Marketing jurídico: estratégias para advogados aumentarem suas vendas

Marketing Jurídico

O marketing jurídico é uma estratégia usada por escritórios de advocacia para promover seus serviços e construir uma boa reputação no mercado. 

O objetivo principal é atrair e reter clientes, mostrando as competências e diferenciais do profissional ou do escritório.

Considerando que o Brasil é o terceiro maior consumidor das redes sociais, ou seja, 131,5 milhões de usuários têm passado cada vez mais tempo na internet, podemos dizer que existe um público-alvo bem grande para serviços advocatícios.

No entanto, para alcançar resultados interessantes no marketing jurídico é importante entender o que é permitido e o que não é permitido fazer, seguindo as regras do Código de Ética e Disciplina da OAB e seguindo o provimento 205/2021, que diz, principalmente, que: “a publicidade do advogado deve ter caráter meramente informativo e primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.”

Nesse sentido, algumas estratégias do marketing convencional não podem ser usadas no marketing jurídico, ainda assim, existem estratégias que vão trazer bons resultados e entre elas estão: Google Ads (rede de pesquisa), estratégias de marketing de conteúdo no blog, visibilidade e autoridade nas redes sociais.

Confira nosso artigo: Marketing Jurídico: publicidade conforme o Estatuto OAB

Se você é um advogado e possui interesse em fazer marketing jurídico para seu escritório, esse conteúdo será bastante didático e poderá te ajudar, então continue por aqui.

Por que se tornou tão importante fazer marketing jurídico?

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter visibilidade é fundamental. Com o aumento do número de advogados e escritórios de advocacia, o marketing jurídico torna-se essencial para se destacar na multidão. 

A utilização de estratégias de marketing ajuda os advogados a construir uma marca forte, diferenciar-se de seus concorrentes e alcançar seu público-alvo de forma mais eficaz.

A mudança de comportamento do consumidor (atualmente as buscas por serviços jurídicos cresceram radicalmente pela internet), fez com que as pessoas comparassem opções, procurassem informações antes de decidir qual profissional ou escritório contratar. O marketing jurídico ajuda a colocar os serviços de um advogado ou escritório de advocacia em frente a potenciais clientes no momento certo.

O marketing eficaz pode ajudar a construir confiança e estabelecer a reputação de um advogado ou escritório como autoridade em determinadas áreas do direito. Isso é frequentemente alcançado por meio de conteúdo educativo, como artigos, blogs e vídeos que respondem a perguntas comuns dos clientes.

Embora o marketing jurídico deva aderir a regulamentos e padrões éticos rigorosos, advogados e escritórios têm encontrado formas criativas e éticas de promover seus serviços, garantindo que eles permaneçam em conformidade com as leis e regulamentações locais.

Portanto, o marketing jurídico não é apenas sobre a atração de novos clientes; ele também envolve a construção de relacionamentos duradouros, educando o público e fortalecendo a presença online. Em um mundo cada vez mais digital, esses aspectos são cruciais para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer prática jurídica.

Benefícios do marketing jurídico

Nem só do boca a boca vive um escritório de advocacia. Hoje as estratégias de marketing feitas para escritórios de advocacia são fundamentais para trazer autoridade, visibilidade, reconhecimento e, consequentemente, mais clientes.

Saiba porque seu escritório deve adotar as práticas de marketing digital agora mesmo!

1 – Novos negócios

Em um mundo cada vez mais globalizado e mais integrado às redes sociais e à internet, a forma antiga de angariar clientes mudou. Você sabia que 74% dos consumidores pesquisam online antes de contratar um advogado?

Isso quer dizer que, se você não possui visibilidade no digital, você está deixando de ser reconhecido e, consequentemente, deixando de atrair mais clientes.

Imagine se o seu escritório de advocacia pudesse atrair leads qualificados de forma consistente? 

2 – Experiência do usuário

Já ouviu falar em UX? 

UX significa User Experience, ou seja, experiência do usuário. E essa experiência começa com um site bem construído onde é possível encontrar de maneira fácil o que seu escritório faz, qual o problema que seu serviço resolve e como ele resolve.

Além disso, em um site com conteúdos relevantes e informativos, o advogado pode estabelecer sua autoridade e construir sua reputação, atraindo cada vez mais potenciais clientes. Quer uma experiência melhor que essa?

3 – Metas alcançadas

A principal função do marketing jurídico é colaborar para trazer novos clientes e fidelizar clientes antigos. Isso permite que as metas sejam alcançadas de forma mais eficaz. 

Primeiro: a equipe comercial recebe mais leads qualificados e, consequentemente, as taxas de conversão em vendas são maiores.

Segundo: os advogados conseguem ficar mais livres para focar nos casos e gerir o escritório com mais tempo e eficiência. 

Confira o artigo: Marketing e Vendas na Advocacia

4 – Competitividade

Como já dissemos, o mercado jurídico é altamente competitivo. O Brasil é o país com maior número de advogados do mundo. Existem 1,3 milhões de advogados registrados na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Pensando nisso, desenvolver estratégias que coloquem seu escritório à frente, faz toda a diferença.

