Sumário
Acredito que você sempre se pergunta como criar conteúdo para o Instagram? Acertei? Essa é uma dúvida que muitos usuários das redes sociais têm, principalmente quem possui uma conta profissional.
As pessoas cansam de postar, postar… mas, não conseguem engajar seus seguidores. Essa é uma questão delicada, pois a primeira coisa que as pessoas fazem quando abrem uma conta comercial no Instagram é sair seguindo todo mundo, sem estratégia nenhuma.
A verdade é que você não precisa de milhões de seguidores, mas precisa de seguidores que sejam uma oportunidade para seu negócio, por isso, a primeira coisa a ser feita é definir seu público alvo.
E depois de definir seu público-alvo, seu foco precisa estar totalmente voltado para a sua audiência.
O que é Público-Alvo?
É chamado de público-alvo um grupo de pessoas que possuem o mesmo perfil, ou seja, o perfil que queremos atingir no sentido de vender um produto ou serviço.
São aquelas pessoas para as quais direcionamos nossos esforços de marketing, pois elas são interessadas em nosso nicho de mercado.
Nesse sentido, esse público precisa ser definido antes mesmo de você abrir sua conta nas redes sociais e fazer seu site, por exemplo. Pois tudo o que postar, no âmbito de conteúdo, será direcionado para esse público. Assim, criar conteúdo para o Instagram baseado no seu público-alvo, é essencial!
Como Definir meu Público-Alvo?
Antes de traçar o perfil do público-alvo, é preciso fazer uma série de pesquisas que envolvem alguns fatores comportamentais e demográficos, que irão definir quais as características em comum que esse público possui.
Podemos pensar em:
- Idade;
- Sexo;
- Classe social;
- Poder aquisitivo;
- Formação educacional;
- Hábitos de Consumo;
- Redes Sociais que utilizam;
- Localização.
Quando você identifica seu público-alvo, você consegue criar estratégias de marketing e conteúdos mais eficazes para atingir quem realmente é importante para seu mercado.
O que é conteúdo?
Conteúdo é tudo o que você disponibiliza para tirar dúvidas e se relacionar com seu público-alvo. Um conteúdo pode ser disponibilizado em vários formatos e em vários lugares, como artigos em um blog, posts de redes sociais, vídeos para o Youtube ou Instagram, Podcasts também para artigos de blog e Instagram.
Neste post a ideia é falar sobre como criar conteúdo para o Instagram. Por isso, falei primeiro sobre o público-alvo. Não adianta criar conteúdo para o Instagram se não vai atingir o público que você deseja.
Aproveite para ler:
10 passos simples para criar conteúdo
Por que produzir conteúdo relevante?
O que é SEO? Dicas de como conquistar o topo do Google
Por que criar conteúdo para o Instagram?
O Instagram hoje é uma das redes sociais mais usadas no Brasil. Somos o terceiro país que mais usa o Instagram, perdendo apenas para EUA e Índia.
Diante disso, podemos entender a capacidade que esta rede social possui em trazer novos leads e clientes para um negócio.
E como as pessoas chegam até você? Através dos conteúdos que você posta e que são relevantes para suprir dúvidas, engajar e tornar conhecida a sua marca.
Como criar conteúdo para o Instagram?
Tudo devidamente explicado, pois é importante deixar claro, o público para o qual você produzirá seus conteúdos e, porque hoje, o Instagram se tornou uma rede tão importante e com tantos usuários, vamos à parte prática: como criar conteúdo para o Instagram. Afinal o que postar?
Criar conteúdo para o Instagram pode ser uma “faca de dois gumes”, pois ele pode te dar muito engajamento, curtidas e trazer leads e clientes, como pode ser um fiasco e não engajar ninguém.
Lembre-se que o Instagram possui seus “robozinhos” que “entendem” (do jeito deles) quando um post é bom ou quando não é. Isso porque se você posta algo que logo na primeira hora tem o engajamento necessário, ou seja, curtidas, compartilhamentos e, principalmente, quando as pessoas salvam o seu post, é entendido que seu post é tão bom, que o Instagram começa a disponibilizá-lo para mais pessoas.
Por isso, tudo irá depender da qualidade da imagem, do conteúdo e da necessidade deste post ser algo tão bom, que as pessoas vão salvar para verem de novo em outro momento. Então, aqui vou dar algumas dicas, baseadas em estudos e cursos que fiz, que podem fazer a diferença para seu perfil.
Para criar conteúdo para o Instagram é de suma importância que sejam conteúdos diferentes para o Feed e para os Stories.
O que Postar no Feed do Instagram?
O Feed do Instagram serve para o seguidor explorar a marca, o perfil, o produto, o serviço ou a pessoa a quem esse seguidor se interessou. O feed, nada mais é, que o cartão de visitas de um perfil. O lugar mais formal.
1 – Umas das coisas mais importantes a se postar no feed, são conteúdos que tirem dúvidas dos seus seguidores. Esses conteúdos mostram que você entende do problema que o seu seguidor tem.
