Neuromarketing: como produzir conteúdos para atrair mais clientes

neuromarketing

O Neuromarketing é utilizado no Marketing de Conteúdo para produzir conteúdo que conecta. Conhecendo um pouco do funcionamento do cérebro, é possível estruturar uma estratégia que vai acionar a mente e o coração das pessoas. Vem entender um pouco mais!

Muitas pessoas possuem dúvidas na hora de produzir conteúdos para seu público alvo. Como atrair mais clientes? Como transformar seguidores das redes sociais em clientes? Como fazer com que as pessoas que leem meus conteúdos do blog comprem meu produto?

Basicamente é preciso entender os desejos e necessidades de seus clientes. Entender quais são as dúvidas que eles possuem na hora de contratar um serviço ou produto. 

O conteúdo que se comunica com o cliente de forma técnica, mas também de forma emocional, é o conteúdo que, muito provavelmente, vai fazer essa pessoa tomar uma ação.

Em Neuromarketing é muito discutido pelos profissionais dessa área, os processos de tomada de decisão. Uma parte do cérebro é responsável pelas emoções e memória (Sistema Límbico) e outra parte responsável pela linguagem e entendimento da lógica (Neocórtex), por isso para que algo fique gravado na memória de uma pessoa precisa haver um ponto emocional.

Você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com conteúdo para conversão. Eu respondo: TUDO!

O que é Neuromarketing 

O Neuromarketing é um campo que estuda o comportamento do consumidor, entendendo seus desejos, motivações e impulsos que o levam a adquirir um produto ou serviço.

Enquanto o marketing trabalha para pensar em soluções para satisfazer os desejos dos clientes, a neurociência (neuromarketing) pesquisa os impulsos gerados pelo cérebro que podem influenciar em sentidos e emoções que levam o consumidor à compra.

Vou te explicar melhor. Se você faz um conteúdo só com argumentos lógicos, vai atrair clientes, mas não vai gerar impulso e desejo para que eles tomem uma ação. 

Graças ao neuromarketing, é possível criar estratégias de consumo específicas, atingindo as sensações ou emoções que determinado produto ou serviço prevê, conseguindo, portanto, uma maior efetividade na venda.

O que você precisa saber é que o conteúdo pode ser lógico, estatístico, numérico, pode apresentar argumentos estruturais, mas precisa também ter uma apelo emocional, fazendo uma projeção mental de onde o cliente vai chegar caso contrate seus serviços ou compre seu produto. Vou dar um exemplo: 

Anúncios que utilizam gatilhos mentais, como por exemplo: o gatilho da escassez, da reciprocidade, da autoridade, a prova social, entre outros. Gatilhos mexem com o mental das pessoas.  

Hoje em dia a competição por um espaço no Google é muito grande, por isso, tanto nas redes sociais quanto no Google, seu conteúdo precisa ter essa abordagem mais emocional. 

E qual o tipo de conteúdo que apela para a emoção, mas que também conversa com a razão para que possa gerar clientes? Vou te apresentar 3 tipos de conteúdos de fundo de funil que mais geram clientes.

Mas antes quero enfatizar sobre o Funil de Vendas e os tipos de conteúdos para cada etapa do funil. Se você faz conteúdo para seu nicho de mercado, deve ter ouvido falar sobre conteúdos para Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil. 

Caso não tenha muita familiaridade com os termos, eu sugiro que leia esses conteúdos que preparei que vão te ajudar bastante:

Marketing de Conteúdo, por que fazer?

5 informações sobre funil de vendas

Caso você já esteja familiarizado com os termos, vou abordar os tipos de conteúdos que vão te ajudar a converter visitantes em clientes.

1 – Cases

Chamamos de case de sucesso a prova real de que seu produto ou serviço fez uma diferença positiva para algum cliente. 

Um case de sucesso, basicamente precisa apresentar 3 elementos-chave:

  1. Cenário – o problema do cliente;
  2. Transformação – a solução da empresa;
  3. Resultados – os resultados alcançados.

Geralmente essa história deve persuadir outros consumidores que estejam interessados em um determinado produto ou serviço, mas ainda não decidiu pela compra.