5 –  Autoridade e visibilidade

A frase “quem não é visto, não é lembrado” nunca fez tanto sentido, principalmente para o mercado jurídico. Construir autoridade e trazer mais visibilidade para o seu escritório pode parecer difícil, mas com uma estratégia focada em marketing de conteúdo, isso é plenamente possível.

A demonstração do conhecimento especializado do advogado em assuntos que tirem dúvidas do público-alvo vai gerar a confiança daqueles que o encontram pela internet.

Vamos lembrar que para fechar um negócio, a confiança entre cliente e profissional faz toda a diferença. Portanto, é fundamental que o advogado adote estratégias que fortaleçam cada vez mais essa confiança.

O que é permitido fazer no marketing jurídico?

O marketing jurídico não é apenas sobre a atração de novos clientes; ele também envolve a construção de relacionamentos duradouros, educa o público e fortalece a presença online. Nesse sentido, saiba na prática o que é permitido fazer:

Captação de leads no Google Ads – Rede de pesquisa

O Google Ads é uma plataforma de publicidade online que permite que você crie anúncios nos resultados de pesquisa dentro do site do Google e dos resultados de busca do Youtube. 

Os escritórios podem segmentar palavras-chave relevantes para seus serviços legais e exibir anúncios para pessoas que buscam ativamente pelo seu serviço jurídico.

Também é possível fazer anúncios na rede de display, onde serão veiculados os anúncios nos sites parceiros Google, Gmail e Youtube com publicidades de vídeos, textos e imagens para públicos personalizados.

Publicidade nas Redes Sociais

As redes sociais também oferecem oportunidades de publicidade direcionada. Os escritórios podem criar anúncios segmentados para alcançar públicos específicos com base em interesses, demografia e localização. 

No entanto, é importante garantir que o seu conteúdo seja meramente informativo e não contenha oferta do serviço. Dentre elas estão Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, entre outras.

Marketing de Conteúdo Patrocinado

Os advogados podem criar anúncios segmentados para alcançar públicos específicos com base em interesses, demografia e localização. 

No entanto, é importante garantir que o seu conteúdo promocional esteja em conformidade com as políticas de publicidade das plataformas e com as regulamentações. Dentre as possibilidades de anunciar estão artigos de blogs, vídeos informativos e conteúdos.

Confira o artigo: Tráfego pago para advogados: o que é possível fazer?

Marketing de Conteúdo Orgânico

Essa é uma estratégia eficaz que envolve criar e distribuir materiais informativos e relevantes para atrair e engajar um público específico, sem o uso de publicidade paga. Isso pode incluir artigos de blog, boletins informativos, estudos de caso, vídeos e posts nas redes sociais que abordam questões legais comuns, oferecem insights sobre mudanças na legislação, ou dão conselhos práticos. 

Ao fornecer conteúdo valioso que responde às perguntas e necessidades dos potenciais clientes, os advogados podem estabelecer sua autoridade na área, melhorar sua visibilidade nos motores de busca através de SEO, e construir confiança com seu público. 

Essa abordagem não só ajuda a educar as pessoas sobre questões legais, mas também pode gerar leads qualificados de forma mais natural e menos invasiva.

Conheça algumas dicas: Desvendando o poder do conteúdo na advocacia

Os maiores escritórios de advocacia são de advogados que são excelentes vendedores

Um escritório de advocacia é um negócio, uma empresa como outra qualquer e possui uma venda consultiva, ou seja, nenhuma pessoa que entrar em contato com um advogado e diz preciso de uma ação ordinária com pedido de tutela antecipada ou preciso de uma mandado de segurança pois tenho um direito líquido e certo.

Para entender mais sobre venda consultiva (que é a venda do advogado), leia: Como lidar com os desafios da venda consultiva?

O advogado precisa entender qual o problema dessa pessoa e dar uma solução para esse problema, negociar essa solução.

Aqui entra funil de vendas que possui etapas onde é preciso ter metodologias em cada etapa. É por isso que muitos advogados dizem que o marketing não dá resultados.

O marketing vai trazer leads qualificados que fazem parte do perfil de cliente ideal do seu escritório. Quem vai atender, negociar e vender o serviço é o advogado.

O uso de um CRM e processos definidos de vendas são essenciais para ter uma boa conversão.

Entenda melhor em: Funil de vendas no CRM

Em quais redes sociais meu escritório deve estar?

Em todas!

Mais de 70% da população usa as plataformas de mídias sociais para procurar informações sobre assuntos que elas têm interesse, ou seja, sobre marcas, produtos e até mesmo serviços.

Se você não estiver lá no momento em que elas estão procurando, você já está perdendo oportunidades. Então, a conclusão é que se você estiver presente em mais plataformas você tem mais oportunidades de vender.

Hoje, a maioria das plataformas tem milhões de usuários e com certeza seu público está lá. Talvez não esteja todo mundo, mas uma boa parte está. E o que está, já são milhões de pessoas.