2 – Além disso, as imagens precisam ter uma qualidade melhor, pois, a princípio, o Instagram era uma rede social focada em imagens, depois, com o tempo e uso, começaram a disponibilizar conteúdos escritos para sanar dúvidas e criar mais engajamento com os seguidores.
3 – Um outro tipo de conteúdo que provoca muito engajamento e é ideal para o Feed, são conteúdos que inspiram, motivam, divertem, frases de entretenimento e humor.
4 – Outra dica bastante relevante é postar conteúdos que gerem desejo, ou seja, o popular “antes de depois”.
5 – Um conteúdo de atração: Efeito STOP. Por exemplo a frase: “ Se vergonha pagasse conta, eu não mostraria minha cara, mas como não paga, clique no meu vídeo” – Renata Covo
6 – Conteúdo de interesse – aprofundar explicando o problema e dar dicas para aumentar o interesse.
O que Postar nos Stories?
Os Stories do Instagram trazem a sensação de privilégio para quem acompanha seu perfil ou sua marca. É um privilégio para as pessoas poderem interagir com sua marca, participar dos bastidores, ver a verdade por trás do perfil, daquela parte mais séria, que muitas vezes é mostrada no Feed. O feed é onde podemos proporcionar mais intimidade com os seguidores.
Stories precisam proporcionar conteúdos que sejam espontâneos, autênticos e informais.
1 – Bastidores – mostrar conhecimento útil, como por exemplo, como gravar um vídeo, um tipo de iluminação diferente, um equipamento de uso, etc.
2 – Ferramentas – se o Instagram disponibilizou as ferramentas de engajamento é porque ele “adora” quando as utilizamos, por exemplo: caixa de perguntas, gifs, adesivos, horários, hashtags, etc. O algoritmo do Instagram entende isso como engajamento e podemos conhecer melhor nossa audiência para a produção de conteúdo relevante.
3 – Gamification (Quiz) – adequar o quiz para ser útil para as pessoas. Testar o conhecimento do cliente para seu nicho e dar a oportunidade de recompensa para esse cliente. Exemplo: oferecer algo, um material rico, um vídeo para baixar e então o cliente entra na lista.
4 – Contagem Regressiva – serve para gerar urgência. Nada mais é do que usar um gatilho mental de escassez. Você coloca uma promoção e o ícone de contagem regressiva para a pessoa saber que logo irá acabar e se ela não comprar, ficará sem.
5 – Arrastar para cima – essa função só é disponibilizada a partir de 10 mil seguidores, mas é uma das funções que, particularmente, eu mais gosto, pois permite que você leve seu lead para uma página de compra, whatsApp, blog ou site. É uma chamada para ação!
6 – Chamar para o Feed – muitas vezes no feed o post “morre”, por isso, uma forma de dar engajamento é jogar o post nos stories e pedir para comentarem, darem uma dica no post, fazendo com que o Instagram o entregue para mais pessoas por causa do engajamento.
7 – Tutoriais – fazer tutoriais de passo a passo, com mais ou menos 5 frames, pois não podemos esquecer que os stories têm apenas 15 segundos para você mostrar algo.
8 – Link para o IGTV – em 15 segundos avisar o pessoal dos stories que tem vídeo novo no IGTV e colocar uma setinha para ação, clicar e ir direto para o vídeo.
9 – Breaking News – explicar bem rapidamente algo da sua área.
10 – Cupons de Promoção – mostrar para sua audiência que cupons de promoção são exclusivos para quem vê seus stories.
11 – Chamar para WhatsApp – puxar o cliente direto para uma conversa no WhatsApp.
12 – Publicar Resultados – mostrar prints das telas de vendas. Isso é o que chamamos de prova social. Pessoas compram porque outras pessoas compraram e aprovaram.
13 – Depoimentos – outra prova social, mas só fazer de vez em quando, é uma postagem de fundo de funil, ou seja, quando a pessoa já sabe que tem um problema e precisa resolver, Neste momento, por conta da sua publicação, essa pessoa pode decidir comprar seu produto ou serviço.
14 – Texto em Etapas – Stories com 5 frames que gera curiosidade. Utilizar a palavra-chave, imagem primeiro e depois áudio.
15 – Anúncios em Vídeo – vídeo proporciona autoridade porque mostra sua cara, quem você é, proporciona segurança para seu cliente, engaja mais. Colocar um vídeo e pedir para arrastar para cima e levar para algum lugar.
16 – Storytelling – a arte de contar histórias. Se você conseguir reter no primeiro vídeo, terá uma queda pequena até o último vídeo. Fazer de forma dinâmica.
Mais dicas:
- Não seja chato, tenha uma energia boa;
- Seja autêntico;
- Use palavras-chave;
- Organize seus destaques;
- Mencione pessoas, faça parcerias;
- Use hashtags;
- Use localização;
- Apareça todos os dias.
Os algoritmos do Instagram funcionam baseados no seu comportamento, nesse sentido é importante produzir conteúdo todos os dias, ter compromisso e construir uma boa reputação.
Espero que este conteúdo te ajude a entender um pouco mais sobre essa rede tão importante. Se você gostou, compartilhe e aproveite para nos seguir nas redes sociais. Aproveite para ler também: A importância de ter um perfil profissional no Instagram.
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