Sumário
O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais eficientes para quem quer trazer mais clientes para seu negócio.
Se você se interessa em ter mais visitas em seu site, ficar conhecido no seu nicho de mercado e ter autoridade no seu negócio, vem comigo que eu vou te explicar um pouco sobre marketing de conteúdo.
Na verdade eu sou a pessoa chata da agência, aquela que coloca toda a equipe, seja de qual setor for, para escrever sobre assuntos que tiram dúvidas do nosso público. E faço isso para nossos clientes também…
Mas depois que eles entendem a importância de produzir conteúdo, eles ficam meus amigos!
Então vamos lá…
Eu não vou falar quando surgiu o marketing de conteúdo no Brasil, quem começou, e bla, bla, bla…
Eu vou direto ao assunto: por que fazer marketing de conteúdo é tão imprescindível para o seu negócio?
Porque as pessoas pesquisam. E elas pesquisam sobre O QUE CHAMAMOS DE DORES, ou seja, suas dúvidas sobre determinado assunto.
Onde você vai quando quer tirar uma dúvida, adquirir algo, pesquisar por um produto, ou qualquer outra coisa? No Google!
Todo mundo faz isso!
Por isso, se você tiver um conteúdo relevante sobre esse determinado assunto, o Google pode mostrar seu artigo, ou outro tipo de conteúdo, mais facilmente.
Marketing de Conteúdo – traçando um objetivo
A primeira coisa que precisamos pensar quando vamos utilizar uma estratégia de conteúdo é: qual o objetivo de criar esse conteúdo?
Por exemplo:
- trazer mais visitas para seu site;
- trazer autoridade;
- trazer reconhecimento de marca;
- trazer mais leads para seu negócio;
- treinamento de equipe;
- conseguir mais vendas.
Quando você define esse objetivo, você consegue criar uma estratégia focada em trazer resultados efetivos.
Vou dar um exemplo: Vamos supor que o seu objetivo seja atrair mais leads para seu negócio.
Você precisa trazer visitas para seu conteúdo e disponibilizar um material de troca dentro desse conteúdo, que pode ser: um e-book, um vídeo, um infográfico, e convidar esse visitante a baixar esse conteúdo. Para isso, ele vai te fornecer em troca o nome e e-mail e então, o material estará disponível para ele.
Você captou o lead e sabe que ele tem interesse naquele determinado assunto. Você pode começar a se relacionar com ele enviando e-mails marketing com conteúdos de seu interesse e estabelecer um relacionamento com ele.
No Marketing de Conteúdo precisamos de um Calendário Editorial
Para te ajudar nessas estratégias, é importante definir um Calendário Editorial. Ele te dará um norte de tudo o que você vai postar.
O que é um Calendário Editorial?
Um Calendário Editorial nada mais é do que um guia de postagens – para redes sociais ou blogs – com datas e horários que essas postagens serão feitas.
Além disso, dependendo da estratégia a ser utilizada, ele auxilia nas etapas do funil, ou seja, você pode fazer temas de conteúdos para topo de funil, meio de funil e fundo de funil, utilizando o mesmo assunto mas com aspectos diferentes.
As etapas do funil vamos falar um pouco mais para frente.
Como definimos um Calendário Editorial de forma prática?
Primeiro definimos as palavras-chave que iremos utilizar – palavras que tenham a ver com as buscas do seu nicho – e anotamos todas elas. Existem algumas ferramentas de busca gratuitas que te informam a quantidade de busca/mês por essas palavras-chave.
Exemplos de 4 ferramentas:
Google Ads: Planejador de Palavras-Chave
Após definir as palavras, você faz uma busca no Google mesmo, para saber como as pessoas pesquisam sobre esse assunto e através dessas informações você já tem tópicos para discorrer sobre o assunto.
Dessa forma você consegue ter uma ideia dos assuntos sobre os quais as pessoas têm dúvidas e estão buscando nas pesquisas. Coloque esses assuntos como tópicos do seu conteúdo.
Além disso, as próprias dúvidas de seus clientes podem ser as dúvidas de outras pessoas na internet, sendo assim, é uma boa maneira de produzir os primeiros conteúdos para seu blog.
Marketing de Conteúdo – Os 3 tipos de conteúdos para o Funil de Vendas
Existem 3 tipos de conteúdos para que o lead passeie pelo funil de vendas: topo de funil, meio de funil e fundo de funil.
1 – Topo de Funil
Os conteúdos de topo de funil são os conteúdos para aquelas pessoas que já ouviram falar de um determinado assunto, mas não sabem ainda que possuem um problema – que você com seu produto ou serviço – pode solucionar.
Por exemplo: O que é Marketing de Conteúdo?
A pessoa já ouviu falar, mas não sabe ainda que o marketing de conteúdo pode ajudar ou sanar um problema da empresa dela.
2 – Meio de Funil
Aqui a pessoa já ouviu falar no termo, sabe que ele pode ajudar, mas ainda não está preparada para comprar um serviço ou produto da sua empresa.
Por exemplo: 8 dicas para escrever conteúdos da maneira correta para seu negócio.
Aqui também podemos usar um material de troca de meio de funil.
Ideia: Se você já sabe que o marketing de conteúdo é importante para seu negócio, baixe esse e-book: o guia completo do marketing de conteúdo.
3 – Fundo de Funil
Aqui a pessoa já sabe que possui um problema e que o marketing de conteúdo pode resolver, mas ela não sabe ainda de quem ela vai comprar esse serviço. Ela está pesquisando por agências que fazem esse serviço.
Neste caso, um conteúdo sobre um case de sucesso da sua empresa, pode ser crucial para o que chamamos de “levantada de mão”, ou seja, quando a pessoa já sabe que sua empresa é a melhor solução para o problema que ela enfrenta.
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Se você quer fazer marketing para seu negócio e não sabe por onde começar agende uma call com um especialista do nosso time!
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