Por exemplo: Hoje no TikTok tem 90 milhões de usuários brasileiros, desses 90 milhões provavelmente tem 1 milhão que faz parte do seu público e um milhão já não é mais que suficiente pra você se comunicar, e tentar vender? 

Já o LinkedIn é uma ótima rede social para escritórios de advocacia que prestam serviços para empresas (B2B). Ela é uma rede social voltada para o ambiente corporativo, por isso é importante compartilhar experiências profissionais e fazer conexão com empresas às quais seu escritório poderá prestar serviços.

O Instagram é uma rede social com mais de 2 bilhões de usuários ativos e segue em crescimento constante. Hoje, o que mais possui entregabilidade pela plataforma são os conteúdos em vídeos, principalmente os Reels. Nesse sentido, é importante que o advogado demonstre toda sua autoridade nesses pequenos vídeos tirando as dúvidas de seus possíveis clientes.

Vídeos no Youtube são altamente recomendáveis. A rede é a segunda maior rede de pesquisa do mundo. A plataforma ajuda diariamente milhões de pessoas a aprender novas habilidades, abrir negócios, entreter e tirar dúvidas que englobam produtos e serviços. O Brasil é o terceiro país com mais usuários do YouTube, isso quer dizer que uma grande parte do seu público-alvo está lá.

O Facebook, como muitos acreditam, não é uma rede social esquecida, e precisamos lembrar que na plataforma é possível postar imagens, vídeos, realizar lives, além de permitir realizar campanhas pagas para aumentar a entregabilidade do seu perfil. Além disso, muitas pessoas utilizam a rede para pesquisar serviços e encontrar empresas.

Uma das plataformas que todo mundo usa é o WhatsApp, que também é utilizado para fins comerciais. É possível utilizar a ferramenta de forma eficiente para a comunicação com leads e clientes através de chatbots, envio de links, atendimento rápido e qualidade na comunicação. 

No WhatsApp Business é possível construir um perfil empresarial com informações essenciais do seu negócio: endereço, site, email, segmento e horário de funcionamento. Nesse sentido, seu perfil é um cartão de visitas para os seus clientes e potenciais clientes.

Inbound Marketing Jurídico e Marketing de Conteúdo para o setor jurídico

Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo atrair e engajar potenciais clientes, de forma natural e não intrusiva, por meio da criação de conteúdos relevantes e personalizados que atendam às necessidades e interesses do público-alvo.

O Inbound marketing jurídico é a estratégia aplicada ao setor jurídico, tendo como filtros o Estatuto e o Código de Ética da OAB e até a presente data, o Provimento 205/2021.

As principais etapas do Inbound Marketing são: atração de visitantes qualificados para o site ou blog da empresa, conversão desses visitantes em leads (potenciais clientes), nutrição dos leads com conteúdos relevantes e personalizados, fechamento de vendas e fidelização de clientes por meio do relacionamento contínuo.

Além disso, uma estratégia de Inbound Marketing tem o objetivo de atrair e engajar potenciais clientes por meio da criação e distribuição de conteúdo relevante e útil, com o objetivo de estabelecer autoridade e relacionamento com o escritório.

Leia: Como definir um calendário editorial jurídico

As fases do Inbound Marketing Jurídico

1 – Atração: nesta fase, o objetivo é atrair desconhecidos para o site da empresa por meio de conteúdo relevante e otimizado para os mecanismos de busca (SEO), redes sociais, anúncios pagos, entre outras estratégias.

2 – Conversão: após atrair visitantes para o site, o próximo passo é convertê-los em leads, coletando informações como nome e email em troca de algum conteúdo relevante, como um ebook, webinar ou newsletter.

3 – Nutrição: nesta fase, a empresa envia conteúdo relevante e personalizado para os leads, com o objetivo de educá-los e ajudá-los a tomar uma decisão de compra informada.

4 – Venda: finalmente, na última fase, o lead toma a decisão de compra e realiza a ação de compra. Nesta etapa, é importante que a empresa ofereça um bom atendimento, facilidade no processo de compra e suporte pós-venda para garantir a satisfação do cliente e fidelizá-lo.o Inbound Marketing

Para entender melhor, leia: O que é Inbound Marketing Jurídico?

O maior erro dentro do marketing jurídico

O maior erro dentro do marketing jurídico é produzir conteúdo técnico que seu público não entende.

Se você quer se diferenciar de milhões de advogados que existem por aí, captar mais leads e fazer mais vendas, precisa parar de produzir conteúdos com termos jurídicos que só outros advogados entendem.

Com uma boa estratégia de marketing de conteúdo e distribuição desse conteúdo nas plataformas certas, você estará fazendo com que as pessoas entendam que o serviço que você oferece resolve um problema que elas têm.

O marketing jurídico ainda é um desafio para muitos advogados. Se você, quer aprender a divulgar sua marca, ganhar autoridade, captar clientes e se diferenciar, agende uma reunião com um especialista da nossa equipe.

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