Podemos dizer que o estudo de caso diz: “Olhe o que já fizemos para os nossos clientes! Podemos fazer isso por você também”. Assim, com situações reais de quem já testou e aprovou a sua empresa, você pode conquistar a confiança dos leads.

Aqui cabem conteúdos do tipo:

  • O que é “tal coisa”?
  • Como “tal coisa funciona?
  • Por que investir em “tal coisa”?
  • Vantagens de fazer “tal coisa”.
  • 5 motivos para começar a fazer “tal coisa” agora!
  • 5 erros que você não pode cometer na hora de fazer “tal coisa”.

Observação: quando falamos em erros, isso gera uma ansiedade na pessoa e mexe com o emocional fazendo com o que o Sistema Límbico ajude a pessoa a tomar uma atitude.

2 – Depoimentos

Depoimentos de clientes é uma forma de testemunho de que seu produto ou serviço resolveu algum problema daquele cliente.

O depoimento é de uma pessoa falando que seu produto ou serviço é bom, e não você. Portanto é algo que atrai muito mais.

3 – Benefícios que seu negócio gera para o cliente

Aqui podemos contar para o público o contexto do que o profissional faz.

Vamos supor, que você seja um médico com formação em uma das melhores faculdades do país e especialização em endocrinologia com atendimento para pessoas da terceira idade. Qual o benefício que essa especialização pode trazer para o paciente? 

Exemplo: Sou especializado em pessoas da terceira idade, meus pacientes tem entre 60 e 80 anos e ajudo esses pacientes a cuidar da saúde com relação aos hormônios e metabolismo auxiliando-os no emagrecimento e tratamento do diabetes e ajudando a promover uma melhor qualidade de vida para esses pacientes através de programas em conjunto com nutricionistas para que eles não precisem abrir mão daquilo que gostam. Nesse sentido vamos incluir atividade física e dieta personalizada para cada paciente, sem tantas restrições na vida desse paciente.

Essa é uma maneira de falar dos benefícios do seu serviço ou produto sem precisar ficar falando somente sobre seu currículo ou sua empresa. 

Olhe para seu cliente tentando entender quais são as dúvidas que eles possuem, os questionamentos e inseguranças, dores e necessidades. 

Dica

Eu trabalho com marketing de conteúdo há 5 anos. Sempre quando entra um cliente novo na agência e eu vou fazer a primeira reunião de briefing para criar o conteúdo institucional e os primeiros artigos do blog, a primeira coisa que eu peço para esse cliente fazer é elencar as 10 principais dúvidas de seus clientes. Baseada nessas dúvidas, crio os primeiros conteúdos que, possivelmente, vão tirar as dúvidas de outras pessoas também.

Independente do tipo de produto ou serviço que você vende, sempre existem as pessoas fazendo perguntas e tirando dúvidas com você, seja inbox pelas redes sociais, seja pelo WhatsApp, pelo formulário do site, ou mesmo por ligação ou e-mail.

Crie o hábito de anotar essas perguntas e entender quais são as coisas que as pessoas querem saber. O que as deixam ansiosas, inseguras e o que faz essas pessoas tomarem uma ação. Você estará falando exatamente sobre aquilo que as pessoas têm dúvidas.

Tenha cuidado

O cuidado que você precisa ter ao escrever conteúdos para seu público, é que você precisa falar sobre “o que” e não sobre “como”.

Ou seja, você fala “o que a pessoa precisa fazer”, mas o “como ela vai fazer”, você pode ajudar! Aqui entra seu produto ou serviço personalizado especialmente para cada pessoa, por exemplo.

“O que” – conteúdo para atrair cliente.

“Como” – conteúdo para vender.

Conclusão

Fazer a conexão emocional explicando aquilo que você faz, juntando com os cases de sucesso e os depoimentos, você tem uma estratégia de conteúdo que vai te ajudar, e muito, a atrair e converter visitantes em clientes. Isso é neuromarketing!

Se você tem uma sugestão de conteúdo, algum assunto que você gostaria que eu falasse aqui no blog, deixe seu comentário.

Leia também: 10 passos simples para criar conteúdo

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