Vale a pena ter um setor de marketing interno?

marketing interno

Marketing interno, será que vale a pena ter esse setor dentro da empresa?

O marketing digital é de extrema relevância para uma empresa e, tenho certeza, que você já ouviu muito sobre isso. Mas vale a pena implementar um setor de marketing interno? É aí que surge a dúvida: agência de marketing ou setor de marketing interno?

É importante saber que não existe certo ou errado, muito da decisão vai depender, principalmente, do orçamento que sua empresa pretende utilizar. Mas existem outros fatores que precisamos levar em consideração.

Por isso, escrevi este artigo para te mostrar os prós e contras de investir em um setor de marketing interno. Existem vantagens e desvantagens, a escolha é sua!

Marketing interno: o que levar em consideração?

A decisão de ter um setor de marketing interno em uma organização depende de diversos fatores, como o tamanho da empresa, a cultura organizacional, os recursos disponíveis e os objetivos estratégicos da empresa. Existem algumas vantagens em ter um setor de marketing interno que quero expor a seguir:

Conhecimento aprofundado do produto/serviço 

A equipe interna tem um conhecimento detalhado dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Isso lhes permite comunicar os benefícios, as características e as vantagens de forma mais precisa e persuasiva para os potenciais clientes.

Relacionamento existente com os clientes 

A equipe interna geralmente tem um relacionamento já estabelecido com os clientes atuais. Eles conhecem as necessidades e preferências dos clientes e podem utilizar esse conhecimento para identificar oportunidades de vendas adicionais ou recomendações para novos clientes.

Alinhamento com a estratégia da empresa

A equipe interna está imersa na cultura e na estratégia da empresa. Isso significa que eles têm uma compreensão mais profunda dos valores e objetivos da empresa, o que lhes permite comunicar a proposta de valor da empresa de maneira mais consistente e eficaz para os potenciais clientes.

É importante garantir que a equipe interna esteja devidamente treinada e equipada com as habilidades e conhecimentos necessários para realizar efetivamente as atividades de marketing. 

Saber encarar o uso de ferramentas de automação de marketing e o desenvolvimento contínuo das habilidades da equipe também podem ser valiosos para maximizar os resultados das ações de marketing executadas internamente. 

No entanto, é importante avaliar se o budget (orçamento) que a empresa terá que disponibilizar para criar todo um setor interno para colocar em prática todas as ações necessárias para trazer resultados efetivos, vai valer a pena ou não. 

Será que vale a pena terceirizar o marketing da sua empresa? 

Para responder a essa pergunta, vamos primeiro levantar algumas informações a respeito da estrutura e cenário da sua empresa. Isso poderá te ajudar a não apressar as coisas e evitar o erro de contratar gente demais ou de menos, o que poderia complicar o trabalho sem necessidade.

O tamanho da empresa

O tamanho da empresa é um fator determinante para contratação do time, pois empresas menores necessitam de uma equipe reduzida ou profissionais mais generalistas, enquanto as empresas maiores precisam de uma equipe mais especializada.

Quantos profissionais você vai precisar e o seu respectivo custo

Os profissionais que atuam em um departamento de marketing variam de tamanho, mercado e objetivo da empresa. Para te ajudar listamos os profissionais mais comuns em times de marketing:

1 – Gestor de projetos

Este profissional é responsável por planejar cada etapa do processo, delegar as funções de cada integrante do time, acompanhar as atividades da equipe, verificar se as direções tomadas estão corretas ou devem ser revistas, e analisar a performance do projeto como um todo.

O piso salarial para um profissional em gestão de projetos de marketing em 2021 varia em torno de R$ 7.562,00.

2 – Gestor de tráfego

Um dos mais importantes profissionais de marketing, ele é responsável por gerenciar as campanhas online da conta de uma empresa. Ele melhora o tráfego através do gerenciamento de anúncios em plataformas como Google, Facebook, Instagram, YouTube, entre outras coisas.

O piso salarial para um profissional em gestão de tráfego varia em torno de R$ 2.363,00.

3 – Copywriter ou Redator Publicitário

Extremamente importante em uma equipe de marketing, pois “não se faz marketing sem conteúdo”, o redator é o responsável por dar vida às campanhas ou comunicação verbal da empresa. É a pessoa que vai criar a mensagem que chega até o potencial consumidor e gerar a conexão que vai conduzir o prospect à ação. Este profissional é responsável por escrever textos de vendas como e-mails, landing pages e infos institucionais ou de produto que serão veiculadas.

O custo de salário desse tipo de profissional é em torno de R$ 4.216,00.

4 – Designer

Esse profissional é o responsável por dar “vida” visual às ideias criadas pelo diretor de arte/gestor de projetos. Ele trabalha com as cores e formas que envolvem a “cara” da marca. Criar peças publicitárias, seja ela destinada ao online ou offline, expressando a identidade visual da empresa.

O valor para contratação de um profissional em designer varia em torno de R$ 4.165,00.

5 – Webdesigner

O web design é o criador de web sites e documentos disponíveis no ambiente da web. Esse profissional vai atuar com a criação de páginas em seu site para a manutenção do mesmo, por exemplo quando houver novos produtos a serem publicados.

O custo desse profissional varia em torno de R$2.841,00.

Nota: Todos os dados de salário mencionados acima foram extraídos a partir de pesquisas realizadas pelo Talent.

Se formos colocar na ponta do lápis, sua empresa gastaria por volta de R$15.000,00, fora as ferramentas para e-mails marketing e relacionamento, e campanhas nas plataformas do Google e Meta. 

Será que vale a pena contratar uma agência de marketing?

O ponto positivo em ter uma operação de marketing interna é que o colaborador tende a ter mais entendimento do produto e contexto da marca. Contudo, contratar colaboradores com experiência tende a ser mais caro e, caso eles tenham menos experiência, a curva de aprendizado é mais longa.

Optar por uma agência pode ser um caminho econômico e prático, uma vez que já possuem profissionais com expertise e vivência de mercado para entregar o melhor resultado para a empresa. 

Um time terceirizado dá à sua empresa a liberdade de focar em outros aspectos do negócio. É importante fazer a escolha de uma boa agência para que haja uma entrega alinhada com a expectativa do seu negócio.

Aqui na Rise Up, temos profissionais treinados para executar cada parte do trabalho de marketing da sua empresa, seja qual for o seu objetivo. E, com toda a certeza, o valor que você irá dispor será bem menor do que contratar uma equipe interna.

Leia também: O que uma agência de marketing faz?

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