Sumário
A resposta é sim, mas usando da maneira correta, com estratégia, planejamento e, claro, sem exageros!
Ao exibir anúncios personalizados para esse público, você tem a oportunidade de lembrá-los da sua marca e incentivar a retornar e concluir uma ação desejada, como fazer uma compra ou preencher um cadastro.
O que é Remarketing?
Remarketing é impactar com sua publicidade um usuário que já interagiu com algum ativo da sua marca. Então, se você tem, por exemplo, um site ou perfis em redes sociais que são seus ativos online, tem como escolher ações de interações deste usuário com sua marca. Definido isso, você consegue selecionar usuários para impacta-los com anúncios da sua empresa.
Quais interações com sua marca conseguimos mapear?
Em sites mapeamos páginas específicas que foram visitadas pelo usuário. Nos aplicativos mapeamos ações específicas feitas pelo usuário através dos mecanismos utilizados dentro da plataforma.
Nas redes sociais também, todas as ações que o usuário tem com sua marca você consegue mapear. No caso do instagram por exemplo, as ações possíveis são:
- Usuários que começaram a seguir sua conta profissional.
- Acessaram seu perfil ou executaram uma ação nesta publicação ou anúncio, como curtir, comentar, salvar, deslizar o conteúdo no carrossel, tocar em botões ou compartilhar.
- Pessoas que enviaram uma mensagem para esta conta profissional.
- Entre várias outras possibilidades.
Quando aplicar o Remarketing
O remarketing é usado para exibir anúncios personalizados para usuários que visitaram seu site anteriormente, mas não realizaram uma ação desejada, como fazer uma compra, preencher um formulário ou entrar em contato.
Pensando nisso, podemos usar criativos de imagens ou vídeos de uma forma estratégica para que essa pessoa que não realizou a ação, agora realize.
Isso pode ser feito através da exibição de anúncios personalizados com base nos interesses demonstrados anteriormente, oferecendo promoções especiais, recomendações de produtos ou simplesmente aumentando a visibilidade da marca.
É eficaz para aumentar as taxas de conversão, melhorar o reconhecimento e aumentar o engajamento dos usuários com um site ou aplicativo.
Exemplos de aplicação do remarketing
Abandono de carrinho de compras: Quando um usuário adicionar produtos ao carrinho de compras de um site, mas não conclui a compra, o remarketing pode ser usado para incentivá-lo a retornar e finalizar a compra.
Visitas em páginas de vendas: Usuários que visitaram sua página de venda, são pessoas que têm alto interesse em comprar de você, é imprescindível exibir anúncios para despertar mais desejo de compra ou lembrá-lo da sua solução pois pode ter esquecido.
Interações em redes sociais: Publicações que tem uma estratégia de venda, é interessante criar o remarketing em ações específicas, de salvamentos e compartilhamentos. Mas aqui vai um alerta, não são todas publicações que são interessantes o remarketing, depende muito do conteúdo que contém ali.
O que precisamos para fazer um Remarketing assertivo?
Antes de iniciar uma campanha de remarketing, é fundamental ter objetivos claros em mente. Tomar as decisões corretas pode aumentar as taxas de conversão, aumentar o reconhecimento e a autoridade da sua marca. Isso ajudará a orientar sua estratégia de remarketing. Mas o que precisamos para definir isso corretamente?
Recursos Necessários
- Instalação correta do pixel.
- Cada ação de interação do usuário que você queira mapear, precisa de uma marcação, ela indica que aquele usuário realizou a ação.
- É possível rastrear um usuário pelos Cookies de navegação, ID de usuário, Indicadores do Google e ID do dispositivo.
- Para ter o pixel funcionando da maneira correta, é necessário algumas ferramentas como:
Google Analytics: Armazenar os dados dos usuários
Google Tag Manager: Criação de etiquetas para rastrear os usuários.
- Criação dos públicos.
- Os públicos são criados dentro das plataformas de anúncios como: Google ADS, Meta Business, LinkedIn ADS entre outras.
- Utiliza da inteligência gerada pelo pixel para ser criado.
- Um exemplo de público: Visitaram o site nos últimos 180 dias, em uma página específica de venda. Ou Usuários que visualizaram até 70% de um vídeo específico.
- Na maioria das plataformas você precisa de um público de no mínimo 1.000 (mil) usuários para poder veicular anúncios. E ainda assim, é um público pequeno. Pensando nisso, é importante duas coisas:
Primeiro: Criar o público desejado o mais rápido possível pois ele só começa povoar depois de criado.
Segundo: Aumentar o volume de usuários do público com tráfego pago.
Definição de Estratégia
1 – Estabeleça objetivos claros
Defina os objetivos específicos que você deseja alcançar com sua estratégia de remarketing. Isso pode incluir aumentar as taxas de conversão, recuperar carrinhos abandonados, promover produtos/serviços específicos ou aumentar o engajamento com o site.
2 – Identifique os públicos-alvo
Determine os públicos que você deseja segmentar com seus anúncios de remarketing. Isso pode ser feito com base em comportamentos, como visitantes que abandonaram o carrinho de compras, visitantes frequentes, visitantes de páginas específicas, etc. Quanto mais segmentado for o público, mais personalizada e relevante será a sua abordagem.
3 – Crie anúncios personalizados
Desenvolva anúncios personalizados que sejam relevantes para cada segmento de público. Isso pode incluir mostrar produtos/serviços relacionados aos itens visualizados anteriormente, oferecer descontos exclusivos ou destacar recursos adicionais.
Certifique-se de que os anúncios sejam atraentes e incentive o público a retornar ao seu site. É de extrema importância o seu anúncio de remarketing ter coerência com o que foi rastreado na navegação do usuário.
4 – Defina frequência e duração da campanha
Determine com que frequência seus anúncios serão exibidos para cada público e por quanto tempo a campanha de remarketing será executada. Isso evita a sobrecarga de anúncios e garante que os usuários sejam lembrados da sua marca sem se sentirem irritados.
Em alguns casos podemos deixar as campanhas ativas continuamente, mas é importante sempre renovar os criativos para não cansar os usuários e trazer para sua empresa um aspecto de estar sempre ativo e atualizado.
5 – Utilize diferentes canais
Considere utilizar diferentes canais para exibir seus anúncios de remarketing. Com isso, você alcança o público em diferentes plataformas e aumenta a visibilidade, trazendo sua presença para vários momentos da jornada de compra dos seus consumidores.
6 – Acompanhe e otimize
Monitore regularmente o desempenho dos seus anúncios de remarketing, o ideal é a verificação semanal e realizar ajustes após um certo volume de dados.
Analise as métricas sempre observando se seu objetivo principal está sendo atingido. Com base nos dados coletados, faça ajustes nas suas campanhas para melhorar os resultados ao longo do tempo.
Na Otimização, procure adicionar ou substituir textos e descrições, imagens e vídeos. É importante saber a hora de adicionar recursos às campanhas, como também desativar os que estão com baixa performance, atrapalhando os rendimentos e aprendizado da campanha.
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