuar passando essa sensação familiar para quem navega, isso trará confiança para as pessoas tomarem mais ações. Assim, deixo aqui uma observação e volto a dizer: é imprescindível que esse fator esteja alinhado.

Velocidade da página de destino – Nem todas as pessoas têm internet potente e muito menos tem paciência de esperar carregar páginas lentas. Por isso é importante que o desenvolvedor do seu site seja um profissional que se preocupe com a velocidade do seu site na hora de construir. Temas cheios de opções, exagero em fotos e vídeos e no formato que são aplicadas ao site influenciam. Mas também uma verificação periódica para deixar seu site sempre atualizado é fundamental. Um bom jeito de deixar seu site rápido é adotar uma maneira mais minimalista e deixar somente os recursos que direcionam para as ações que você quer que o navegante tome.

Coerência entre o que é anunciado x ofertado – Não tem coisa pior que você clicar em uma propaganda e não achar aquilo que foi anunciado. Parece besteira, mas é muito comum. Certifique-se de que as variações dos seus criativos e anúncios, não fujam daquilo que está prometendo na sua página de destino. As pessoas na sua grande maioria não lêem tudo o que é escrito. Portanto uma página de destino somente com uma ação específica alinhada com seu anúncio é de enorme valor.

Agora, de uma forma prática falando de algumas das métricas principais e ações para melhorar cada índice:

CPM: Quanto maior o custo, mais competitivo está o leilão para esse público.

CTR: Diz o quanto seu anúncio está atrativo.

Taxa de Conversão: Eficiência da comunicação da minha página de destino.

Aplique as dicas da Rise Up que mais fazem sentido para seu negócio, e conte conosco se precisar de ajuda.

Faça um teste, colocando sua métrica primária junto dessas três últimas que citei acima CPM, CTR e Taxa de Conversão em uma planilha com histórico mensal, para poder comparar, no próximo mês, após as dicas e alterações aplicadas, compare os resultados.

Só não esqueça de compartilhar com a gente!!

Como a Rise Up faz tráfego pago para trazer mais resultados para seu negócio

Planejamos antes de agir

  • Definimos sua persona
  • Procuramos as mídias ideais para encontrar seu público
  • Pesquisa e definição das Palavras-Chave que mais vendem
  • Posicionamento estratégico de marketing da sua empresa

Coerência entre os diversos setores de marketing

Temos uma equipe alinhada com o que é definido para o marketing da sua empresa. Toda criação é feita a partir de informações registradas pelo cliente e acompanhada por todo time, para que possamos:

Desenvolvimento: Criar um site específico e com uma mensagem direto ao ponto, alinhada com os anúncios que serão criados para o Tráfego Pago e para o Tráfego Orgânico. Além dos nossos profissionais, que trazem como missão tratar a comunicação visual existente da sua empresa junto a criação do seu site, uma ótima navegabilidade, constantemente fazendo a verificação da velocidade e otimizações.

Design: Também alinhado com seu plano de marketing e estratégias. Os criativos são desenvolvidos de acordo com sua persona definida, trazendo para os anúncios uma maneira muito mais atraente e persuasiva para seu público comprador.

Tráfego Pago: Todo plano de tráfego pago é feito a partir da página de destino desenvolvida, o que traz uma comunicação mais assertiva para seu visitante. Criamos anúncios atrativos para o público comprador certo e o encaminhamos para um site receptivo onde facilmente encontrará o que precisa. Com formas fáceis de entrar em contato com você, como WhatsApp e captura de e-mail.

Depois de todo o planejamento, pesquisas e criações, ficamos responsáveis por toda análise de dados, otimização e planilhamento.

E por último, mas não menos importante, Seguimos nossos trabalhos de tráfego pago com todos os certificados Google ADS para cuidar do seu investimento.

Com essa junção de profissionais e comunicação entre os diferentes setores, entregamos um serviço de Tráfego Pago muito mais eficiente e assertivo.

Entregamos o resultado de acordo com sua necessidade. Então, nos diga qual a maior dificuldade que tem encontrado hoje para anunciar na internet? Ou quais resultados precisa obter?

Quer fazer tráfego pago para o seu negócio e trazer mais resultados para sua empresa? Agende uma call com um de nossos especialistas para que possamos entender melhor seu objetivo! Para isso, clique no botão do WhatsApp.

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Tráfego Pago e Tráfego Orgânico

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